Crise, mudanças no consumo e oportunidade no digital

Qualquer segmento pode ser trabalhado e crescer no cenário que estamos vivendo, basta estudar, conhecer e investir no digital

Foto: Shutterstock

Estamos vivendo um momento histórico. A pandemia trouxe, em um tempo curto, muitas mudanças de comportamento, inclusive na forma de consumir. E isso muda tudo, é um processo sem volta. Se você não aceitar essas mudanças e voltar a fazer somente do jeito que você costumava fazer, pode colocar tudo a perder! É preciso descobrir por qual transformação o seu consumidor, a sua persona passou. O segredo? Utilize a internet para vender! Utilize estratégias diferentes, analise os momentos e abuse dos canais. O marketing hoje está em todas as áreas da empresa.

Posso estimar que as mudanças que estavam previstas para os próximos cinco anos estão acontecendo em cinco meses.  Não vai ser uma transformação digital, vai ser uma disrupção, mudou e vai mudar. A exigência de higiene, os lugares que você vai consumir, o seu comportamento e decisão diante de qualquer compra, já está dentro de um novo contexto, de um novo cenário. 

Será  que quando tudo isso passar, você vai querer consumir alimentos em qualquer lugar na rua? Será que você vai entrar em uma loja e sair experimentando roupa? Será que você vai querer beber um suco sem ver como ele é feito? Ou seja, quantas pessoas aprenderam a fazer suco e entenderam que não é tão complicado. É disso que estou falando, é preciso abrir a mente para esse novo mundo que está sendo construído. É agora, é nesse momento que estamos vivendo essa transformação. E eu enfatizo, vai ser difícil sobreviver e escalar o seu negócio sem investimento em Experiência do Cliente.

Momento de agir

A demanda vai mudar, estamos em casa e fazendo várias coisas. Estamos aprendendo a cozinhar, a treinar fora da academia. Estamos indo para um outro nível de hábitos. É preciso entender essa mudança e saber que vai existir uma retenção da economia. É aí que você precisa posicionar o seu negócio fora dessa retenção, dessa crise. E eu quero te dizer que existem muitas possibilidades de trabalhar qualquer segmento e crescer nesse cenário, basta estudar, conhecer e investir no digital.

A internet está cheia de cursos de gestão, por exemplo. Eu mesmo já mentorei dezenas de empreendedores que hoje estão ganhando o mundo com ferramentas indispensáveis para melhorar a performance do negócio e resolver a dor do seu cliente.

Comunique-se com o seu cliente, trabalhe o marketing digital, faça um funil de vendas, pegue o WhatsApp dele, gere relacionamento. Não queira vender pela internet, use a internet para vender. É um novo comércio, todos os segmentos precisam utilizar o digital. Tenha um plano para quem já é, e para quem ainda não é o seu cliente. São ferramentas iguais com estratégias completamente diferentes.

Precisamos empoderar o marketing e a tecnologia para dentro do nosso negócio. Por exemplo, o Instagram para mim não é somente uma rede social, é uma loja. Às vezes sua loja física nem vende tanto e, tem estoquista, caixa, gerente, vendedor etc. Mas não tem um Social Media, essa função quem faz é você mesmo. É aqui que você deve investir.

Molde as oportunidades, identifique a sua persona, gere o desejo nela, dê informação para ela tomar a decisão nesse momento, ou depois. Você tem que dividir o seu esforço em sobrevivência e retomada, aliás tenha um plano para a sua retomada, utilize estratégias dentro do marketing digital e mais uma vez: use a internet para vender.

* Alfredo Soares é co-fundador e mentor do Gestão 4.0


+ Notícias 

Como fazer uso de personal shoppers para humanizar as vendas online 

Sete destaques sobre o crescimento do e-commerce em 2020 






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS