Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cinco maneiras de reconhecer verdadeiras pautas ESG

Cinco maneiras de reconhecer verdadeiras pautas ESG

Artigo da publicação internacional Fast Company investiga maneiras de reconhecer genuínos esforços em sustentabilidade e enaltece compromisso coletivo que inclui público, mídia e investidores

Da noite para o dia, com o espírito de empatia e coletividade que ascendeu com a pandemia, empresas de tudo quanto é porte, de repente, já eram sustentáveis e ficaram ainda mais. Para quem não gosta de ironia, que fique claro: os mercados estão cheios de empresas fazendo marketing em cima de pautas ESG, reescrevendo seus passados e chamando qualquer copo de plástico não descartado no escritório (fechado) de responsabilidade social e ambiental.

Mais que ofuscar empresas que realmente têm um histórico de cuidado com o meio ambiente e as pessoas, um marketing mal intencionado pode desanimar o engajamento de consumidores conscientes, que eventualmente podem achar que a realidade é de muito papo e pouca ação. Por isso, é importante buscar maneiras de reconhecer verdadeiras pautas ESG.

Pensando nisso, a versão internacional da renomada publicação Fast Company investigou cinco maneiras de se identificar melhor os compromissos corporativos com ESG e ajudar a reforçar o senso crescente de responsabilidade. São eles:

  • ESG é estratégico: a sustentabilidade passa a ser uma prioridade de cima para baixo, com conselhos e executivos responsáveis ​​por riscos e oportunidades relevantes de ESG. Como lembra Victor Cremasco, cofundador da consultoria focada em ESG Mandalah, empresas geram cultura, e é importante que o tema esteja à mesa das principais decisões das companhias.
  • ESG é integrado: ele se baseia na estratégia, risco, relatórios e supervisão do conselho – e a eficácia desses processos depende da adoção de uma abordagem baseada em dados e digitalmente habilitada pelos líderes de negócios para obter uma visão geral completa dos riscos e oportunidades emergentes. Se quiser um exemplo, pesquise sobre as ações de sustentabilidade do Carrefour. Com relatórios periódicos e aprofundados, o varejista tem desenvolvido métricas e desenvolve trabalhos com seus parceiros para subir a régua da sustentabilidade no ecossistema produtivo. O Carrefour faz reuniões periódicas com um time de executivas e executivos para apresentar e discutir resultados.
  • ESG é rico em caixa: o orçamento não é atribuído ao marketing, mas sim a atividades que aprimoram o modelo de negócios. Empresa que realmente se importa com meio ambiente e pessoas põe a mão no bolso por isso.
  • ESG está incluído em relatórios financeiros auditados: A empresa tem processos para determinar riscos e oportunidades ESG materiais e inclui isso em suas demonstrações financeiras. Mais uma vez, se quiser exemplo, confira os balanços financeiros do Carrefour.
  • ESG torna-se específico: as empresas explicam quais questões são mais importantes e por quê — e onde estão na cadeia de valor. Como mostramos em uma matéria especial para a revista Consumidor Moderno, cada pessoa e cada empresa se engaja em um tema ESG de preferência, normalmente aquele no qual elas têm mais potencial transformador e mais conhecimento.

Um dever de todos

Vale aqui a ressalva de que pode haver muito menos empresas de marketing mal intencionado do que os mais céticos podem pensar. Exageros e verniz verde podem aparecer por desconhecimento das empresas sobre seus próprios papéis e impactos, que geralmente começam pelo conhecimento limitado de seus impactos no mundo. Há também casos em que as empresas de um setor despendem disposição e esforços, mas as regulamentações para elevar os padrões do mercado não têm impulso de governos, tornando qualquer livre empreendimento a favor de uma mudança um grande risco ao negócio.

O artigo da Fast Company traz um caso relevante de pauta ESG como um dever de todos. Como lembra a publicação, recentemente, em uma decisão histórica contra a Shell, um tribunal da Holanda estabeleceu que a política climática global era exequível sob a lei nacional holandesa. A Shell deve comprovadamente reduzir suas emissões em 45% até 2030, ou a empresa será considerada violando os direitos humanos.

O caso da Shell na Holanda é importante porque se trata de uma mudança da consciência pública. Este pode ser o sinal e a confirmação de que os governos estão apertando as rédeas da divulgação ESG. Conforme bancos e mercados, como a B3, têm incentivado investidores a arriscar em negócios com compromissos ESG e as novas gerações abraçam o consumo consciente, talvez fique cada vez mais fácil reconhecer verdadeiras pautas ESG.

Ainda que este seja um compromisso compartilhado, o dedo está claramente apontado para as lideranças corporativas, que precisam se apropriar do ESG — seja nas empresas ou nas instituições financeiras.

Além dos líderes

Enquanto governos e mercados pressionam as lideranças, outros grupos podem ajudar a limpar o verniz verde e trazer as verdadeiras pautas ESG às claras. Segundo a Fast Company, são eles:

  • O público: com as divulgações públicas sendo examinadas, as empresas terão que esclarecer sua história e estratégia. Não há divisão entre as premissas corporativas e o consumidor – a mídia social permite o envolvimento direto. Muitas empresas também buscam feedback direto das partes interessadas sobre seu desempenho ESG por meio de seus processos de relatório. Qualquer pessoa interessada nisso deve se engajar.
  • A mídia: como o ESG é um tema importante em todos os canais de mídia globais, as empresas vão tratá-lo como um tema central. Novas tecnologias varrem as comunicações corporativas em busca de inconsistências e descobrem quem está assumindo compromissos públicos ou não. Quando se trata de ESG, as empresas devem perceber que, se não tiverem uma história clara e consistente sobre o assunto, a mídia e o tribunal de opinião pública irão escrever para elas. E é improvável que as empresas fiquem contentes com essa versão.
  • Investidores: os investidores estão realocando capital para negócios preparados para o futuro — como é o caso do Bradesco. Os investidores podem fazer suas carteiras falarem de várias maneiras, desde opções leves, como desinvestimento, passando pela exclusão, até o envolvimento direto com empresas em temas de interesse específicos.

+ Notícias

St Marche e a silenciosa jornada do produto no varejo de alimentos

O futuro das marcas cruelty free

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]