Marca de lifestyle jovem da Lojas Renner, a Youcom tem como principal público-alvo a Geração Z. Também jovem, a marca é igualmente decidida e foca no acompanhamento das transformações comportamentais dos consumidores no intuito de promover um processo de construção dos produtos e da marca junto ao público. Um sinal da sintonia com a mentalidade política de seus clientes acaba de aparecer em suas lojas pelo Brasil. A partir deste mês, a Youcom está implementando a coleta permanente de peças jeans em todas suas 103 lojas físicas.
“Em 2014 aderimos ao conceito da economia circular com a campanha ‘Jeans For Change’ e passamos a receber peças usadas para reciclagem. Em 2020, criamos o YC Change, selo de moda responsável da Youcom, que comporta todas as ações de sustentabilidade da marca, em consonância aos movimentos de moda responsável e valores da Lojas Renner”, lembra o diretor da Youcom, Claudio Barone.
Um dos resultados mais significativos do “Jeans for Change”, conta Barone, foi a primeira calça circular no Brasil feita de material pós-consumo, lançada pela Youcom em 2020. O modelo foi produzido a partir de 900kg de jeans arrecadados em anos anteriores. Mediante o descarte voluntário de jeans pelos clientes, a marca agora se compromete a transformá-los em novos produtos de forma permanente, aumentando a vida útil ao mesmo tempo que evita o descarte de lixo e resíduos ao meio ambiente e reduz emissões de carbono e consumo de água.
“O jovem e o mundo estão em constante transformação e a Youcom está sempre atenta a estes movimentos — mantendo sua essência e identidade, mas evoluindo constantemente para se manter relevante no dia a dia dos nossos clientes”, diz Barone.
“Para a Youcom, a sustentabilidade sempre foi um tema importante. Ao longo desses oito anos de operação da marca construímos diversas iniciativas e agora estamos dando mais um passo, estabelecendo o ‘Jeans for Change’ como uma ação contínua e implementando o conceito de circularidade em nossos produtos.”
Jeans reciclado
Barone conta que o “Jeans For Change” é fundamentado em utilizar os tecidos das roupas descartadas e transformá-los em novas peças. A transformação do tecido se dá por meio da descaracterização do produto, desfibragem e transformação em novo fio — um processo resulta em impacto ambiental com potencial de redução de consumo de água de mais de 40% e mais de 35% nas emissões de CO2 para produção de peças novas.
Alta conectividade
Além da alta conexão com seu público, a proposta da Youcom também abraça outro traço marcante do consumido da Geração Z: a alta conectividade. Ainda que omnicanalidade tenha virado condição básica na relação com o consumidor de qualquer faixa etária, a Youcom tem uma ênfase em pesquisa e no posicionamento da comunicação com os jovens.
“Hoje, a Youcom conta com times que trabalham ativamente nessa frente, muito atentos ao comportamento do consumidor, principalmente para dar suporte à equipe de estilo e ao marketing. Além disso, nosso site e redes sociais utilizam linguagem inclusiva, assim como os colaboradores das lojas físicas e canais virtuais de atendimento, para que todos, em toda a sua diversidade e heterogeneidade, sejam contemplados sem barreiras”, frisa Barone.
Com a jornada de compra do consumidor cada vez mais complexa e menos linear, a revisão permanente da experiência de consumo oferecida é o que mantém a conexão e conectividade em dia com o público.
“Com isso, a Youcom cada vez mais se preocupa em estar em diversos pontos de contato com o cliente, fazendo parte da sua jornada de descoberta, de uma forma relevante. O consumidor não quer mais ser interrompido, quer marcas que se conectem e gerem conteúdo relevante ao longo da jornada. Mais conteúdo, mais entretenimento, mais humanização e menos interrupção. Como negócio, precisamos gerar conveniência, estar onde ele está e de forma fluída”, conclui o executivo.
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