A B2W Digital está começando a entregar mercadorias com tuc-tuc elétrico. A dona das marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato vai introduzir 90 veículos do tipo para suas entregas online nas principais capitais do Sudeste, Sul e Nordeste do País, sendo que alguns veículos já circulam em São Paulo.
Os tuc-tucs podem transportar de 240 a 600 quilos de mercadorias e foram desenvolvidos em parceria com a fabricante de veículos elétricos de menor porte Cicloway. A ideia da B2W é alcançar eficiência na entrega ao mesmo tempo que evita emissões de gases de efeito estufa. Como parte de sua estratégia de ESG, a empresa visa evitar a emissão de mais de 36 toneladas de CO2 na atmosfera ao ano.
“O tuc-tuc elétrico é um meio eficiente de deslocamento nos centros urbanos e tem a vantagem, em relação às bicicletas, de oferecer maior capacidade de carga. O serviço permite entregarmos mais rapidamente e itens de maior volume, ao mesmo tempo em que reduz a emissão de CO2 no meio ambiente”, afirma Welington Souza, diretor geral da LET’S, plataforma de gestão logística da Americanas e B2W.
De acordo com a companhia, a iniciativa colabora com a Agenda 2030 da ONU, na qual sociedades, governos e empresas se comprometem com o desenvolvimento sustentável de uma agenda total de 17 objetivos. “Em 2020, através do estudo de materialidade realizado para a nossa estratégia ESG, mapeamos os principais objetivos do desenvolvimento sustentável que norteiam nossas ações, são eles: educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades e ação contra a mudança global do clima”, diz a B2W.
O serviço de entrega por tuc-tucs vem sendo testado pela companhia no município de São Paulo desde o ano passado. Atualmente, nove veículos elétricos estão em operação com diferentes capacidades de carga para deslocamentos de curta distância, os “last mile”, a última milha da logística de entrega.
+ Notícias
Por dentro do S da ESG: sua importância e como colocá-lo em prática
Unilever anuncia plano global de ESG para toda sua cadeia de valor
Mercado Livre lança programa “Regenera América” com foco na sustentabilidade