Pesquisar
Close this search box.
/
/
Governança corporativa é essencial para o futuro das empresas

Governança corporativa é essencial para o futuro das empresas

Se executado com assertividade, este sistema garante uma ótima gestão estratégica do negócio

Em um cenário onde mudanças rápidas são praticamente rotineiras, é necessário se adaptar. E quem investe em governança corporativa sabe que este é um princípio que está cada vez mais em ascensão e que gera valor a longo prazo.

Pensar nisso se tornou primordial para quem quer ter uma instituição sólida daqui para frente, pois de acordo com estudo da Right Management, colaboradores motivados e engajados são até 50% mais produtivos. E com este sistema, não só os funcionários são beneficiados, mas toda a estrutura organizacional.

O que é governança corporativa?

Em meados do século XX, período de efervescência cultural, social e financeira, muitas empresas estreitaram suas relações com o comércio internacional, abriram o seu capital e passaram a ter uma grande cartela de investidores e sócios.

Concomitantemente, a globalização proporcionou que as transações e negócios se acelerassem em ritmos nunca antes vistos. Esse contexto, por mais que trouxe avanços cujos resultados são notados até hoje, carregou consigo algumas problemáticas. Uma delas é o fato das lideranças terem se dispersado, gerando o sentimento de perda de controle nos executivos. Por isso, pagar a mais para investir em ações sustentáveis era um modo de retomar as rédeas e investir na longevidade da empresa.

E foi neste momento que surgiu o conceito de governança corporativa: sistema pelo qual as organizações são dirigidas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e demais partes interessadas, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Para Olavo Rodrigues e João Castro, sócios da BR Rating – primeira agência de classificação de risco no Brasil, esse conceito também se baseia em uma matriz institucional que monitora os objetivos da empresa e que possui diversos benefícios, entre eles:

  • Mitigar conflitos de agência;
  • Estabelecer políticas;
  • Melhor gerenciamento de riscos e sistema de compliance;
  • Analisar os ambientes micro e macro;
  • Visualizar oportunidades;
  • Aumentar o valor da organização.

Priorizar uma gestão transparente, segundo os profissionais, traz pontos positivos para todos os envolvidos. Acionistas, clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade e órgãos de governo criam laços com a empresa e passam a ter mais confiança.

“Se existe um bom sistema de governança, a organização está sendo direcionada e monitorada de forma efetiva e toma as correções de rumo necessárias. Além disso, se divulga seus resultados de forma tempestiva, isso contribui para um maior engajamento e satisfação dos colaboradores”, consideram Rodrigues e Castro.

Portanto, há uma mudança na visão que se tem do negócio de maneira positiva e se cria um círculo virtuoso que traz um melhor alinhamento para estratégias e resultados desejados. No jogo da governança corporativa, todos ganham.

Diretrizes básicas da governança corporativa

O IBGC, ao analisar o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, lista os princípios norteadores deste tipo de gestão, que são:

  • Transparência: disponibilize informações que sejam de interesse dos demais e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.
  • Equidade: trate todos de forma justa e isonômica sem se esquecer de seus deveres, necessidades e expectativas.
  • Prestação de contas (accountability): os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso e compreensível, assumindo integralmente as consequências de seus atos.
  • Responsabilidade corporativa: zele pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduza as externalidades negativas dos negócios e suas operações e aumente as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazos.

Além do financeiro: as vantagens em conhecer seu papel na sociedade

Atualmente, investidores dão importância não só aos números, mas também às ações. E foi pensando nisso que a Organização das Nações (ONU), em seu relatório “Who Cares Wins” (2005), cunhou o termo “Environmental, social and governance” (ESG).

A sigla, que em português significa “ambiental, social e governança” elenca os três pilares com os quais as empresas devem apoiar e dar atenção especial a fim de demostrar que está atenta à necessidade de ser sustentável de diversas formas.

Uma amostra dos reflexos da ESG já foi identificada por estudo da consultoria BCG. A pesquisa revelou que empresas que adotaram melhores práticas nesses ramos notaram impactos positivos, como maior lucratividade e melhora em seu valor de mercado ao longo do tempo. Ou seja, estes ideais são muito mais do que apenas palavras.

“O aumento significativo de investimentos com políticas ESG torna a governança corporativa um aspecto ainda mais crucial, pois o sistema desempenha um papel transversal. Ela integra esses três elos de forma consistente e equilibrada para atender as expectativas dos stakeholders, bem como as demandas da sociedade por maior responsabilidade corporativa e socioambiental”, afirmam Olavo Rodrigues e João Castro.

Acompanhar as transformações para melhor liderar

Considerando as constantes atualizações que ocorrem no mercado financeiro, as boas práticas calcadas nesse tipo de governança independente e responsável são essenciais para quem quer ser lembrado perante uma concorrência cada vez mais competitiva. Tendo em vista tudo isso, basta criar protocolos de controle e realizar constante manutenção, como indica Olavo Rodrigues e João Castro, sócios da BR Rating.

“Com sistema de governança implantado, a gestão de riscos fica mais robusta, incluindo a mensuração de impacto ao negócio e probabilidade de ocorrência. Essa matriz deve ser atualizada com visão prospectiva. A empresa formula e executa iniciativas a serem revisadas e aprovadas trimestralmente (idealmente) pelo conselho de administração. Esse processo deve trazer à tona os principais riscos do negócio (bottom-up), quais devem ser evidenciados no topo da estrutura de governança para alinhamento de medidas corretivas (top-down) e mitigação de riscos de reputação da empresa como um topo”, explicam os sócios.

Empresa sólida no futuro

A governança corporativa pode ser aplicada em várias organizações, como as não empresariais, cooperativas e não governamentais. Cabe aos gestores analisarem como implantar com base em suas características e necessidades. De qualquer forma, o sistema já mostrou para o que veio.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]