Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pandemia aumenta a busca por uma alimentação prática e saudável

Pandemia aumenta a busca por uma alimentação prática e saudável

Ritmo de vida durante a pandemia e na retomada das atividades exige mais opções de alimentação prática, porém saudáveis

A pandemia despertou nos brasileiros uma preocupação com a saúde e com o bem-estar. Uma alimentação prática e saudável em busca de aumentar a imunidade tornou-se o objetivo de muita gente que antes não se preocupava tanto com a qualidade nutricional do cardápio diário.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela NutriNet Brasil, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), houve um aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia da Covid-19 em 2020.

Mas, ao mesmo tempo, o estudo indicou que nem todos pensaram em praticidade da mesma forma. Nas regiões Norte e Nordeste e entre pessoas de escolaridade mais baixa houve aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, produtos industrializados que contêm adição de ingredientes, como açúcares, sais, adoçantes, corantes, aromatizantes e conservantes, que não são benéficos se consumidos em quantidade.

Outro dado interessante: de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde sobre Sobrepeso e Obesidade, realizada pelo IBGE e divulgada em outubro de 2020, 60,3% da população brasileira acima dos 18 anos está com excesso de peso.

Então, o fato é que enquanto alguns começaram a buscar uma alimentação mais natural, visando a manutenção da saúde, outros preferiram a praticidade dos processados e ultraprocessados. E o resultado dessa balança é uma população predominantemente obesa.

Mudança de hábitos e as oportunidades de mercado

Jordan Rizetto, Diretor Geral da Herbalife Nutrition no Brasil, concorda que a pandemia despertou hábitos alimentares mais saudáveis na população.

Na pesquisa global encomendada pela Herbalife Nutrition e realizada pela OnePoll, em outubro de 2020, denominada Hábitos Alimentares na Pandemia, 47% dos brasileiros começaram a tomar consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares.

Esse novo cenário levou ao aumento do número de pessoas em busca de um estilo de vida mais saudável. E, ao identificar o crescimento na demanda para este mercado, a empresa investiu em ações inovadoras para manter-se cada vez mais próxima de seus clientes, oferecendo, além de produtos, soluções para auxiliá-los nesta jornada de mudanças de hábitos.

“No ano passado, por exemplo, a companhia lançou a campanha Life ON, que oferece um portal para pessoas que querem levar uma vida ativa e saudável. Nele, o cliente encontra artigos sobre saúde, receitas balanceadas e exercícios físicos. Fora o fato de ele poder contar com o apoio de um Consultor Independente nesse processo, que é nosso grande diferencial”, exemplifica o diretor geral.

Inovação de produtos para uma alimentação prática

O fato é que a pandemia impactou bastante a rotina das pessoas. Conciliar o trabalho com as tarefas domésticas tornou o dia a dia cada vez mais agitado. E, nesse sentido, as marcas enxergaram uma oportunidade para oferecer produtos ao consumidor visando preencher essa lacuna do interesse por uma alimentação saudável, mas ao mesmo tempo, prática.

“Dessa forma, por meio de nossos substitutos parciais de refeições, como shakes e sopas, oferecemos uma alimentação saudável e nutritiva com praticidade e rapidez no preparo. Em relação às inovações, lançamos há menos de um mês a Nutri Soup Creme de Carne com Batata Doce, uma refeição de apenas 202 calorias, que fica pronta em 3 minutos”, explica Rizetto.

A praticidade aliada à nutrição saudável é um fator a ser considerado, mas, segundo o mais recente relatório global da Mintel, Global Food and Drink Trends 2021, a consultoria prevê uma tendência em que formulações inovadoras de alimentos e bebidas poderão oferecer soluções para o bem-estar mental e emocional dos consumidores, além dos nutricionais.

Isso significa que os consumidores vão procurar por mais alimentos e bebidas funcionais que afirmam ajudar as pessoas a se concentrar, relaxar ou aliviar as preocupações com a saúde emocional.

E um momento de calma e controle pode ser adquirido por rituais de preparação e apresentação, por exemplo. Novos formatos de café na Ásia já estão fazendo da preparação um momento de ritual mais importante do que o consumo em si.

Na China, 77% dos adultos concordam que um senso de ritual na vida diária ajuda a elevar o humor. Já nos EUA, uma marca de chocolate premium chamada Vosges oferece produtos diferenciados com os seus chocolates, como a caixa de trufas exóticas que acompanham cristais e um baralho para meditação.

O que esperar para os próximos anos

Ainda segundo o relatório da Mintel, à medida que os mercados começam a reabrir, após as restrições da Covid-19, o ritmo de vida fica mais ocupado – exigindo mais opções de alimentação prática.

Por isso, os consumidores vão esperar uma comida de conveniência, que economize tempo. Nos próximos anos, as marcas também serão desafiadas a responder a novas definições de qualidade e garantir que o comércio eletrônico seja acessível para compradores de todos os níveis socioeconômicos.

Jordan Rizetto, também aposta nesse cenário: “Acreditamos que essa mudança no comportamento dos consumidores vai se manter nos próximos anos. Porém, além de oferecer produtos saudáveis e nutritivos de qualidade, acreditamos que o relacionamento com o cliente faz e continuará fazendo toda a diferença”, pontua.

Para isso, a Herbalife investe em treinamentos online e promoções para apoiar e incentivar os consultores independentes em seus negócios, já que eles têm o contato direto com os consumidores.

A empresa ainda conta com o programa Cliente Premium, que oferece promoções diferenciadas e descontos progressivos ao consumidor com o objetivo de fidelizá-lo, além de realizar a entrega direta dos produtos ao cliente, reduzindo custos e acelerando os prazos de recebimento.

“É importante ressaltar que nós já estávamos em um processo de transformação digital e, assim como para a maioria das empresas, esse processo se acelerou. Focamos em disponibilizar todos os conteúdos que os Consultores Independentes precisam para desenvolver suas atividades, treinamentos e vendas para o ambiente digital. Outra adaptação foi transformar os eventos presenciais, tão característicos da venda direta, em eventos online sem perder a atratividade, audiência e relevância. Nesse sentido estamos tendo cada vez mais êxito neles”, finaliza Jordan Rizetto.


+ Notícias 

Burger King anuncia restaurante com produtos 100% vegetais 

8 motivos para incluir a prática da meditação na rotina 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]