Pesquisar
Close this search box.
/
/
A era do marketing de influência: entenda os segredos por trás da estratégia

A era do marketing de influência: entenda os segredos por trás da estratégia

Especialista em marketing digital destaca dicas para ter influenciadores eficientes na divulgação de produtos no e-commerce

Com o avanço da pandemia e a necessidade de isolamento social, as pessoas tornaram seus hábitos muito mais digitais. Da mesma forma, empresas precisaram se digitalizar para continuar funcionando. Todo esse crescimento expressivo trouxe também uma necessidade de repensar e refazer as estratégias de marketing, a fim de sobreviver à concorrência presente na internet e conquistar a tão disputada atenção do consumidor.

Um dos maiores contatos é normalmente feito pelas mídias sociais. Assim, as redes sociais estabeleceram boa parte da “primeira conversa”, o que aponta uma maior necessidade para o marketing nessas plataformas. E com todo esse movimento de digitalização, uma das estratégias que ganhou destaque na pandemia foi o marketing de influência.

‘‘As pessoas buscam conexão real com quem indica algum produto ou serviço. Sendo assim, buscar influenciadores tem se tornado cada vez mais comum para as empresas que querem alcançar o público que está nas redes sociais’’, destaca o especialista Fernando Soni, sócio fundador da startup paranaense Stardust Digital.

O que é o marketing de influência?

Uma das perspectivas mais perceptíveis para os últimos anos no e-commerce foi incentivar a busca para capturar a confiança dos consumidores. Dentro das estratégias para conquistá-la, inúmeras inovações têm chegado ao mercado, como ocorre com o live commerce e até mesmo o social commerce.

Estratégias que se aprofundem em criar uma conexão com o consumidor e passem segurança sobre os produtos vendidos costumam apresentar melhores resultados. O marketing de influência segue nessa linha: traz a divulgação dos produtos por meio de influenciadores. Com essa técnica, há uma primeira aproximação por parte dos consumidores a partir da familiaridade com o influenciador. A segurança do produto também parte dele — especialmente se as publicações em redes sociais forem formuladas a partir da testagem dos itens divulgados.

“Quanto mais próximo o público estiver do influenciador, maior será a confiança na hora de consumir um produto ou serviço indicado por ele. É esse poder de engajamento que tem chamado a atenção das marcas, que têm investido cada vez mais em marketing de influência”, comenta Soni.

O marketing de influência é, na prática, um alinhamento de divulgação que usa a interação e o engajamento de figuras públicas inspiradoras pela internet — especialmente por meio das redes sociais. Por meio dele, existem inúmeras estratégias de venda, que vão desde apenas a divulgação do produto à promoção e descontos por meio de cupons com o nome do influenciador, por exemplo.

Os resultados dependem de uma boa execução

Ainda que o marketing de influência pareça simples na teoria, na prática é necessário tomar alguns cuidados para que sua execução gere bons resultados. Fernando Soni destaca a importância de alinhar os produtos com influenciadores que de fato engajem a divulgação e tenham uma interação profunda com o público-alvo do produto a ser vendido. ‘‘O que sempre falamos para os nossos clientes que querem fazer parceria ou vender por meio de influenciadores, é que o foco é encontrar um influenciador que seja do nicho do produto ou serviço que o cliente oferece’’, afirma.

A escolha, ele destaca, precisa ser feita a partir de uma pesquisa profunda de mercado. ‘‘Tem gente que foca muito no número de seguidores, mas, às vezes, aquele influenciador de nicho que tem cinco ou 12 mil seguidores, mas que tem um engajamento altíssimo deles, consegue atingir um público maior do que o influenciador que tem 300 mil seguidores, por exemplo, e, consequentemente, fazer com que esse produto ou serviço seja mais consumido’’, complementa.

Encontrar o influenciador certo pode ser um desafio. Por isso a necessidade de ter uma equipe de marketing ajustada para realizar uma pesquisa de mercado efetiva, que reconheça quem é o público-alvo que consome o produto a ser divulgado. É importante destacar que essa pesquisa precisa ser feita a partir dos dados das redes sociais, com análise de interação e engajamento.

Soni aponta que uma das estratégias é uma análise que vá além dos números, com foco no conteúdo das interações entre o influenciador e o usuário. ‘‘Analisar os comentários para vermos se esse influenciador tem uma taxa de rejeição alta ou não também faz parte desse processo, para podermos examinar a qualidade dele, em vez de só a quantidade de seguidores’’, explica.

Campanhas focadas na personalização

Hoje, o consumidor tem cada vez mais a vontade e a necessidade de ter uma experiência personalizada, diferente do normal e que salte aos olhos. Parte disso também é uma exigência por causa das próprias plataformas digitais: há um excesso de informações nas redes e muitas das divulgações são similares umas às outras.

As empresas que destacam um marketing diferente e que esteja personalizado para um público-alvo específico, neste caso, acabam na frente. “É uma conta que só quem souber construir uma estratégia assertiva vai conseguir fechar, pois o mercado está cada vez mais competitivo, com campanhas cada vez mais direcionadas e personalizadas”, comenta Soni.

Mas o destaque vai, sobretudo, para a forma como a divulgação do produto é feita a partir da plataforma dos influenciadores. Mais do que apresentar uma foto com alta resolução — o que é também de suma importância —, é necessário conhecer e acordar estratégias com o influenciador para que haja uma relação de intimidade com os usuários. “O ideal é ter um profissional ou uma empresa especializada na área para fazer toda essa análise e mostrar o melhor caminho. Começar qualquer trabalho sem conhecer seu público-alvo e a forma que sua marca vai se comunicar com ele é um grande erro, repetido incansavelmente no mercado”, conclui Soni.


+ Notícias

Tendências de marketing confirmadas em 2020 se tornam estratégias

Investir em entretenimento é estratégia de comunicação das marcas

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]