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Unilever anuncia plano global de ESG para toda sua cadeia de valor

Unilever anuncia plano global de ESG para toda sua cadeia de valor

Em seu plano, empresa busca trabalhar com parceiros, marcas e tecnologias para ações climáticas, inclusão e saúde

A contagem regressiva começou para a Unilever. Isso porque a gigante global de bens de consumo está anunciando a Unilever Compass, um plano de ESG que visa reformular sua cadeia de valor que vai desde seus alimentos até limpeza e higiene pessoal. Em coletiva nesta terça-feira (9) com executivas e executivos das áreas de beleza, sustentabilidade, fornecimento, home care e alimentos, a empresa revelou suas diretrizes e metas de seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade.

Em seu extenso plano, a Unilever busca trabalhar com parceiros, suas marcas e tecnologias para ações climáticas, proteção e regeneração da natureza e economia circular. Quanto ao compromisso social, o comprometimento é com diversidade e inclusão, aumento do padrão de vida e perspectiva de futuro.

A empresa calcula impactar mais de 1 bilhão de pessoas anualmente até 2030 com suas ações de ESG.

Presidente da Unilever na América do Norte, Fabian Garcia disse que a visão da empresa é ser líder global em negócio sustentável. “Vamos mostrar como nosso modelo de negócio, guiado por seu propósito e aderente ao futuro, tem desempenho superior, trazendo resultados financeiros consistentemente.”

Clima e meio ambiente

O Unilever Compass para clima e meio ambiente tem metas para 2023-2025, 2030 e 2039. Até 2023, a Unilever quer ter uma cadeia de fornecimento livre de desmatamento para óleo de dendê, papel, chá, soja e cacau. Já para os próximos cinco anos, o plano é reduzir a fabricação de plásticos novos em 50% , reciclar 25% de todos seus plásticos, fazer com que todos os plásticos sejam de material reciclável e zerar o desperdício de comida em todas as operações.

Para 2030, o objetivo é parar as emissões de gases do efeito estufa, ajudar a proteger 1,6 milhão de hectares, florestas e oceanos, substituir combustíveis fósseis por energia renovável em todos seus produtos de limpeza, empoderar fazendeiros e pequenos agricultores para protegerem o meio ambiente, implementar programas de reuso da água em mais de 100 regiões e fazer com que todos seus ingredientes sejam biodegradáveis.

Para 2039, o plano é zerar emissões em toda a cadeia de produção.

Bem-estar

Quanto às diretrizes em bem-estar e saúde, a Unilever reforça suas metas com conquistas recentes. Hanneke Faber, presidente para comida e refrescos, cita a reinvenção do caldo em tablete da Knorr, que foi lançado recentemente no Brasil sem o sal.

“Um problema de anos é como fazer produtos Knorr sem sal, mas que ainda seja saboroso. Claro que se não for saboroso, ninguém come, o que prejudica nosso propósito. Nossos cientistas reinventaram o produto. Fizeram uma série de testes para criar a essência de vegetais, ervas e pimentas que tenham um sabor rico sem sal”, diz ela enfatizando o trabalho de textura e preservação das proteínas.

A executiva também cita o Vegetarian Butcher, hambúrguer de carne a partir de plantas que hoje é vendido no Burger King.

Além de produtos, a Unilever tem trabalhado em parcerias com organizações mundiais como o Fórum Econômico Mundial e o Conselho Mundial de Negócios para Desenvolvimento Sustentável para ajudar o Global Food System Summit, ligado à ONU (Organização das Nações Unidas). Além disso, a empresa trabalha com startups para alternativas de proteínas e tecnologias para redução de desperdício de comida em restaurantes.

plano ESG unilever
Fonte: Pexels

Beleza e higiene

Para a área de beleza e higiene, a Unilever dará ênfase às representações tanto em suas embalagens quanto peças publicitárias. Esi Bracey, vice-presidente para beleza e cuidado pessoal para América do Norte, afirma que a empresa quer ter certeza de ter um portfólio inclusivo de marcas, dando importância a todas as peles, cabelos e tipos de corpo.

“E por isso estamos dizendo ‘não’ para a palavra ‘normal’. Estamos fazendo esta mudança em todas nossas embalagens e propagandas. Está claro nas pesquisas que isso é um imperativo. Sete em 10 pessoas concordam que ‘normal’ tem um impacto negativo. E este número é ainda maior entre jovens entre 18 e 35 anos”, diz Bracey.

A Unilever diz que combaterá estereótipos nocivos e alterações digitais de imagem, ao passo que incentivará as perspectivas de representação de diversidade.

Problemas complexos, soluções holísticas

Ao longo dos anúncios referentes às diretrizes e metas, executivos da empresa reforçaram o desafio de criar uma economia circular, e que se as soluções fossem fáceis, já teriam sido tomadas. Richard Slater, chefe de desenvolvimento e pesquisa da Unilever, reforça que é preciso ir além dos próprios produtos.

“Há muito o que reparar no sistema todo. Temos que promover novos modelos de negócios e que tenham escala. Precisamos reciclar mais plásticos do que vendemos.”


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