Pesquisar
Close this search box.
/
/
É necessário trabalhar a diversidade para atingir resultados esperados

É necessário trabalhar a diversidade para atingir resultados esperados

Ideias e projetos que promovam a diversidade e a inclusão precisam sair do papel e são de responsabilidade de todos da empresa, inclusive dos funcionários

Inovação, criatividade, colaboração, retenção de talentos, saúde organizacional mais sólida, gente mais feliz e melhor performance financeira: esses são alguns dos benefícios de se trabalhar a diversidade nas empresas.

Mas atenção, se você se animou com as promessas enumeradas nas primeiras linhas deste texto, volte duas casas – posicionado estrategicamente no fim do parágrafo – o verbo trabalhar, de mãos dadas com a palavra diversidade, dá o recado: é preciso empenhar-se para executar, para alcançar, como bem define o dicionário.

Em outras palavras, mais do que dizer-se diversa, é preciso que as organizações estabeleçam estratégias e programas que permitam a real inclusão de colaboradores de diferentes etnias, gêneros, crenças, idades, classes sociais e histórias de vida em suas equipes e, assim, possam explorar bem as contribuições de cada um.

Os benefícios de se trabalhar a diversidade

Quando o assunto é as contribuições da diversidade para as organizações, a matemática é simples: empresas que contam com a colaboração de funcionários de diferentes culturas, orientações sexuais, etnias, idades e classes sociais ganham em pluralidade de visões e soluções e por isso são mais inovadoras e criativas.

Além disso, por se sentirem ouvidas e valorizadas, as pessoas se reconhecem como parte importante de uma estrutura, trabalham mais felizes e trazem mais resultados, inclusive financeiros.

Uma ampla pesquisa publicada em 2020 pela McKinsey & Company, denominada Diversity Matters: América Latina, revelou dados que corroboram para o entendimento de que a diversidade importa nas organizações.

O estudo, que reuniu um conjunto de informações de 700 empresas de capital aberto da América Latina, entrevistou 3.900 funcionários, considerou dados do Índice de Saúde Organizacional (OHI, em inglês) e realizou entrevistas aprofundadas com mais de 30 executivos seniores de empresas líderes na América Latina, destaca a interconexão da diversidade com práticas de negócios positivas, comportamentos eficazes de liderança, saúde organizacional e performance do negócio.

De acordo com o relatório, funcionários de empresas que adotam a diversidade relatam níveis mais altos de colaboração e inovação e têm probabilidade 152% maior de afirmar que podem propor novas ideias e tentar novas formas de fazer as coisas se comparados com empresas que não prezam pela diversidade.

Além disso, o levantamento da McKinsey destaca que o comprometimento das empresas com a diversidade está intimamente relacionado à capacidade de seus líderes de criarem equipes confiáveis e de alta performance. No estudo, funcionários de empresas percebidas como comprometidas com a diversidade apresentam probabilidade 80% maior de concordar que seus líderes promovem a confiança e o diálogo aberto e probabilidade 73% maior de afirmar que a liderança valoriza a equipe.

Por fim, a pesquisa revela ainda que, nas empresas que buscam trabalhar a diversidade, 63% dos funcionários indicam que estão felizes, em comparação com 31% das empresas que não são percebidas como comprometidas com a diversidade.

A importância da igualdade de gênero

Outro dado interessante revelado pelo estudo da McKinsey é o impacto da igualdade de gênero na performance financeira das organizações. Segundo a pesquisa, empresas percebidas pelos funcionários como tendo diversidade de gênero têm probabilidade 93% maior de superar a performance financeira de concorrentes de mercado.

“A diversidade e a inclusão no local de trabalho aumentam o engajamento, a capacidade de inovação e o desempenho das equipes e seus resultados. A igualdade de gênero está contida em uma questão muito maior, a sustentabilidade dos negócios. Neste sentido, destaco que os participantes dos mercados financeiro e de capitais têm papel essencial nesse debate. As empresas que têm igualdade de gênero são mais produtivas e mais atrativas aos investidores, ou seja, são mais lucrativas!”, defende Carolina Cavenaghi, co-fundadora e CEO da Fin4she, empresa que trabalha a equidade de gênero para impulsionar negócios para mulheres e marcas do país.

“A equidade de gênero não é somente a coisa certa a se fazer. É, principalmente, a mais inteligente”, finaliza.

Para funcionar, diversidade precisa se transformar em inclusão

O estudo da McKinsey é apenas um entre tantos que trazem números e que comprovam as contribuições da diversidade para o sucesso das organizações contemporâneas, porém, mais do que afirmar-se diversa, é preciso que as empresas desenvolvam estratégias e formulem ações para transformar a diversidade em inclusão.

“Quando falamos em diversidade dentro de uma organização podemos pensar em um ambiente capaz de criar uma cultura de pertencimento para todos os seus funcionários. Precisamos destacar a importância do diálogo para reforçarmos a urgência da inclusão, do acolhimento e da empatia”, pontua Carolina Cavenaghi.

Para ela, o segredo está em entender que a diversidade é um tema pertinente a todos os integrantes de uma organização, além de estar claramente relacionado à estratégia da empresa.

“Estabelecer valores e uma cultura que apoie o tema é fundamental. Todos dentro da empresa precisam se sentir confortáveis com isso. É importante ter claro que as soluções são diversas – o relevante é o olhar atento a essas individualidades”, avalia.

Para isso, a CEO da Fin4she sugere a promoção de fóruns e debates sobre o tema diversidade, além da necessidade de as pessoas e as empresas assumirem o protagonismo na luta pela causa. “O assunto não pode ser um tabu, é importante que as empresas assumam o papel de protagonistas, assim como todos os seus funcionários. Nós, pessoas, somos uma extensão das empresas e precisamos entender a relevância da nossa transformação e responsabilidade. O mais importante é trabalhar uma cultura de pertencimento”, reforça.

Como trabalhar a diversidade para atingir resultados esperados

1. Garantir a diversificação dos talentos desde a abertura do processo seletivo

Garantir, desde o momento do processo seletivo, a diversificação dos talentos é um dos primeiros passos para as empresas que desejam trabalhar a diversidade. Para isso, é preciso estabelecer metas de diversidade e alinhá-las à estratégia de negócios da empresa.

Um exemplo é a parceria entre a Fin4she e a konect.me, plataforma especializada em conectar pessoas com jobs. A ideia é facilitar o processo de contratação de profissionais seguindo os critérios da diversidade de gênero, atenuando a dificuldade que algumas empresas tinham em encontrar profissionais mulheres para ocupar determinados cargos.

“Nosso objetivo não é apenas conectar profissionais e empresas, mas também promover discussões de temas, causas, pautas e movimentos que ajudam a qualificar e transformar o mercado. Parcerias como essa, com a Fin4she, são essenciais na construção de uma sociedade mais justa”, afirma Celio Ashcar Jr., cofounder & partner da plataforma.

Outro ponto que merece destaque durante o processo de contratação, segundo Carolina Cavenaghi é que a descrição para a vaga seja feita através de comunicação clara e transparente, sem adjetivos masculinos e que ao menos 30% dos currículos avaliados sejam de mulheres para realização de entrevistas.

“Também é importante que líderes mulheres façam parte do processo de entrevista e seleção e, se possível, mulheres que ocupem a mesma posição hierárquica da vaga”, explica ela, que destaca que essas práticas, inclusive, devem ser consideradas como metas para líderes de Recursos Humanos.

2. Desenvolver a inclusão como competência das lideranças

Investir na formação de líderes com olhar atento para as diversidades é outra forma de trabalhar a diversidade com o objetivo de alcançar os resultados esperados.

Para isso, o relatório da McKinsey sugere que a liderança inclusiva seja mensurada em avaliações e apoiada por meio de iniciativas de capacitação. A criação de painéis de controle de metas de inclusão, visíveis para toda a empresa, também pode ser uma estratégia.

À lista, a CEO da Fin4she acrescenta a criação de programas de mentorias, com homens e mulheres, em todos os níveis da organização para potenciais talentos, além de planos de carreira para as colaboradoras, principalmente as de média gerência.

3. Assegurar a igualdade e a equidade de oportunidades

Criar políticas para viabilizar a igualdade e a equidade de oportunidades, com remunerações e promoções justas e transparentes também deve ser um dos objetivos das empresas que buscam trabalhar a diversidade.

“É preciso incluir a equidade de gênero no plano estratégico das organizações, com objetivo de monitorar o tema nas promoções e linhas de sucessão. Além disso, também é necessário incluir metas de diversidade de promoção no sênior management/diretoria da empresa e programas internos para estimular o desenvolvimento da carreira de mulheres”, reforça Carolina Cavenaghi.

4. Criar regras para combater a discriminação

Promover o combate a microagressões, incluindo regras rígidas relacionadas a assédio e discriminação é uma das orientações do documento elaborado pela McKinsey para promover a diversidade nas organizações, que reforça a importância de que a empresa seja um espaço aberto para discussões sobre assuntos difíceis e também para que funcionários compartilhem feedback a respeito do comportamento de seus superiores em relação ao tema.

5. Diversidade na prática

Para que a diversidade traga contribuições relevantes para o sucesso organizacional é preciso saber extrair o melhor que cada indivíduo pode oferecer e isso inclui, é claro, as diferenças e particularidades de cada sujeito. Por isso, dar liberdade para que as pessoas “sejam quem elas de fato são”, valorizando seus pontos fortes e incentivando a diversificação de talentos é superimportante.

Além disso, a CEO da Fin4she defende a implementação de modelos de trabalho flexíveis para todos os colaboradores e políticas claras de licença parental para homens e mulheres.


+ Notícias 

Entenda como o Carrefour está quebrando o último tabu do ESG

A determinante escolha das marcas para o suporte às causas sociais 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]