Pesquisar
Close this search box.
/
/
12 dicas certeiras para aumentar o engajamento no seu Instagram

12 dicas certeiras para aumentar o engajamento no seu Instagram

Com mais de 98 milhões de usuários no Brasil, pode parecer difícil se destacar na multidão de perfis no Instagram. A especialista Camila Silveira dá as dicas para você se sobressair

Com uma base de aproximadamente 98,84 milhões de usuários no Brasil, o Instagram é a 4ª rede social mais utilizada pelo brasileiro, segundo pesquisa da CupomValido.com.br em parceria com a empresa de dados alemã Statista. O levantamento Digital 2021, da WeAreSocial em parceria com o Hootsuite, confirma o ranking da plataforma que é usada, segundo o estudo, por 86,3% dos internautas com idade entre 16 e 64 anos.

Um mercado tão vasto representa uma terra de oportunidades na rede social, que hoje é uma grande vitrine para o e-commerce. Seu potencial de vendas vem sendo cada vez mais explorado, principalmente pela sua projeção de crescimento: segundo dados da Statista, a previsão é de que o número de usuários no Instagram no Brasil aumente em 13% entre 2021 e 2025, somando mais de 180 milhões de perfis.

Mas, com um mercado em potencial tão robusto em ascensão, aumenta também a concorrência, e as empresas têm lançado das mais diferentes estratégias para conseguir o seu lugar ao sol.

Para isso, a premissa mais básica é manter o engajamento alto. Confira a seguir as dicas da especialista em crescimento profissional e lucros através das redes sociais Camila Silveira, fundadora da Terra Brasil e da Braesi.

Engajamento no Instagram: o que é e como é mensurado

Segundo a especialista, engajamento nada mais é que a geração de engajar em um movimento e, ao levar isto às redes sociais, podemos entender que é identificação de um nicho ou um número de pessoas compartilhando da mesma causa, em uma integração relevante ao sistema que irá mensurar a sua popularidade – o famoso algoritmo.

“O engajamento é o espelho da relevância do seu papel na causa que você defende ou vende, ou seja, será o nível de exposição e relacionamento que sem dúvidas resultará em seu objetivo”, explica Camila Silveira.

Para a especialista, redes sociais são rentáveis quando mostram soluções a um grande número direcionado de pessoas, à utilidade da sua categoria profissional de uma forma simples e autoral.

“Todas as vezes que as pessoas esquecem o real porquê das redes sociais e se prendem a número de seguidores, elas se distanciam do sucesso, fazendo com que, no máximo, alcancem uma fama não remunerada. Infelizmente acontece com recorrência grande de empresas que fazem publicações diariamente e não conseguem gerar uma comunicação e nenhuma conexão com o público-alvo, se distanciando plenamente de um engajamento ou objetivos”, alerta.

12 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

O Instagram é exatamente uma empresa como as outras, que faz questão de causar relevância e destacar bons conteúdos.

Então, de certa forma, não é o culpado por algumas contas se destacarem mais do que as outras, mas um bom conteúdo sempre ganha uma relevância e maior entrega devido ao engajamento que causa dentro da própria plataforma e, para que a conta realmente possa ganhar destaque dentro da plataforma, é necessário estar atento a alguns critérios. Confira:

Conteúdo relevante
Crie conteúdo que resolva problemas, entretenha ou inspire o público.

Instigue a participação dos usuários
Comentários, salvamentos e compartilhamentos são os grandes responsáveis pelo aumento do algoritmo e pela entrega de posts. Provoque o público com perguntas, enquetes e todas as possibilidades que gerem integração e conexão com seguidores. O relacionamento é o grande responsável e maior combustível para que o engajamento esteja nas alturas.

Mantenha a frequência de postagens
Esteja diariamente presente em todas as formas de publicação disponíveis na plataforma, entendendo a função de cada uma.

Não se esqueça dos stories
Construa uma rotina estratégica de stories onde, pelo menos a cada 3 horas ocorra uma publicação que gere conexão com o público. Deixe o público participar de rotina e hábitos diários.

Atente-se às legendas
Não faça legendas com menos de 4 palavras, pois irá prejudicar a entrega de postagens e o alcance na elevação do algoritmo.

Reels para que te quero!
Neste momento, o modo reels de postagem tem sido o grande responsável pelo maior alcance de público. Portanto, deve ser usado de forma estratégica. É uma ferramenta de vídeos rápidos de até um minuto para algumas contas com um conteúdo de teor mais descontraído, mas nem por isso precisam ser dancinhas ou exposições pessoais. Podem ser criativamente desenvolvidos com posts de fotos ou conteúdos de bastante relevância de uma forma mais leve e descontraída.

Mas…não se esqueça do feed
Claro que mesmo com essas outras postagens, o feed não pode ser esquecido, pois ele é a grande vitrine virtual, onde o cliente, após atraído e interessado no conteúdo, irá certificar o trabalho.

Atenção às hashtags
Muito cuidado com hashtags. Esta técnica pode ser uma grande amiga ou a maior inimiga se não for utilizada com uma estratégia correta, pois palavras que utilizem termos técnicos irão direcionar a página apenas para pessoas conhecedoras desta parte, ou seja, na grande maioria dos casos, concorrentes e não clientes. Para que isso não aconteça, as melhores palavras para serem utilizadas como hashtag são a dor, o desejo e a solução trazidos pelo serviço prestado. É uma ferramenta para ser utilizada com cautela de, no máximo, seis hashtags por publicação.

Localização pode ajudar
Uma boa estratégia para hashtag é utilizar as localizações. Existe um grande número de hashtags estratégicas por cidade e para atrair públicos direcionados de diversos locais.

Posts de utilidade pública
Posts que ensinam algo ao público têm maior chance de serem salvos, e isso também é uma grande estratégia para o aumento do algoritmo. Aquele famoso passo a passo, dicas ou como fazer algo são fundamentais em uma estratégia semanal de crescimento de uma página.

Siga o ritmo
A frequência, constância e relevância são os pontos fundamentais para que o Instagram entenda que a página é um bom negócio e poderá trabalhar com engajamento e profunda amizade e conexão com o algoritmo. Para isso, entender que o tempo será um fator decisivo no resultado, é fundamental.

Foque no seu público-alvo
Não tente atrair muitas pessoas e, sim, aquelas que realmente tenham interesse no produto. Gerar relacionamento é, realmente, o maior motivo de engajamento e fidelização de clientes. Desta forma, as redes sociais estarão em crescimento e o profissionalismo será reconhecido em todas as plataformas. Não fique preso a nenhuma plataforma e saiba que o negócio pertence a todas as formas de marketing, divulgação e que alcancem pessoas que necessitem dos serviços.


+ Notícias

Marcas no TikTok: como usar a rede social do momento ao seu favor

3 maneiras de usar analytics para turbinar o marketing de influência

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]