Minerva Foods certifica 100% das operações com energia renovável

Unidades da companhia contarão com certificações que garantem o uso de energia eólica e de hidrelétricas

Foto: Unsplash

Como parte de sua agenda ESG, a maior exportadora de carne bovina da América do Sul, anunciou a compra de mais de 369 mil certificados de energia renovável para 100% de suas operações. A Minerva Foods, que também é uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, torna-se assim a primeira empresa do setor a ter emissões líquidas zero no escopo 2, que é a classificação dada a emissões da energia adquirida.

“Os certificados rastreiam os megawatts-hora consumidos e garantem que eles provêm de uma fonte renovável, com isso viabilizamos uma nova forma de comprovar a rastreabilidade da energia que estamos consumindo”, afirma Taciano Custódio, diretor de sustentabilidade da Minerva Foods. “Essa meta de nosso compromisso com a sustentabilidade já foi atingida em 2020 e seguiremos dessa forma como parte da nossa estratégia para sermos Carbono Neutro até 2035”, disse o executivo sobre os planos ESG da multinacional.

Para o Brasil, a Minerva adquiriu certificados de energia eólica, enquanto para outros países da América do Sul foram comprados os certificados de energia mista — eólica e hidrelétrica.

Assim, de acordo com a empresa, toda sua matriz energética é renovável em todas as operações.

Segundo a empresa, a iniciativa reforça o compromisso com sustentabilidade, conforme combate ao aquecimento global e mudanças climáticas. Com foco nas emissões, a Minerva diz que se compromete a reduzir em 30% a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos escopos 1 (emissões próprias) e 2 até 2030, além de manter sua matriz energética carbono neutro com 100% da energia advinda de fontes renováveis.

Para os próximos anos, a Minerva Foods investirá até R$ 1,5 bilhão em projetos que ajudam a reduzir as emissões em toda a cadeia produtiva.

Investimentos em ESG

Uma das maiores companhias de proteína animal do mundo, a Minerva Foods soma 11 unidades de abate em diferentes Estados brasileiros. Com capacidade para abater 26,4 mil bovinos por dia, a empresa tem aproveitado sua magnitude e expertise no segmento para avançar sua agenda ESG.

Neste ano, ela reafirmou sua parceria com o Projeto Arrastão, que dá suporte a famílias carentes da região do Campo Limpo, em São Paulo, com o fornecimento mensal de 340 kg de carne bovina ao projeto. Paralelamente, ela introduziu tags de tecnologia própria para rastreamento aos consumidores, que podem consultar a origem e o tratamento da proteína animal.

 


+ Notícias

Carrefour abre editais para apoiar empreendedorismo negro

Calculadoras ESG propõem medir emissão de carbono






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS