Comportamento

Chief TikTok Officer e outros cargos inspirados pela Geração Z

Há anos se fala do consumo consciente dos millennials e como as empresas têm oferecido seus serviços e produtos de viagens, luxo, estilo de vida, educação e por aí vai. Hoje, os também conhecidos como Geração Y, têm presença também na produção. Como esses jovens nascidos entre 1981 e 1996 agora têm entre 25 e 40 anos, eles também são decisores quanto aos rumos de muitas empresas — tanto como investidores quanto diretoras e diretores. Interessantemente, essa geração assiste hoje a Geração Z atravessando o caminho pavimentado por eles e se unindo em causas.

Com sua faixa de idade entre 10 e 25 anos, a Geração Z começa a ocupar mais cargos no mercado de trabalho e estes postos também marcam sua identidade. Como consequência, nomes de posições em empresas que ganham projeção em seus setores chamam a atenção por expressarem os ideais e características dessas gerações, como o compromisso ético e a conectividade.

Como apontam diversas pesquisas, os adolescentes e jovens adultos dessas gerações buscam mudança — nem que tenha que construir do zero.

Nesse sentido, a agência global Wunderman Thompson listou alguns cargos disponíveis no mercado atualmente que foram inspirados por essas gerações e expressam seus ideais e formas de interagir. Confira:

  • Chief TikTok Officer – A marca de brinquedos Nerf apresentou sua primeira Chief TikTok Officer em abril. Sophie Jamison é a chefe de marketing global da Nerf para o TikTok, com a missão de engajar seu público que atualmente soma mais quase 2 milhões de seguidores. O cargo de Jamison só poderia existir em um mundo de jovens super conectados em uma rede de alto entretenimento.
  • Consultor de Imaginação – A marca de uva passa e frutas secas Sun-Maid tem um Conselho de Imaginação. Nele, jovens candidatos são convidados a participar de um painel de discussão sobre a história da empresa, suas práticas sustentáveis ​​e decisões da empresa.
  • Defensor de Ética – Em uma campanha apaixonante, a H&M está convocando crianças para serem modelos. Entre seis e 13 anos, elas aprenderão sobre engajamento social, diversidade, meio ambiente, igualdade, inclusão e sustentabilidade para então começar a campanha global da marca para trazer consciência de comunidade. Todo o lucro das roupas sustentáveis da linha H&M Kids serão usados na campanha.
  • Diretora de Sustentabilidade – Este cargo, felizmente, já é um pouco mais frequente nas grandes empresas. Mas é importante pegar um exemplo feminino. Recentemente, o HSBC anunciou Celine Herweijer como diretora de sustentabilidade do grupo. A executiva vai liderar a pauta ESG do banco e apoiar as transições do cliente, orientando a colocar seus investimentos em ativos de melhor impacto social.
  • Diretor de Impacto – Certamente uma figura pública global que representa diversos valores das gerações mais novas, o Príncipe Harry ingressou na startup BetterUp em março deste ano como Diretor de Impacto — lembra-se? Nessa posição, o lord é encarregado de tornar tangível o impacto das metas de bem-estar da empresa de bem-estar no trabalho.

E qual a relevância disso?

Cargos correspondem a funções e responsabilidades. Posições que traduzem valores de forma mais literal geram impacto tanto na empresa quanto no negócio, uma vez que esclarece o papel do colaborador para parceiros e consumidores. Gerações com sede de mudança estão mexendo nas estruturas das empresas e seus organogramas. Os princípios fundamentais do millennials e da Geração Z como sustentabilidade, inclusão, diversidade e bem-estar comum têm mostrado uma força criadora que vem de dentro das empresas, fazendo que mudanças aconteçam não apenas de baixo para cima, a pedido do consumo consciente, mas também de cima para baixo, no “suprimento consciente”.


+ Notícias

A era dos robôs? Geração Z prefere recomendação por IA no e-commerce

A frugalidade já está ativa entre os Millennials

Felippe Constancio

Postagens recentes

O que o setor de moda e beleza está preparando para o metaverso?

Iniciativas de grandes players do mercado já estão em estágio avançado

14 horas ago

Na Via, o varejo se transforma em ponto de experiências

Na Via, tecnologias, omnicanalidade e novos serviços impulsionam experiências e satisfação dos clientes; confira os…

14 horas ago

Tendências da Inteligência Artificial nos negócios e na sociedade

Vinte anos atrás a Inteligência Artificial (IA) era coisa de filme. Agora, ela não só…

15 horas ago

Sala Ágil: conheça uma das apostas do Bradesco para a solução de demandas com o consumidor

Durante A Era do Diálogo deste ano, Nairo Vidal, diretor e ouvidor do banco, falou…

16 horas ago

Milhares de sites olham os seus dados antes de você clicar em “enviar”

Um levantamento mostra que milhares de sites olham as informações dos usuários durante o preenchimento…

20 horas ago

Experiência do colaborador: dados aproximam gestores de liderados e aumentam produtividade

Olhar para a experiência do funcionário é essencial para entregar um produto ou serviço diferenciado…

23 horas ago

Esse website utiliza cookies.

Mais informação