Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os benefícios de investir em employee experience na empresa

Os benefícios de investir em employee experience na empresa

Valorizar o capital humano do seu negócio impacta diretamente na experiência do consumidor final

Proporcionar uma boa jornada de compra para o consumidor é uma das preocupações mais latentes na maioria das grandes empresas. No entanto, além dos consumidores finais, o capital humano do próprio negócio também precisa de atenção e investimentos – afinal, é ele o responsável pela entrega. Por isso, o conceito de employee experience ganha força no mundo corporativo.

Ele se origina na ideia de que uma experiência do cliente (ou CX) de sucesso não começa com o cliente em si, é resultado da cultura da empresa e da forma como seus funcionários são tratados e se relacionam com a organização e suas atividades.

Uma experiência do empregado – tradução literal de employee experience – positiva, em outras palavras, é o início de um bom relacionamento da empresa com seus clientes.

“O colaborador feliz, reconhecido, com oportunidade de desenvolvimento e bem remunerado produz mais, tem maior espírito de pertencimento, é mais leal e, consequentemente, entrega mais valor ao cliente final”, destaca o criador da metodologia “Saindo da Média”, Rogerio Bragherolli, especialista em Capital Humano da Energy People, uma companhia da Energy Group.

Segundo o especialista, as empresas que investem na jornada do colaborador estão investindo na sua perenidade, no seu futuro. Pois, no final do dia, o que realmente faz a diferença entre as empresas são seus colaboradores. “A humanização e a potencialização do capital humano é e será o ponto-chave para a transformação das organizações de sucesso”, aponta.

O palestrante e consultor de carreira, Vagner Sandoval, professor de gestão de pessoas da IBE, Conveniada da Fundação Getúlio Vargas, concorda que investir no processo de evolução do colaborador é essencial porque é o funcionário que irá prestar uma péssima ou uma ótima experiência ao cliente, pois é ele que irá conduzir o cliente pela organização, seja de forma presencial, por telefone ou por mensagens.

De acordo com o professor, existem três atores neste cenário: a empresa, o funcionário e o cliente. A empresa transfere sua experiência para seu funcionário, o funcionário transfere sua experiência para o cliente e o cliente devolve essa experiência para a empresa, seja em forma de compras, fidelização, faturamento, seja em forma de reclamação, frustração, decepção e migração para a concorrência.

“Assim, investir em employee experience faz toda a diferença para o resultado financeiro e a sustentabilidade da organização”, explica Vagner Sandoval.

Vantagens do employee experience

O funcionário feliz não só atende melhor o cliente como se relaciona de forma mais harmoniosa com os colegas e cria laços emocionais com a empresa.

“Um bom clima de trabalho, uma liderança diferenciada, o respeito, o estímulo à diversidade, um local de aprendizado contínuo, um propósito sólido e um ambiente que ressalta o reconhecimento não financeiro, a liberdade e a transparência são, na maioria das vezes, mais importantes do que a compensação monetária que o profissional recebe pelo seu trabalho”, descreve Rogerio Bragherolli.

Os resultados para a empresa costumam ser altos índices de manutenção de talentos e aumento da produtividade.

Um talento somente permanece na organização quando ele percebe claramente que a organização investe nele, ou seja, lhe oferece condições que potencializam sua performance e promovem o seu desenvolvimento e crescimento profissional. “Sendo assim, é possível afirmar que todo talento migra para outra empresa quando percebe que o ‘terreno’ onde está é ‘seco, rochoso, improdutivo e estéril’”, diz o professor de gestão de pessoas.

Por outro lado, o que permanece por estar satisfeito tende a produzir mais. Assim, investir em melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho, em incrementar a felicidade e a satisfação do colaborador, significa investir diretamente em resultado: engajamento, aumento de faturamento e fidelização dos clientes.

Colocando a experiência do funcionário em prática

Não existe uma “receita de bolo” que ensine sobre como instaurar uma boa experiência do funcionário. Pois, as empresas são organismos vivos com demandas e necessidades diferentes. Portanto, não existe um framework de employee experience.

O sucesso desta jornada depende de muita informação, experiência, bom senso, tecnologia, prática e execução. Se há um segredo, ele está em conhecer a organização, em entender verdadeiramente a necessidade dos colaboradores, em envolver a liderança e em trabalhar uma comunicação transparente e confiável. Rogerio Bragherolli alerta que não se trata de um trabalho para amadores ou que possa ser resolvido apenas com tecnologia. “O toque humano é fundamental”, diz.

A pandemia é um fator complicador do employee experience, porém, ações otimizadas na prática podem minimizar muitos problemas oriundos desta época, como a flexibilização das jornadas de trabalho, o trabalho remoto, ações de saúde mental etc. “Todas estas possíveis ações, cuidadosamente harmonizadas, podem fazer do limão uma deliciosa limonada nas empresas, alavancando resultados tangíveis e intangíveis”, aconselha Rogerio Bragherolli.

“Atualmente, existem algumas soluções, como a metodologia chamada Employee Experience Plus, que ajuda a viabilizar a jornada do colaborador através da implementação ágil e inteligente de ações de Potencialização de Capital Humano, gerando um ganha-ganha entre empregado e empregador”, complementa.

Toda empresa que quer fidelizar um cliente, encantá-lo, proporcionar a melhor experiência possível faz sempre uma pergunta básica: “como você quer ser atendido?” Se o caminho para se implementar o customer experience é este, para se implementar o employee experience é exatamente o mesmo: pergunte aos seus funcionários como eles querem ser atendidos e avalie de forma sistemática se essa entrega está sendo ou não realizada.

E aqui cabe um alerta: quem pergunta sempre corre o risco de escutar uma resposta que não gostaria de ouvir. “Neste processo, sempre que não for possível atender uma solicitação de um colaborador, conceda o feedback ao funcionário explicando o porquê, naquele momento, não é possível atender tal demanda. Se este feedback não acontecer em 100% dos casos, certamente o processo de implementação do employee experience irá naufragar”, ensina Vagner Sandoval.

Segundo o professor, a jornada do colaborador é aplicada dentro das organizações através de uma liderança motivadora, de um ambiente organizacional agradável, da adoção de planos de carreira formatados de forma clara e justa e através da concessão de benefícios que agregam valor na ótica do colaborador. Usado de forma estratégica e consistente, este conjunto de fatores garante uma eficaz implementação da cultura de employee experience.


+ Notícias 

Estratégias para colocar o Customer Experience em prática 

Quais os melhores métodos para a gestão de projetos eficiente? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]