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Nova diretora de clientes da Brasilseg aponta futuro do setor de seguros

Nova diretora de clientes da Brasilseg aponta futuro do setor de seguros

Gabriela Bianco enxerga um mercado em transformação e com grande potencial para ganhar penetração

Dizer que a pandemia mudou o comportamento do consumidor já virou commoditie. No mercado, as empresas que ainda não entenderam a necessidade de ir para o digital, oferecer praticidade em seus produtos e serviços ou pensar por um lado mais social e sustentável, ou faliram ou estão a caminho de. A palavra do momento já deixou de ser reinvenção e passou a ser ação, quem ainda não mostrou na prática está atrasado.

O setor de seguros tem sentido isso na pele no Brasil. Bastante tradicional e com baixa penetração de mercado, os últimos semestres foram de alteração do cenário para a categoria. Os números da Brasilseg, empresa da BB Seguros, comprovam isso.

Desde o início da pandemia, a empresa registrou um crescimento de 21% na venda total de seguro de vida. O interessante de notar é que, no mesmo período, o aumento do público com até 20 anos foi de 204%. Nas faixas de até 25 anos e até 30 anos, as altas também chamam a atenção: 81% e 66%, respectivamente. Para atrair esse público foi necessário oferecer algo a mais.

Gabriela Bianco, que acaba de assumir a Diretoria de Clientes, nova área criada dentro da Brasilseg, comenta a importância de estar preparado para novas demandas. “Observamos nos últimos tempos o crescimento significativo da procura de seguro de vida pelo público mais jovem. Interessante porque nos preparamos para uma jornada mais digital e esse público jovem, que é nativo digital, é uma penetração importante para o momento que a gente vive. Precisamos levar mais proteção para a população”, diz.

Gabriela Bianco assumiu recentemente a Diretoria de Clientes da Brasilseg. Foto: Divulgação

Outro formato de seguro que registrou aumento significativo foi o residencial, um crescimento de 44% apenas nas contratações via site e aplicativo – o que mostra como as preocupações trazidas pela pandemia alavancaram o setor.

Um novo propósito

Com um foco maior no cliente, prova disso é a criação da área que Bianco acaba de assumir, a Brasilseg passa por uma profunda transformação. O entendimento de que é preciso inovar e repensar modelos disponíveis no mercado para aumentar a penetração da categoria encaminha as estratégias.

“Um dos nossos principais produtos hoje, o seguro de vida, sofreu uma reformulação e se tornou um seguro para a vida, não de vida. Ele traz benefícios pensando em dar suporte em toda a jornada, trazendo terapia online, monitoramento cardíaco e muitos outros benefícios que facilitam o dia a dia dos segurados”, conta Gabriela Bianco.

Aliás, foi a possibilidade de transformação e de democratização dos seguros que chamou a atenção da executiva para aceitar o desafio de dirigir a área de clientes da Brasilseg. Antes, ela era responsável pela mesma área na Vivo/Telefônica.

“Vejo o setor de seguros como de extrema importância para a população, e hoje a menor parte conta com um seguro. O mercado é carente, mas isso está mudando, mesmo que a penetração ainda seja baixa. Há uma grande preocupação em trazer inovação. É um setor super tradicional, bastante regulado, com processos críticos de avaliação de risco, enfim, mas que está disposto e sensibilizado a fazer uma transformação, em simplificar processos. Com isso, o consumidor ganha produtos mais aderentes, com uma linguagem mais simples. Um dos fatores hoje é a dificuldade de entendimento, então uma linguagem mais simples significa mais acesso”, explica a diretora de clientes.

A experiência híbrida

Mas, claro que para que tudo isso se torne realidade, a preocupação com a experiência oferecida em toda a jornada precisa andar lado a lado. De acordo com Bianco, para que a transformação ocorra da melhor maneira, é preciso manter o foco na análise de dados, de forma a entender o que está funcionando e tomar decisões certas quando se tratar de inovações.

O crescimento do digital foi intenso nos últimos meses, mas há uma visão de que, apesar de existir a possibilidade de realizar jornadas de forma 100% online, o caminho não pode ser singular. “Não é uma estratégia only digital, é uma estratégia de ter os canais adequados a cada perfil de cliente. Mesmo que a pandemia tenha acelerado o contato dos públicos mais idosos com o digital, é necessário manter um atendimento humano, as pessoas estão sentindo falta do contato humano”, afirma Gabriela.

Dentro dessa multicanalidade, o objetivo agora é garantir uma jornada fluida e sem fricções. Todo esforço ainda é pouco para convencer o brasileiro da importância de se investir em seguro.


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