Chief TikTok Officer e outros cargos inspirados pela Geração Z

Nomes das posições expressam valores, confirmam intenções institucionais e reforçam propósito das empresas

Fonte: Unsplash

Há anos se fala do consumo consciente dos millennials e como as empresas têm oferecido seus serviços e produtos de viagens, luxo, estilo de vida, educação e por aí vai. Hoje, os também conhecidos como Geração Y, têm presença também na produção. Como esses jovens nascidos entre 1981 e 1996 agora têm entre 25 e 40 anos, eles também são decisores quanto aos rumos de muitas empresas — tanto como investidores quanto diretoras e diretores. Interessantemente, essa geração assiste hoje a Geração Z atravessando o caminho pavimentado por eles e se unindo em causas.

Com sua faixa de idade entre 10 e 25 anos, a Geração Z começa a ocupar mais cargos no mercado de trabalho e estes postos também marcam sua identidade. Como consequência, nomes de posições em empresas que ganham projeção em seus setores chamam a atenção por expressarem os ideais e características dessas gerações, como o compromisso ético e a conectividade.

Como apontam diversas pesquisas, os adolescentes e jovens adultos dessas gerações buscam mudança — nem que tenha que construir do zero.

Nesse sentido, a agência global Wunderman Thompson listou alguns cargos disponíveis no mercado atualmente que foram inspirados por essas gerações e expressam seus ideais e formas de interagir. Confira:

  • Chief TikTok Officer – A marca de brinquedos Nerf apresentou sua primeira Chief TikTok Officer em abril. Sophie Jamison é a chefe de marketing global da Nerf para o TikTok, com a missão de engajar seu público que atualmente soma mais quase 2 milhões de seguidores. O cargo de Jamison só poderia existir em um mundo de jovens super conectados em uma rede de alto entretenimento.
  • Consultor de Imaginação – A marca de uva passa e frutas secas Sun-Maid tem um Conselho de Imaginação. Nele, jovens candidatos são convidados a participar de um painel de discussão sobre a história da empresa, suas práticas sustentáveis ​​e decisões da empresa.
  • Defensor de Ética – Em uma campanha apaixonante, a H&M está convocando crianças para serem modelos. Entre seis e 13 anos, elas aprenderão sobre engajamento social, diversidade, meio ambiente, igualdade, inclusão e sustentabilidade para então começar a campanha global da marca para trazer consciência de comunidade. Todo o lucro das roupas sustentáveis da linha H&M Kids serão usados na campanha.
  • Diretora de Sustentabilidade – Este cargo, felizmente, já é um pouco mais frequente nas grandes empresas. Mas é importante pegar um exemplo feminino. Recentemente, o HSBC anunciou Celine Herweijer como diretora de sustentabilidade do grupo. A executiva vai liderar a pauta ESG do banco e apoiar as transições do cliente, orientando a colocar seus investimentos em ativos de melhor impacto social.
  • Diretor de Impacto – Certamente uma figura pública global que representa diversos valores das gerações mais novas, o Príncipe Harry ingressou na startup BetterUp em março deste ano como Diretor de Impacto — lembra-se? Nessa posição, o lord é encarregado de tornar tangível o impacto das metas de bem-estar da empresa de bem-estar no trabalho.

E qual a relevância disso?

Cargos correspondem a funções e responsabilidades. Posições que traduzem valores de forma mais literal geram impacto tanto na empresa quanto no negócio, uma vez que esclarece o papel do colaborador para parceiros e consumidores. Gerações com sede de mudança estão mexendo nas estruturas das empresas e seus organogramas. Os princípios fundamentais do millennials e da Geração Z como sustentabilidade, inclusão, diversidade e bem-estar comum têm mostrado uma força criadora que vem de dentro das empresas, fazendo que mudanças aconteçam não apenas de baixo para cima, a pedido do consumo consciente, mas também de cima para baixo, no “suprimento consciente”.


+ Notícias

A era dos robôs? Geração Z prefere recomendação por IA no e-commerce

A frugalidade já está ativa entre os Millennials






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS