Conheça o Jakob, novo assistente virtual da Volvo

Em homenagem ao nome do primeiro carro da marca, de 1927, Jakob chega ao Brasil como assistente virtual exclusivo dos clientes no país

Foto: Divulgação Volvo Car Brasil

Seguindo na linha digitalização integrada à jornada do cliente, a Volvo Car Brasil anunciou seu mais novo assistente virtual: o Jakob, pensado para facilitar e aprimorar a experiência do motorista durante todo o período em que o consumidor mantém o carro. Capaz de agendar revisões, tirar dúvidas e até mesmo traçar a rota para a concessionária mais próxima, o Jakob veio para revolucionar a maneira de se dirigir.

Segundo a Volvo, o Jakob vem para suprir a necessidade de alinhar a tecnologia operacional do próprio carro aos “apêndices” que normalmente são utilizados dentro dele — O GPS é um exemplo. Além da parte automática, o assistente virtual vem também para manter um contato constante com o consumidor no pós-venda.

“A Volvo Cars é uma marca que sempre pensa nas pessoas em primeiro lugar. Por isso, estamos sempre preocupados em otimizar a experiência do consumidor. E uma coisa muito importante para isso é um atendimento com informações rápidas e fáceis de obter. Por isso a criação de um chatbot que entende aquilo que você escreve ao invés de um recurso limitado por menus e opções”, explica Robson Gomes, Diretor de Consumer Enterprise Digital na Volvo Car Brasil.

A era do assistente virtual

Além das inúmeras tarefas que o assistente virtual pode realizar, o Jakob também teve seu nome planejado. Trata-se de uma referência ao primeiro carro desenvolvido pela montadora em 1927, que recebeu o nome de ÖV 4, mas ficou popularmente conhecido pelo nome Jakob.

assistente virtual

OV 4 de 1927 | Foto: Volvo Car Brasil

Segundo a Volvo, desde o lançamento do assistente virtual, já foram realizadas mais de 13 mil solicitações de 68 diferentes cidades. Cerca de 700 consumidores finais interagiram com o Jakob. O recurso tecnológico chega em conjunto do novo modelo da marca, XC40 Recharge Pure Electric, que está em pré-venda no Brasil. Assim, Jakob está em processo de “treinamento” para responder dúvidas sobre o veículo.

Além de auxiliar no processo de venda do novo modelo, Jakob também foi pensado para responder dúvidas sobre carros elétricos, pegando como base o C40, modelo da marca que chega no início de 2022 e tem seu funcionamento totalmente ecológico, sem uso de combustão.

A empresa destaca que o Jakob oferecerá serviços de curiosidades com a história da Volvo, catálogos digitais dos produtos, o Family Bond, o novo E-commerce, Volvo Lovers, Volvo Selekt, entre outros.

Investimento em inteligência artificial

Para evitar possíveis falhas no funcionamento da ferramenta, a Volvo tem investido boa parte de seus recursos para aprimorar a inteligência artificial na qual Jakob se baseia. A ideia, segundo a empresa, é deixá-lo o mais inteligente possível sobre toda a funcionalidade do carro, de forma a fazê-lo, de fato, interagir com o consumidor final.

“Afinal, ninguém quer ter a temida mensagem: desculpe, mas não consegui compreender”, comenta Robson.

Todo o processo de formulação do Jakob vem para aproximar o consumidor da marca no pós-venda, sobretudo sem a necessidade de estar presente em uma concessionária. “Encontrar a solução dentro da companhia é menos complexo do que imaginar as infinitas opções de interação do consumidor final. Por isso toda interação nos traz inovação e auxilia na implementação de novos recursos”, afirma Eduardo Rossatto, analista de Consumer Enterprise Digital na Volvo Car Brasil.

Vale salientar que o assistente é exclusivo aos clientes brasileiros. “Ter um atendimento com informações rápidas, fáceis e sem muita burocracia é hoje um dos pilares para uma boa experiência do consumidor. Criar o Jakob foi mais uma solução que a Volvo Car Brasil encontrou para facilitar a vida dos nossos clientes”, conclui Eduardo.


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