Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dia do Orgulho Nerd: entenda a importância da data para o varejo

Dia do Orgulho Nerd: entenda a importância da data para o varejo

A data comemora dois grandes acontecimentos da cultura pop e traz ao varejo grandes oportunidades de venda

O Dia do Orgulho Nerd, comemorado em 25 de maio, pode ser mais importante para o varejo do que o imaginado. Ainda assim, poucas empresas enxergam nele um grande potencial a ser explorado: o apelo de uma comunidade construída a partir do consumo.

Ainda que não pareça, a comunidade geek/nerd é bastante focada no consumo: sejam filmes, livros e séries, tudo começa a partir da busca pelo produto. E é por isso que, em datas comemorativas, o varejo ganha uma importante oportunidade de venda, uma vez que o público é bastante apegado às tradições e busca produtos e serviços que os auxiliem em sua jornada.

Um dos varejos de moda bastante influentes no segmento é a loja Riachuelo, que há algum tempo desempenha um papel importante: trazer a cultura geek para o vestuário. A empresa destaca como datas comemorativas ao segmento podem ser uma mina de ouro ao varejo.

“Estamos bem animados. Todo ano a data é um sucesso e os clientes se engajam bastante. Para ter uma ideia, impulsionamos as vendas de produtos geek em dois dígitos, ano após ano”, comenta Julia Medeiros, gerente de Produtos Licenciados da Riachuelo.

De onde surgiu o Dia do Orgulho Nerd?

Pode parecer apenas uma data comum para comemoração, mas, na verdade, o Dia do Orgulho Nerd é bastante caro à comunidade nerd. Isso porque ele traz a comemoração de dois marcos importantes da cultura pop: a data do lançamento do episódio IV de Star Wars – Uma Nova Esperança, que estreou nos cinemas em 25 de maio de 1977; e o Dia da Toalha, uma referência à série de livros “Guia do Mochileiro das Galáxias”, um clássico de ficção científica. Essa segunda comemoração é uma homenagem ao escritor da série de livros, Douglas Adam, que faleceu em 2001.

Assim, por ser a junção de duas obras clássicas de ficção científica e bastante espalhadas e prestigiadas pela comunidade, é comum que os geeks e nerds se disponham a postar em suas redes sociais fotos comemorativas — boa parte delas com uma toalha em mãos. O motivo do uso da toalha, segundo Douglas Adam, se dá porque o objeto é um importante item de sobrevivência.

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa”, diz o trecho do livro.

Além de uma questão de orgulho para a própria comunidade, que se reconhece enquanto geek e nerd, é esperado também um movimento do varejo para esse segmento, que vem crescendo ano após ano.

Uma oportunidade de ouro

De acordo com Julia Medeiros, a data tem uma grande expectativa anualmente para a Riachuelo. Por isso a necessidade de reconhecer quem é o público nerd geek e como ele faz suas compras.“O público Geek é exigente e bem fiel às suas preferências: jogos, filmes, quadrinhos ou séries, eles buscam, a todo tempo, novidades relacionadas aos temas que apreciam e, nós, temos o cuidado de estarmos sempre atentos para entregar o que eles desejam”, complementa.

Ela também destaca que a busca dentro da marca já se tornou uma referência. “Tudo isso é reflexo também do nosso posicionamento: seguimos, de fato, pessoas, suas histórias e suas inspirações. Por conta do momento atual, trouxemos novidades do universo geek com um mix de produtos completo, que contempla moda casa, produtos para pet e peças para todas as idades e gêneros.”

A importância da existência desse segmento dentro da Riachuelo, para a comunidade, é ter em uma loja de varejo comum a existência de produtos segmentados, visto que roupas e itens nerd/geeks normalmente eram mais encontrados em lojas exclusivas.

Serviços disponíveis atraem o público

Mas nem tudo está exclusivamente relacionado ao vestuário. Assim como vestir-se com orgulho, a comunidade nerd também demanda serviços de internet e catálogo de cultura pop das empresas — que cada vez mais reconhecem o potencial do grupo.

No caso da Vivo, por exemplo, a data foi comemorada com ofertas e condições de pagamento especiais com produtos e serviços voltados ao mundo tecnológico seja ele gamer, geek ou nerd.

“A Vivo vem ampliando seu portfólio de eletrônicos para oferecer soluções cada vez mais completas para todas as necessidades dos consumidores, dentro do conceito Tem Tudo na Vivo. Os acessórios e gadgets dessa campanha atendem os diversos perfis de gamers e entusiastas das culturas geek e nerd, que já estão mais familiarizados com a tecnologia, até quem quer começar a transformar sua casa em uma smarthome com apenas um produto”, afirma Alan Hessel, diretor de Consumer Electronics da Vivo.

Dessa forma, as empresas conquistam o mercado e trazem com ele experiências que atraem a comunidade. Afinal, o nerd/geek é ávido por consumo, é verdade, mas também tem uma base de procura bastante segmentada. Eis então a importância de começar a aprofundar as ações referentes a essa comunidade.


+ Notícias

Saiba quais são as marcas mais consumidas pelos gamers

Magazine Luiza anuncia compra da plataforma geek Jovem Nerd

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]