Pesquisar
Close this search box.
/
/
Google anuncia novas regras de privacidade para usuários abaixo dos 18 anos

Google anuncia novas regras de privacidade para usuários abaixo dos 18 anos

As mudanças ocorrerão no YouTube, Google Imagens, Google Assistant e Google Search, inicialmente

A discussão sobre crianças e adolescentes que ficam mais vulneráveis na internet é antiga e cada vez mais as empresas têm encontrado maneiras de trabalhar a privacidade desse público. Afinal, apesar de mais vulneráveis, são eles os mais conectados e, portanto, trazer políticas de segurança que não restrinjam tanto o uso da conexão é uma tarefa difícil.

Foi pensando nisso que o Google anunciou, nesta terça-feira (10) suas medidas para tornar a experiência de crianças e adolescentes mais segura na internet. As mudanças vieram em inúmeras frentes da companhia com foco nos usuários com menos de 18 anos, incluindo Google Search, YouTube, Google Imagens e Google Assistant.

Em post no blog da Google, James Beser, diretor de gerenciamento de produtos do YouTube, destaca que as mudanças vêm em prol da educação dessas pessoas. “Queremos ajudar os usuários mais jovens a tomar decisões informadas sobre sua pegada online e privacidade digital, incluindo incentivá-los a fazer uma escolha intencional se quiserem tornar seu conteúdo público.”

Quais são as mudanças para o Youtube?

No caso do Youtube, as mudanças são maiores. Para postagens, os usuários com menos de 18 anos ou seus responsáveis legais terão como configuração padrão deixar vídeos disponíveis a eles mesmos e outras contas selecionadas, como forma de evitar a exposição infantil. Caso haja a intenção de deixar o vídeo disponível ao público, o usuário terá que mudar as configurações da conta. Para além das publicações, crianças e adolescentes terão o autoplay removido das configurações.

Na plataforma Youtube Kids, conteúdos muito comerciais — vídeos de unboxing com foco na publicidade do produto — perderão espaço e serão removidos. E para todos os usuários do Youtube abaixo dos 18 anos, a partir de determinado tempo de uso, aparecerão lembretes para dar pausas nos vídeos e praticar outras atividades, ou mesmo ir dormir, dependendo do horário.

O que muda no Google para usuários com menos de 18 anos?

O primeiro ponto na lista de mudanças para os usuários mais novos está relacionado à publicidade. Segundo a companhia, agências e anunciantes não poderão usar o algoritmo para segmentar seus anúncios a esses usuários de acordo com seu gênero, interesses e idade. Outros anúncios de categorias sensíveis à idade estarão restritos — é importante destacar que o Google ainda não destacou quais são essas categorias.

Para o Google Imagens, a companhia pretende reduzir o acesso a conteúdos sensíveis, por meio do SafeSearch, bem como promover mais privacidade das crianças e adolescentes. Dessa forma, usuários abaixo dos 18 anos poderão solicitar a remoção de suas imagens para que não apareçam nos resultados. É importante ressaltar que a remoção não é tão eficiente para retirar a imagem de toda a internet, mas já é um caminho para reduzir o acesso de terceiros.

Além das imagens, o Google também reforçou a política de privacidade dos usuários. Crianças e adolescentes não poderão, por exemplo, ativar o histórico de localização em suas configurações da conta Google. Para os assistentes inteligentes, tais como o Google Assistant, haverá filtros para notícias, podcasts e páginas da web.

No Google Play, todos os aplicativos terão uma aba para explicar aos usuários e famílias o que é feito a partir dos dados cadastrados para efetuar o download de um app, como uma forma de trazer também maior segurança.

Vale destacar que as demais mudanças ainda serão anunciadas pela empresa na próxima semana.


+ Notícias

8 dúvidas sobre como vai funcionar a fiscalização da LGPD

Google entra na mira da União Europeia por supostas práticas antitruste

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]