Burger King anuncia restaurante com produtos 100% vegetais

A unidade funcionará com hambúrgueres vegetais por quatro dias e será lançada na Alemanha

Foto: Shutterstock

No Dia Mundial do Hambúrguer (28 de maio), o Burger King faz um dos anúncios mais engajados para o setor de alimentos originados de carne: o lançamento de uma unidade do restaurante que só serve hambúrgueres de origem vegetal.

A primeira unidade será lançada no dia 7 de junho de 2021, em Colônia, cidade na Alemanha, e terá em seu cardápio apenas opções vegetarianas. De acordo com a nota, o restaurante servirá inicialmente o Whopper Veggie, Halloumi King e introduzirá uma nova opção: Long Chicken Burguer, com carne vegetal.

Desde 2002 a marca já vinha experimentando opções vegetarianas para adequar o cardápio a todos. Recentemente, o Burger King lançou seu hambúrguer vegetal — o Whopper Veggie — em mais de 35 países espalhados em quatro continentes.

No começo do ano, a rede já havia anunciado um hambúrguer totalmente vegano, com lançamento inicial no Reino Unido. A composição era feita por feijão, alface, pão, tomate, ketchup e maionese vegana, sob o nome de Vegan Bean Burguer.

A ideia da companhia é deixar que a unidade venda apenas opções sem carne por quatro dias, depois voltará a ter seu menu normal — mantendo a inclusão de seus lanches vegetarianos. Assim, o Burger King pretende incentivar a ingestão de hambúrgueres de origem vegetal.

Produtos vegetais ganham força no mercado

A tendência de produzir uma carne vegetal não é recente, mas tem ganhado mais aderência nos últimos anos. Com uma maior discussão na mídia sobre sustentabilidade, mais pessoas aderiram ao vegetarianismo e veganismo. E, para algumas delas, é mais difícil desapegar da carne de origem animal.

Com 30 milhões de autodeclarados veganos ou vegetarianos no Brasil, segundo pesquisa do Ibope, as empresas tendem a atualizar os produtos oferecidos para atender a essa (não tão) nova demanda. No caso do Burger King, a nova unidade funcionará como um teste: conhecer melhor o alcance desse público. E o Brasil pode ser mais um modelo no futuro.

Segundo a startup 100 Foods, esse mercado de carnes vegetais cresceu 11% em 2020 no Brasil. Assim, surgiram as famosas carnes vegetais: com um sabor igual ou semelhante à carne comum, mas sem origem animal. Normalmente, são compostas por vegetais, folhas e outros nutrientes, de forma também a garantir as proteínas.

Por unirem a questão social da ingestão de carne com um sabor conhecido e agradável, os hambúrgueres do futuro têm feito sucesso. Não à toa, muitos restaurantes vegetarianos e veganos ganharam espaço na pandemia, assim como os já tradicionais estabelecimentos — inclusive nas redes de fast food — tem trazido opções nesse estilo para o cardápio.


+ Notícias

Burguer King lança sanduíche vegetariano

Burger King lança no Brasil versão do Whopper com hambúrguer à base de plantas




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS