Campanha da Samsung confirma TikTok como bola da vez nas Hashtag Challenges

Rede social cresce como queridinha das marcas que buscam relevância e comunicação com Geração Z

Fonte: Shutterstock

A música da campanha de lançamento da linha de smartphones Galaxy A, da Samsung, virou um desafio de hashtag do TikTok, que dá a deixa a qualquer marca de menor ou maior porte: a rede social está se mostrando um lugar certeiro para campanhas de engajamento com a juventude. Nos desafios das hashs, só dá o TikTok.

Nos Estados Unidos, esta verdade é menos discutível. Marcas de cosméticos como e.l.f.Cosmetics e MAC, Guess, Walmart e Calvin Klein vêm investindo em campanhas com desafios de hashtags na rede social desde pelo menos 2018. E, de fato, o TikTok vem sendo testado por marcas de diversos tamanhos e nichos nos EUA, já que a rede de restaurantes Chipotle, o consórcio de saúde Kaiser Permanente, o banco nova-iorquino Chase Bank e até a extensão de navegador Honey já se aventuraram na abordagem.

No Brasil, marcas conhecidas pela forte conexão com os consumidores têm farejado tal tendência e feito trabalhos de alto impacto no engajamento, como a Netflix e a Apple — isso sem esquecer da Riachuelo, que foi a primeira marca de varejo e de moda do País a explorar o formato, com a tocante e vibrante “Mãe, sua Primeira Influenciadora”.

Com suas comunicações exemplares, essas grandes marcas naturalmente dão seu toque especial nesta receita de sucesso para falar com os jovens. No caso da Samsung, o hit de Malía e do DJ Pedro Sampaio embalam o #PassinhoAbsurdo, que reforça os poderes “absurdos” da linha de smartphones Galaxy — conforme a adjetivação da própria marca sul-coreana para o desempenho das baterias, câmeras e telas de seus produtos.

Toque especial

Criado pela agência F.biz, o desafio #PassinhoAbsurdo usa do sucesso da música da campanha em parceria com Pedro Sampaio e Malía para convidar os internautas a mostrarem seus talentos. O toque especial da sul-coreana está no formato inédito que une o recurso de desafio da plataforma junto com duetos — o que também ajudou a bombar o desafio, já que, ao usar a hashtag, o internauta é convidado a entrar no ritmo para fazer um dueto com os passinhos mais absurdos que existem.

Em poucos dias após o lançamento, a hashtag da campanha superou os 2 bilhões de visualizações na plataforma e mais de 4,5 milhões de engajamento. Um absurdo.

“Em um desenvolvimento a seis mãos (Samsung, F.biz e TikTok), montamos uma ação que, além de muito divertida e conectada com o propósito do produto — que é disponibilizar as melhores ferramentas para que a geração Z e os millennials possam se conectar e produzir seus próprios conteúdos — é extremamente nativa, usando os próprios recursos da plataforma de um jeito inovador”, comenta Ícaro de Abreu, VP de criação da F.biz.

Autenticidade, interação e positividade

A autenticidade é uma grande variável que determina o sucesso nas campanhas de desafios com hashtags no TikTok. O buzz da Samsung no #PassinhoAbsurdo está na coreografia que se mistura com passinhos na metade para baixo do corpo. Na dança, o internauta faz uma coreografia na parte de cima, que foi criada pela influenciadora Juju Franco, enquanto a parte inferior é complementada pelas pernas de astronauta dançando na lua, dedos vestindo patins e dinossauro dançante. O usuário usa o vídeo das pernas que mais gostar.

“A participação massiva dos consumidores na #PassinhoAbsurdo mostra justamente a importância de criar campanhas que promovam um diálogo direto com a comunidade, ressaltando sempre a autenticidade e a linguagem própria do TikTok. Essa é uma das melhores formas de promover engajamento e reforçar a conexão entre marcas e usuários”, diz Juliano Fortini, head de Mídias Digitais & Dados da Divisão de Dispositivos Móveis da Samsung do Brasil.

Além de Juju Franco, Pedro Sampaio e Malía, as interações também são inspiradas por Klara Castanho, Maisa, Duda Pimenta e a curiosa Nobody Sausage, a salsicha dançarina que virou sucesso no TikTok e que também desenvolveu um dos passinhos.

“O TikTok é uma plataforma feita para inspirar, com conteúdos positivos e criativos que só podem ser encontrados aqui. Este desafio da Samsung tem tudo a ver com a nossa comunidade, que é motivada pela autenticidade. Para a marca, é uma oportunidade incrível de se conectar com os nossos criadores e se comunicar com seu público, gerando um engajamento único e relevante, e permitindo que os usuários possam se sentir como verdadeiros embaixadores da Samsung”, afirma a head de Soluções Globais de Negócios do TikTok no Brasil, Gabriela Comazzetto.

 

 


+ Notícias

Chief TikTok Officer e outros cargos inspirados pela Geração Z

TikTok testa plataforma de compras no aplicativo






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS