Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que é a Geração Zero e o dever das marcas em apoiá-la

O que é a Geração Zero e o dever das marcas em apoiá-la

Zero desperdício, zero impacto, zero enrolação: esses são algumas reinvindicações da Geração Zero

O estudo das gerações é fascinante e fundamental para entendermos o mundo em que vivemos. A todo momento, especialistas identificam características e adoções de novos comportamentos que impactam a sociedade como um todo e influenciam mercados.

Segundo a consultoria de tendências de comportamento Dezon, por exemplo, a geração Z – formada pelos nascidos entre 1995 a 2010 – tem se preocupado tanto com as causas ambientais e tornado evidentes temas como a economia circular e zero lixo que já pode ser chamada de Geração Zero.

“Com eles, nos obrigamos a repensar as consequências do nosso impacto e deixar de medir esforços para recomeçarmos do zero: zero desperdício, zero impacto, zero enrolação”, afirma Iza Dezon, especialista em tendências e co-founder da Dezon.

Classicamente apelidados de Nativos Digitais em 2001 pelo professor americano Marc Prensky, os membros dessa geração, de acordo com a especialista, também podem ser vistos como Nativos Ecológicos, uma vez que desde de cedo foram bombardeados com questões que envolvem o meio ambiente.

As crises e debates ambientais têm impacto direto no futuro dessa geração, por isso, eles se importam e se responsabilizam pelo tema com mais força e engajamento, observando com mais atenção como empresas, governos e entidades lidam com os recursos naturais e enxergam o futuro do planeta.

Além disso, 2020 pode ser considerado um marco na trajetória dos Z: pandemia, recessão, protestos, eleições e muito mais estão moldando os hábitos, valores e visão do mundo dos mais jovens. Uma pesquisa da consultoria Morning Consult sobre como o ano passado alterou as perspectivas da Geração Z mostra que o grupo mantém controle de seu próprio destino: 85% dos participantes afirmam que o futuro será determinado pelas escolhas dos jovens.

Comportamentos da Geração Zero

Para Iza Dezon, a Geração Zero tem se mostrado radical, exigente e a procura de respostas. Ao invés de autoridades ou organizações, são os jovens que têm se posicionado com grandes promessas de esperança para o amanhã.

Além da sustentabilidade como grande protagonista na vida dos integrantes da Geração Z ou Geração Zero, a tecnologia é outro ponto determinante para entendermos esse grupo, segundo a especialista.

Por dominarem o uso de dispositivos digitais desde cedo, os jovens dessa geração não procuram apenas diversão quando estão online. Ações no multiverso aparecem também como forma educativa e afetiva. A vida remota não os assusta. Serve, inclusive, como encontro.

De acordo com análises desenvolvidas pela Dezon, esta geração costuma apresentar comportamentos e atitudes como:

  • Não conhecer a vida off-line;
  • Se dispor a rever o seu consumo e estilos de vida;
  • Desejar, permanentemente, se reconectar com a natureza;
  • Buscar por marcas com propósito e ações com significado;
  • Se posicionar politicamente para mudar o mundo;
  • Necessitar se organizar em comunidades de impacto;
  • Usar a tecnologia onipresente para solucionar grandes desafios.

 

Ainda segundo estudos da consultoria, dos aprendizados obtidos investigando os Nativos Ecológicos, a necessidade por mudanças estruturais e sistêmicas é gritante. Para responder aos seus anseios de forma verdadeira e genuína, é fundamental abrir espaço aos questionamentos e às experimentações.

O consumo da Geração Zero

Segundo a pesquisa Os Compradores da Geração Z Exigem Varejo Sustentável, divulgada em janeiro de 2020 pela First Insight, a Geração Z está mais disposta a pagar um valor maior por produtos sustentáveis, assim como estão tomando mais decisões de compra com base em práticas de varejo sustentáveis ​​do que as demais gerações.

O estudo também apontou alguns comportamentos e tendências, como:

  1. A maioria dos consumidores da Geração Z preferem compra marcas ecológicas ​​e está mais disposta a gastar 10% ou mais em produtos sustentáveis.
  2. Geração Z e Millennials (nascidos entre 1980 a 1994) são os mais propensos a tomar decisões de compra com base em valores e princípios (pessoais, sociais e ambientais).
  3. As gerações mais jovens têm maior probabilidade de comprar produtos reciclados.
  4. Modelos de revenda e consignação são mais populares com a Geração Z, Millennials e a Geração X (nascidos entre 1965 a 1980).
  5. Dar e receber presentes sustentáveis ​​foi classificado como o mais importante para a Geração Z, e ela também tem maior probabilidade de devolver e trocar um presente que não seja sustentável.
  6. A maioria dos entrevistados em todas as gerações espera que varejistas e marcas se tornem mais sustentáveis.

 

E as marcas, cada vez mais, estão entendendo e fazendo parte desse processo. Em 2020, o segmento infantil da GAP, varejista especializada em roupas dos Estados Unidos, lançou a campanha Be The Future, uma plataforma para pequenos ativistas americanos compartilharem visões em prol de um futuro sustentável e inclusivo.

Em 2021, a Old Navy, uma das marcas da GAP, anunciou sua meta de eliminar as sacolas plásticas de compras até 2023 nos EUA, Canadá e México e ter todas as lojas da América do Norte participando de seu programa de reciclagem de cabides até o final de 2021.

Já a Banana Republic, outra marca da GAP, anunciou que mais de 60% dos materiais usados ​​em sua coleção de primavera de 2021 são de fontes mais sustentáveis, incluindo estilos de jeans que são projetados com a viabilidade para serem reciclados.

A Geração Z, de acordo com a pesquisa da Morning Consult, acredita firmemente que as corporações e seus líderes desempenham um papel importante e, como tal, devem usar sua influência não apenas para impactar questões políticas e culturais, mas também exigir ações específicas de entidades com poder de promover mudanças sistêmicas.

Ou seja, não basta oferecer um produto, é preciso se posicionar diante do que acontece no mundo. Dois terços da Geração Z nos Estados Unidos, por exemplo, concordam que a forma como as empresas reagem e se expressam em relação ao Black Lives Matter (movimento ativista internacional, com origem na comunidade afro-americana contra a violência direcionada às pessoas negras) afetará permanentemente sua decisão de compras no futuro.

Segundo o levantamento da Morning Consult, os jovens americanos afirmam que as declarações, promessas e os compromissos assumidos pelas empresas hoje desempenharão um papel significativo na decisão de compra deles no futuro.

Uma vez que o mundo é cada vez mais global e sincronizado – e mesmo eventos locais podem ter ressonância em outros países se tocarem pontos sensíveis para a sociedade – a tendência vista em jovens nos Estados Unidos não pode ser ignorada no Brasil. A Geração Zero é conectada e está atenta e as empresas não podem ser esquecer disso.


+ Notícias 

A determinante escolha das marcas para o suporte às causas sociais 

A certeza da mudança e a necessidade do protagonismo 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]