Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quais são os direitos do consumidor com deficiência?

Quais são os direitos do consumidor com deficiência?

Pauta vem avançando no país, mas ainda é preciso um maior empenho das marcas para atender às necessidades do consumidor com deficiência

Com a chegada das Paraolimpíadas em Tóquio, os olhares estão atentos aos atletas. O evento, para além de trazer todo o apelo esportivo, também registra um marco de força e capacidade: a prova de que uma deficiência não é um impeditivo de nada. E para além de tudo isso, esses atletas também são uma tremenda inspiração aos mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência, seja ela do tipo física, auditiva, visual, motora ou intelectual, segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas fora das Paraolimpíadas, quais são os direitos do consumidor com deficiência?

Para fins de classificação, uma pessoa é considerada deficiente quando possui um impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que possa dificultar sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim, o direito de trabalhar, andar pelas ruas ou utilizar o transporte coletivo podem ser tornar um obstáculo no dia a dia de uma pessoa com dificuldade de mobilidade, por exemplo, se não estiverem adaptados para que ela se desloque com autonomia e segurança.

Hoje, de maneira garantir o direito desses brasileiros, já existe uma vasta legislação no que toca as pessoas com deficiência (PCDs) no Brasil, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – Lei 13.146/2015), que prevê, além dos direitos básicos — acesso à educação, saúde, trabalho etc. — a plena utilização dos espaços públicos e privados. Além disso, podem ser citadas a Lei do Atendimento Prioritário (Lei 10.048/2000), a Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/2000), a Lei da Língua Brasileira de Sinais – Libras (Lei 10.436/2002), entre outras.

Contudo, segundo os dados mais recentes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgado pelo Ministério da Economia, os números referentes à empregabilidade dessa parcela da população ainda são preocupantes: apenas 1% foi inserida no mercado de trabalho.

Já no quesito educacional, os números são mais animadores: o último Censo da Educação Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mostra que as matrículas da educação especial chegaram a 1,3 milhão em 2020, um aumento de 34,7% em relação a 2016.

Mas e o direito do consumidor com deficiência?

Para o advogado e professor de Direito empresarial Renato Bueloni Ferreira, sócio de Ferreira e Indig Alves Advogados, já houve uma evolução no que tange aos direitos do consumidor com deficiência, e a aposta é que esses avanços cresçam ainda mais.

“A lei de acessibilidade trouxe algumas inovações concretas, como vagas exclusivas para deficientes, sinalização de solo, locais reservados em teatros, casas de espetáculo e estádios de futebol. Neste ponto, o Brasil está muito mais avançado do que outros países. Mas, ainda há muito o que fazer e há espaço para as empresas — e o setor público — avançarem. Neste ponto, surge uma oportunidade a ser explorada”, pontua Ferreira.

O advogado ainda vê alguns entraves de consumo, que residem na acessibilidade, entendida no modo mais amplo e não apenas de mobilidade. “Veja, se um deficiente visual vai a um restaurante sozinho, este restaurante precisa ter um cardápio em braile. Se é um deficiente auditivo, é necessário que haja um profissional treinado em libras. Isso vale também para um supermercado, uma loja, um marketplace eletrônico. O deficiente quer consumir, mas barreiras podem impedi-lo de fazê-lo. É preciso tirar essas barreiras olhando do ponto de vista do deficiente”, esclarece o advogado.

Pautas ESG e o destaque para o deficiente

As pautas ESG (Environmet, Social and Governance – Meio Ambiente, Sociedade e Governança) colocam as pessoas com deficiência em destaque quando as organizações adotam ações e iniciativas concretas voltadas à inclusão. Dessa forma, a prática de ações que desestimulam à discriminação e incentivam o respeito e a valorização do indivíduo são muito bem-vindas.

Mas, de acordo com Renato Bueloni Ferreira, é preciso tirar do papel as boas intenções. “Não basta apenas cumprir percentuais mínimos previstos na legislação, é preciso tomar a liderança, ser proativo e agir para mostrar que a pauta não é simples questão de moda. A pauta ESG exige medidas concretas e efetivas, pois este será um indicador relevante para as empresas”, destaca.

Para ele, as corporações precisam olhar para a sociedade e para o seu entorno e amparar de maneira efetiva, com contribuições ou doações que visem aprimorar a qualidade de vida da comunidade.“Muitas empresas têm investido nessa pauta através de institutos financiados por elas. Este é um caminho para auxiliar pessoas com deficiência e abre-se uma enorme gama de atividades que podem ser implementadas para ajudar na valorização dessas pessoas. Um exemplo seria o treinamento de pessoas com necessidades especiais para posterior contratação”, pontua.

Como as marcas podem se adequar?

Para a presidente da Comissão Especial de Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem de Advogados do Brasil de São Paulo (OAB SP), Lucia Benito de Moraes Mesti, se as marcas entenderem que a deficiência está no ambiente, e não nas pessoas, haverá uma maior compreensão e respeito à diversidade. E as marcas devem estimular a forma de construir uma sociedade centrada em todos os indivíduos.

Já para Renato Bueloni Ferreira, é preciso destacar que portadores de necessidades especiais são consumidores e precisam ser inseridos de forma mais ampla no mercado. As marcas que souberem atrair este grupo de consumidores terão uma vantagem competitiva. “Também é preciso olhar para os desejos deste grupo de consumidores. Uma técnica bastante simples para uma marca avaliar se seus produtos atendem a esse mercado é a utilização da técnica do cliente oculto. Se uma marca ouvir e souber pesquisar de forma objetiva com este grupo de consumidores, terá respostas claras do que precisa ser feito para ganhar mercado. Isso varia desde problemas com embalagens — como dificuldade de leitura dos rótulos, dificuldade para abertura da embalagem — até acessibilidade efetiva, como ausência de um funcionário treinado em Libras para se comunicar com deficiente auditivo ou o fornecimento de um cardápio em braile”, exemplifica.

As marcas precisam estar atentas às demandas deste grupo de consumidores e saber atendê-los de forma diferenciada, sempre tendo em mente que a palavra-chave é inclusão.


+ Notícias

Conheça um telefone exclusivo para portadores de Deficiência Auditiva

Cresce número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]