Pesquisar
Close this search box.
/
/
A ascensão do book tok: o influenciador de livros no Tik Tok

A ascensão do book tok: o influenciador de livros no Tik Tok

Esqueçam as danças. Há um movimento no Tik Tok de jovens que querem apenas falar sobre livros. São os chamados book tokers

Nos últimos meses, o Tik Tok tem atraído outro perfil de jovem que não parece disposto a exibir habilidades na dança em vídeos de poucos segundos. No Reino Unido, é cada vez mais comum um tipo de influenciador que produz conteúdos exclusivamente sobre livros, tudo feito de uma maneira informal, visceral – quase um react – e que tem estimulado a venda de livros em papel entre adolescentes. É o que vem sendo chamado de Book Tok.

O assunto foi abordado em uma recente reportagem do The Guardian, que contou as histórias de diversos  influenciadores, caso das irmãs Elodie e Mireille Lee, donas das contas @alifeofliterature no TikTok.

Crédito: reprodução

Tudo começou, segundo Mireille, quando ela convenceu a irmã, Elodie, a ler o romance juvenil “A Seleção”, de Kiera Cass. “Eu não queria ler. Eu gostava de jogos”, lembra Elodie, que afirma ter sido mordida pelo “bicho da leitura” e daí não parou mais. A conta no TikTok foi consequência.

No primeiro vídeo, Elodie mostrou cenas inspiradas na estética ou clima da obra “A Seleção” e o resultado foi animador para uma estreante no universo das influenciadoras: 1 mil curtidas em um único dia. Mireille, então, decidiu se juntar a irmã e, hoje, elas contam com 284 mil e aproximadamente 6 milhões de curtidas.

Um dos vídeos de maior sucesso delas é sobre a obra “We Were Liars”, de E Lockhart, que mostra fotos de cenas dramáticas e glamorosas de um belo litoral, praticamente um resumo do conteúdo do livro. Hoje, os vídeos tem uma única proposta: elas não resenham livros, mas, segundo palavras delas, o objetivo é “convencer você a ler livros com base em sua estética”.

Outro exemplo de book toker é Ayman Chaudhary, de 20 anos, estudante na universidade de Chicago. Ela notou uma explosão de “likes” quando postou um vídeo com comentários sobre a obra A Canção de Aquiles  de Madeline Miller.

Chaudhary diz que os vídeos surgiram durante o lockdown, estimulada pelo “tédio da quarentena. “Nunca planejei fazer conteúdo. Achei que não tinha nada de especial ou novo a dizer”. Hoje, ela tem 258.000 seguidores e 16,2 milhões de likes em sua conta @aymansbooks.

Livrarias e editoras animadas

Quem anda animado com o movimento de book tok são livrarias e editoras, que enxergam no fenômeno de jovens influenciadores de livro uma maneira de se reinventarem após o forte impacto da transformação digital na venda de livros físicos.

Ayman Chaudhary, book toker

“O grupo de pessoas que compram livros para jovens é limitado a alguns milhares de amantes dedicados do gênero. Por outro lado, o BookTok é empolgante, com seus vídeos curtos e divertidos trazendo uma nova e poderosa oportunidade de alcançar e envolver os não leitores, para criar mais amantes de livros”, diz Kat McKenna, consultora de marketing e marca especializada em livros infantis e jovens em entrevista ao The Guardian.

Um exemplo dessa euforia de McKenna e outros profissionais da indústria da cultura é o romance de 2017 de Adam Silvera, de nome “Ambos Morrem no Final”.

Recentemente, diversos book tokers começaram a se filmar antes e depois de ler o livro. Em março, a obra atingiu o topo das paradas de ficção adolescente, vendendo mais de 4 mil cópias por semana. O livro vendeu mais de 200 mil cópias no Reino Unido, sendo que bem mais da metade das vendas ocorreu em 2021 – e após os vídeos. A hashtag #adamsilvera foi visto 10,8 milhões de vezes). Será que a moda pega no Brasil?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]