Automação de canais significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online. Investir em automação de marketing possibilita aumentar vendas e receita, diminuir custos de aquisição de clientes e melhorar a retenção de clientes. Não à toa, muitas empresas estão se voltando para isso.
Por meio do comportamento do usuário, a automação de canais permite identificar o estágio de compra e os interesses de cada potencial cliente, enviando o conteúdo adequado para levá-lo ao próximo estágio. O que vemos como resultado é um funil que se movimenta, ou seja, dentre as pessoas que entram na mira da empresa, um número menor se move para as etapas finais e de fato se torna cliente.
Como todo trabalho de preparação é feito pelo sistema, os vendedores podem receber Leads já nas últimas etapas do processo de compra. Isso faz com que o cliente potencial passe muito menos tempo argumentando com o vendedor. Assim, o tempo do profissional de vendas fica mais destinado a ajudar o Lead a escolher a melhor solução.
Com todas as etapas iniciais do processo de venda conduzidas pela ferramenta de automação e conteúdos criados previamente, os vendedores conseguem ser muito mais produtivos. Como não há a necessidade de fazer toda a educação inicial, também podem se especializar nas etapas finais do processo, garantindo uma taxa de fechamento mais alta.
Esses fatores vão levar os gastos com ferramentas de automação de marketing crescerem vigorosamente nos próximos anos. É o que mostra o chart abaixo.
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