Com o avanço do e-commerce e da digitalização, surgiu uma grande oportunidade para as indústrias: estar cada vez mais próximo do consumidor final. A modalidade D2C tem crescido como uma forma de estabelecer uma relação ainda melhor entre as indústrias e os consumidores finais.
Uma pesquisa realizada pela Brigg, de 2018, já ressaltava que o D2C era relevante à 87% das indústrias. E quase metade delas já utilizava a estratégia para aumentar os lucros. Desde então, essa aproximação com o consumidor tem avançado — mesmo que não seja exatamente de forma direta.
Um exemplo é a nova parceria entre o Carrefour e a Nestlé, na qual as confeitarias de toda a rede varejista do Brasil passará a contar com produtos, doces e sobremesas exclusivas da Nestlé. Apesar de não ser uma demonstração de D2C direta, a ação traz uma aproximação ainda maior com consumidor final na pandemia.
“A aproximação da indústria com consumidor final nesse momento de pandemia é super importante para gerar mais percepção de valor e qualidade dos produtos através de marcas fortes e confiáveis (como no caso da Nestlé), além de gerar novas experiências de consumo”, destaca Fábio Araújo, Diretor de Vendas da Nestlé.
Uma parceria focada na experiência do cliente
A estratégia das duas empresas tem como objetivo uma experiência exclusiva aos clientes. Para a Nestlé, essa aproximação alinhada à experiência vai pela produção do cardápio: as receitas de doces e sobremesas foram desenvolvidas por chefs de Nestlé Professional. Além disso, o design das confeitarias adota o selo “Feito com” de Nestlé. Já o treinamento das lojas é realizado pelo time de formação técnica de perecíveis do Carrefour, além da comercialização dos produtos finais.
“A vantagem para o consumidor é que ele consegue comprar produtos de alta qualidade e com preços acessíveis dentro de um canal não convencional da categoria. Dessa forma, realiza toda sua experiência de compra em um único lugar”, comenta Fábio.
Já para o Carrefour, a conexão com o cliente é feita de forma direta, com a junção de ambas as marcas. “Em nossas confeitarias e rotisserias, buscamos sempre oferecer o melhor produto para nosso consumidor. Agora, com a Nestlé, temos certeza de que o cliente Carrefour que já conhece nossos produtos ficará mais fidelizado. E os que ainda não conhecem, passarão a experimentar e, com toda certeza, voltarão mais vezes”, comenta Carlos Alberto Muniz, Diretor Nacional de Padaria e Cafeteria do Carrefour Brasil.
No fim, o maior objetivo é vender a experiência de ter produtos de boa qualidade na composição das receitas, aliada ao processo de venda.
“A missão de Nestlé Professional é oferecer entregas de alta qualidade para o varejo alimentar. E a parceria com uma das maiores redes varejistas do Brasil reforça nosso compromisso de entregar para os nossos consumidores os melhores produtos e a melhor experiência”, destaca Fábio.
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