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Conheça o Jakob, novo assistente virtual da Volvo

Conheça o Jakob, novo assistente virtual da Volvo

Em homenagem ao nome do primeiro carro da marca, de 1927, Jakob chega ao Brasil como assistente virtual exclusivo dos clientes no país

Seguindo na linha digitalização integrada à jornada do cliente, a Volvo Car Brasil anunciou seu mais novo assistente virtual: o Jakob, pensado para facilitar e aprimorar a experiência do motorista durante todo o período em que o consumidor mantém o carro. Capaz de agendar revisões, tirar dúvidas e até mesmo traçar a rota para a concessionária mais próxima, o Jakob veio para revolucionar a maneira de se dirigir.

Segundo a Volvo, o Jakob vem para suprir a necessidade de alinhar a tecnologia operacional do próprio carro aos “apêndices” que normalmente são utilizados dentro dele — O GPS é um exemplo. Além da parte automática, o assistente virtual vem também para manter um contato constante com o consumidor no pós-venda.

“A Volvo Cars é uma marca que sempre pensa nas pessoas em primeiro lugar. Por isso, estamos sempre preocupados em otimizar a experiência do consumidor. E uma coisa muito importante para isso é um atendimento com informações rápidas e fáceis de obter. Por isso a criação de um chatbot que entende aquilo que você escreve ao invés de um recurso limitado por menus e opções”, explica Robson Gomes, Diretor de Consumer Enterprise Digital na Volvo Car Brasil.

A era do assistente virtual

Além das inúmeras tarefas que o assistente virtual pode realizar, o Jakob também teve seu nome planejado. Trata-se de uma referência ao primeiro carro desenvolvido pela montadora em 1927, que recebeu o nome de ÖV 4, mas ficou popularmente conhecido pelo nome Jakob.

assistente virtual
OV 4 de 1927 | Foto: Volvo Car Brasil

Segundo a Volvo, desde o lançamento do assistente virtual, já foram realizadas mais de 13 mil solicitações de 68 diferentes cidades. Cerca de 700 consumidores finais interagiram com o Jakob. O recurso tecnológico chega em conjunto do novo modelo da marca, XC40 Recharge Pure Electric, que está em pré-venda no Brasil. Assim, Jakob está em processo de “treinamento” para responder dúvidas sobre o veículo.

Além de auxiliar no processo de venda do novo modelo, Jakob também foi pensado para responder dúvidas sobre carros elétricos, pegando como base o C40, modelo da marca que chega no início de 2022 e tem seu funcionamento totalmente ecológico, sem uso de combustão.

A empresa destaca que o Jakob oferecerá serviços de curiosidades com a história da Volvo, catálogos digitais dos produtos, o Family Bond, o novo E-commerce, Volvo Lovers, Volvo Selekt, entre outros.

Investimento em inteligência artificial

Para evitar possíveis falhas no funcionamento da ferramenta, a Volvo tem investido boa parte de seus recursos para aprimorar a inteligência artificial na qual Jakob se baseia. A ideia, segundo a empresa, é deixá-lo o mais inteligente possível sobre toda a funcionalidade do carro, de forma a fazê-lo, de fato, interagir com o consumidor final.

“Afinal, ninguém quer ter a temida mensagem: desculpe, mas não consegui compreender”, comenta Robson.

Todo o processo de formulação do Jakob vem para aproximar o consumidor da marca no pós-venda, sobretudo sem a necessidade de estar presente em uma concessionária. “Encontrar a solução dentro da companhia é menos complexo do que imaginar as infinitas opções de interação do consumidor final. Por isso toda interação nos traz inovação e auxilia na implementação de novos recursos”, afirma Eduardo Rossatto, analista de Consumer Enterprise Digital na Volvo Car Brasil.

Vale salientar que o assistente é exclusivo aos clientes brasileiros. “Ter um atendimento com informações rápidas, fáceis e sem muita burocracia é hoje um dos pilares para uma boa experiência do consumidor. Criar o Jakob foi mais uma solução que a Volvo Car Brasil encontrou para facilitar a vida dos nossos clientes”, conclui Eduardo.


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