Pesquisar
Close this search box.
/
/
Varejo precisa detectar as categorias prioritárias ao consumo consciente

Varejo precisa detectar as categorias prioritárias ao consumo consciente

Estudo da GfK alerta o dever de varejistas de conquistar a confiança do consumidor e propõe caminhos para estratégias

O que o varejo deve fazer diante da intensificação da transformação do consumo consciente? Ainda que a pergunta renda a leitura de livros e horas de estudos sobre sustentabilidade ambiental, uma resposta pode ser tirada do relatório “Preocupações com Sustentabilidade de Ações”, realizado pela GfK em parceria com a Kantar e a Euro Panel. Antes de ir às recomendações mais explícitas da pesquisa, é importante considerar as expectativas gerais do consumo, os agentes mais cobrados e claro – a influência da pandemia nisso tudo.

“No começo da pandemia, momento de maior incerteza, tudo o que se falava era sobre ‘ar’. O vírus ‘viajou’ de um país a outro em um passageiro de avião, ele contamina as ‘vias aéreas’ e se transmite pela respiração. Isso gerou uma preocupação natural com a qualidade do ar e ações de proteção familiar, o que comprovamos em nossos relatórios globais de vendas no varejo, que apontaram um crescimento acelerado de purificadores de ar e medidores de saturação”, explica o gerente geral da GfK para América Latina, Felipe Mendes, sobre a conjuntura do recente aumento de anseios por sustentabilidade ambiental.

De acordo com o estudo divulgado pela especialista em mercado, desde 2019 o plástico segue como a maior preocupação do consumidor na Europa, mas cada vez mais países têm dado atenção ao consumo que impacta mudanças climáticas.

Mendes lembra que tanto na Europa – “líder da narrativa sustentável” – quanto no Brasil, o consumo consciente vinha crescendo junto com as gerações mais novas, que hoje têm poder de consumo relevante.

“A consciência de que o planeta tem capacidade limitada para atender às nossas necessidades começa a crescer com a Eco-92 no Rio de Janeiro e se alavanca com toda a exposição midiática sobre a assinatura do Protocolo de Kyoto, em 1997. Isso fez com que o assuntou entrasse nas escolas com força no início do século, promovendo o desenvolvimento de uma geração mais atenta ao assunto”, lembra o Mendes. “Já um pouco mais velhos, os jovens traduzem a discussão em consumo e começam a questionar a posse de automóveis, bem como o consumo de carne bovina e, por que não dizer, o uso de cosméticos com testes em animais”, observa o executivo.

“O mercado reage e lança compartilhamento de automóveis, hambúrguer de soja e sabonetes faciais que relevam apenas a ‘beleza real’ das pessoas.”

De quem é a responsabilidade sustentável?

consumo consciente
Pesquisa feita pela GfK com consumidores em dez países europeus no final de 2020/Fonte: GfK

Ter clareza das expectativas do consumidor consciente é fundamental para supri-las. E para eles, de quem é a responsabilidade de influenciar positivamente quando se trata dos impactos ambientais? De acordo com o estudo da GfK, na Europa, ainda que o consumidor avalie que fabricantes e governos tenham a maior fatia desse peso, um quarto do potencial de influência está nas mãos dos consumidores e varejistas, como mostra a figura ao lado.

Já no Brasil, outro estudo da GfK citado por Mendes, o “Consumer Life”, aponta que o consumidor tem o maior grau de engajamento no “assunto” meio ambiente, mas as expectativas em torno da questão ainda não se traduzem em cobrança.

“No nosso caso, ainda faltam políticas públicas básicas de separação de lixo reciclável, bem como campanhas de educação da população ao consumo responsável de água, por exemplo. A exceção são os momentos de escassez de chuva ou apagão de energia, que geram discussões intensas na sociedade e promovem mudanças de hábitos, em parte pela consciência ampliada mas muito também pelo impacto financeiro nas contas de água e luz. No entanto ainda falta o engajamento, as ações individuais que contribuem para uma sociedade mais sustentável, as quais acredito virão pelas mãos, votos e tuítes da geração Z“, prevê o executivo.

Como sabido, não há segredo – a sustentabilidade ambiental se mantém no tripé sociedade-governo-empresas. Por isso, ao chamar a responsabilidade para si, a sociedade do consumo consciente começa a pautar modificações. “O consumo é, talvez, a forma mais democrática de promover mudanças, pois dá direções claras a empresas e aos próprios governantes sobre suas escolhas”, diz Mendes. “Pensemos no exemplo dos automóveis: em algum momento, os jovens reduziram a intenção de compra e as empresas foram entender o porquê. Ao perceberem que um dos elementos era a questão ambiental, as montadoras aceleraram o desenvolvimento dos carros híbridos ou elétricos, mas negociaram com os governos impostos menores e um programa de distribuição de pontos de recarga de automóveis.”

O papel dos varejistas

Se uma dialética do consumo consciente for a roda da sustentabilidade, os varejistas têm um novo e fundamental papel para fazê-la girar. De acordo com o estudo da GfK, o varejo precisa detectar como e de quais categorias o consumidor mais espera medidas amplas e avaliar onde as estratégias são mais viáveis. Em outras palavras, mais do que reagir a uma mudança no comportamento de compra, o comércio deve se adiantar e educar.

“Na América Latina, as empresas sempre precisam ter em mente que vivemos em uma sociedade com poucos recursos educacionais e financeiros. Se quiserem que as ações ambientais ganhem relevância, portanto, precisam encontrar soluções econômicas e fácil de se explicar”, esclarece Mendes. “Em um estudo global que fizemos sobre casa conectada, os grandes ganhadores foram lâmpadas e ar-condicionado inteligentes, em função da potencial economia de energia que podem gerar na conta de luz. Simples e com benefício claro. E, para complementar, eles consomem menos recursos do meio ambiente”, exemplifica.

consumo consciente
Exemplo de categorias mencionadas pela GFK/Fonte: GFK

De acordo com o estudo, os varejistas então devem priorizar o gerenciamento de categorias e comunicar sua contribuição de sustentabilidade ao cliente. Um supermercado, por exemplo, precisa cobrar e trabalhar com seus parceiros a origem da proteína animal que vende para criar confiança. “Criar confiança tem prioridade máxima”, reforça o relatório. “O varejista não é o primeiro responsável, mas os compradores estão procurando ativamente por soluções – não as oferecer seria fatal a médio e longo prazo”, alerta.

Portanto, é importante que os varejistas atuem em cada categoria de produto, mas também entendam a relação de suas próprias marcas com seus respectivos consumidores no contexto da sustentabilidade ambiental. Assim, para se traçar uma estratégia, é fundamental uma análise de consumo com os potenciais e as expectativas para cada categoria, marca e tipo de varejista, além da identificação de diferenças regionais, segundo o estudo.

 


+ Notícias

Por que as crises aceleram a adoção de práticas sustentáveis

Sustentabilidade ambiental: menos da metade dos consumidores crê no que empresas dizem

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]