Pesquisar
Close this search box.
/
/
Consumo phygital obriga reformulação nos processos internos das empresas

Consumo phygital obriga reformulação nos processos internos das empresas

Na estreia da Consumidor Moderno no Clubhouse, executivos falaram sobre o novo comportamento do consumidor e o impacto trazido por ele

O consumidor agora é phygital. Esse foi o tema da edição de março de 2021 da revista digital Consumidor Moderno, que marcou a comemoração do Mês do Consumidor e do aniversário de 26 anos da publicação. E, na ocasião, foi também objeto de conversa na estreia da Consumidor Moderno no aplicativo Clubhouse.

Na rede social do momento, a conversa sobre o novo comportamento do consumidor, que integra online e offline durante a jornada de compra, trouxe diversos insights sobre as transformações do mercado. Participaram da discussão Carlos Coutinho, sócio líder de varejo e consumo da PwCFabiana Taccola, diretora de operações das Lojas Renner; Marina Roale, head de pesquisa do Grupo Consumoteca; Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour; Jacques Meir, diretor de conhecimento do Grupo Padrão; e Larissa Sant’Ana, editora de online da Consumidor Moderno.

A grande conclusão foi que o consumo phygital, impulsionado pela pandemia, traz novas características para o consumidor e obriga uma reformulação nos processos internos das empresas. A busca por uma experiência híbrida que seja linear, sem fricções e com valor faz parte do hábito de consumo atual e a empresa que encontra o caminho para colocar isso em prática se destaca no mercado. Mas o caminho para alcançar tal condição não é nada simples.

Quem é o consumidor phygital

Antes de qualquer tomada de decisão ou reestruturação de processos, as empresas precisaram parar para entender quem de fato é o consumidor phygital. Jacques Meir elenca algumas características trazidas na matéria de capa da nova edição da revista digital Consumidor Moderno. “O consumidor é mais exigente, infiel, tem avidez por informação, é desconfiado e deseja consistência entre os canais. Acrescento ainda o desejo pela sensação de estar no controle. Ou seja, quando você tem os elementos digitais na sua mão, você sente que tem mais condição de exercer a sua preferência de compra com mais recurso e mais segurança.”

O consumidor é phygital. Foto: Douglas Lucena

Esse comportamento está sendo percebido há algum tempo pelos varejistas. Fabiana Taccola, da Renner, conta que ao transitar pelo online e offline, o cliente experimenta uma nova forma de conveniência e passa a querer encontrar isso em todos os pontos de contato. O exemplo trazido é o de que nas lojas físicas da rede, 30% dos clientes optam pelo atendimento totalmente digital, sem passar por um caixa – comportamento que evita filas, por exemplo.

“O consumidor procura valor em toda jornada que começa. A equação de valor vai desde achar o que ele quer, na hora que ele quer, até receber com tranquilidade para poder usufruir dessa jornada”, afirma Carlos Coutinho, da PwC.

Esse novo comportamento é resultado de uma digitalização da vida cada vez maior – e influenciará o cenário do pós-pandemia. É o que explica Marina Roale, do Grupo Consumoteca: “Essa aceleração se refere ao mindset da compra. Mesmo que a gente volte para a loja física, voltamos de outra maneira. Voltamos com um pensamento pragmático de alguém que se digitalizou e que quando volta para a loja quer benefícios que o digital oferece”.

Dessa forma, Larissa Sant’Ana, editora de online da Consumidor Moderno, destaca que “a busca das empresas atualmente é trazer o digital de uma forma que ele se confunda com o físico. Não existirá mais uma diferença entre online e offline, a experiência será única e o digital fará parte do dia a dia de forma natural”.

A reformulação das empresas

Diante da necessidade de integração do físico com o digital, as empresas não podem mais funcionar como antes, afinal, o conjunto de processos não eram desenhados de forma integrada.

Para oferecer a experiência que o consumidor deseja, o Carrefour repensou toda a sua estrutura interna. “Essa mudança que vivemos influencia na maneira de operar o negócio. No passado a gente tinha formatos isolados, cada um deles tentando atrair o cliente. Hoje a perspectiva é inversa, pensamos em como atrair o cliente dentro do ecossistema, que incluir soluções financeiras, aplicativo, loja física”, conta Silvana Balbo.


Leia também

Em plena pandemia, um evento provou que é possível ser phygital


A diretora de marketing do grupo varejista conta ainda sobre a reformulação de equipes. “Foram construídos grandes elos transversais entre áreas como marketing, logística, dados do CRM e tecnologia. Essa integração passou a ser obrigatória. E o processo exige uma mudança cultural. Chegamos a ter na estrutura o e-commerce respondendo para uma liderança e o físico para outra. Hoje o nosso CEO responde por todos os formatos Carrefour”, acrescenta.

Caminho parecido foi tomado pelas Lojas Renner: houve a dissolução das áreas. “Não temos mais área de vendas, área de marketing, área de logística. São tribos na jornada do cliente. Então, por exemplo, a tribo que cuida do processo de atração do cliente tem pessoas de dados, da logística, de tecnologia, de marketing, das lojas físicas e de e-commerce trabalhando junto. Cada tribo é dona de uma etapa da jornada do cliente. O trabalho passa a ser colaborativo, com mentalidade e agilidade diferentes”, explica Fabiana Taccola.

Apesar de difícil e “dolorida”, essa adaptação das empresas é muito positiva porque significa que elas estão se amoldando ao consumidor. Para Jacques Meir, a nova realidade comprova que as companhias precisam retratar o que estão encontrando no ambiente social e isso traz mais capacidade de ação e reação por trazer uma pluralidade para dentro da operação.

Acompanhar mais de perto o consumidor será o grande diferencial. Mas, Marina Roale alerta: a digitalização pode variar de acordo com a categoria e a empresa. “Hoje é muito difícil classificar um consumidor como maduro digital ou não, isso vai depender do aspecto da vida e vai além de idade ou classe social. Tem consumidores super digitalizados na compra de artigos para casa ou moda, mas que ainda não confiam no banco digital. Então as marcas precisam entender quem é o seu cliente digitalizado.”


+ Notícias 

Entenda os caminhos e desafios para encantar o consumidor 

Consumidores vão priorizar compras online e lojas sem fila no pós-pandemia 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]