Boticário recria paisagens brasileiras tomadas pelo lixo em campanha de conscientização

Por meio da campanha Planeta Plástico, a marca tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o descarte do lixo

Foto: Planeta Plástico | Divulgação Grupo Boticário

Você já imaginou como seria o mundo todo coberto de lixo? Pare por um instante e imagine um mundo no qual tudo que é verde fosse tomado por resíduos químicos, em que os rios e oceanos fossem uma intensa concentração de garrafas, sacolas, copos, canudos. É difícil imaginar a sobrevivência do ser humano nesse cenário, mas e se esse for realmente o nosso futuro?

Ao que tudo indica, se até o final de 2050 a sociedade não repensar o descarte do lixo, a Terra pode se transformar em um imenso deserto com 34 bilhões de toneladas de plástico. E se ficou difícil imaginar essa cena na cabeça, a nova campanha d’O Boticário, lançada nesta quinta-feira (26), tem como objetivo nos inserir nesse cenário e refletir sobre o descarte do nosso lixo.

Chamada de Planeta Plástico, a ação usa inteligência artificial e realidade virtual aumentada para criar paisagens reais cobertas de plástico. A recriação foi feita com base em uma série de informações sobre o descarte atual do lixo que temos no Brasil, que também estão disponíveis na apresentação.

“O Planeta de Plástico não é apenas uma realidade aumentada: ele já existe – nós só não estamos vendo”, argumenta Renata Gomide, diretora de branding e comunicação do Grupo Boticário. “Com ajuda da sociedade, o Boticário vai tangibilizar impacto positivo, fomentando a educação em escolas pelo Brasil e perpetuando um ciclo de consciência que nunca acaba”, completa.

O Brasil é o quarto país que mais produz lixo plástico no mundo

lixo

Deserto de lixo | Foto: Planeta Plástico, Grupo Boticário

De acordo com a campanha, um ano de resíduo plástico descartado no mundo já seria o suficiente para construir um novo planeta. Eis, portanto, a necessidade urgente que temos para criar alternativas a fim de reverter esse cenário: o Brasil é o quarto país que mais produz plástico no mundo, mas recicla apenas 1,28% de todo esse lixo.

A campanha d’O Boticário mostra justamente os cenários brasileiros cobertos de plástico. Um dos exemplos é uma recriação do Rio Tietê, no qual é possível ver apenas uma imensa extensão de lixo — e nada de água. O mesmo ocorre com algumas das paisagens mais tracionais pela beleza natural, como a Chapada Diamantina.

A ideia da campanha, diz Renata Gomide, é trazer a conscientização do destino do lixo provindo de todos os lugares, começando pelo ambiente familiar. E essa consciência, ressalta ela, começa pela educação. “Acreditamos em um futuro possível, transformado pela educação”, comenta.

Ao final da apresentação, ainda é possível realizar um cálculo para ver quanto lixo o usuário produz dentro de casa. A campanha, a partir disso, oferece soluções para reciclar os resíduos descartados. “Essa versão aponta para a dimensão do problema e se torna uma poderosa ferramenta de conscientização”, destaca Gomide.

Ações do Grupo Boticário em prol da redução de lixo

Desde 2006, O Boticário já trabalha a redução de plástico de forma interna por meio do programa Boti Recicla. Nele, é aplicada a estratégia de logística reversa em pontos de coleta, que já somam mais de 4 mil unidades em quase todos as cidades do País.

Além disso, esse ano a empresa anunciou a promessa de transformar todas as suas embalagens plásticas em espaços escolares sustentáveis. Ao todo, são 17 escolas públicas no Brasil que recebem da marca espaços de 30m², compostos, aproximadamente, por 2.2 toneladas de plástico reciclado. A entrega desses ambientes é o processo de um ciclo que nunca acaba e que se inicia com o convite para conscientização feito pela marca a partir do Planeta de Plástico.

Toda a experiência planejada pel’O Boticário está disponível no site oficial da campanha. Ainda que seja possível acessá-la pelo desktop, para ter acesso a todas as ferramentas da plataforma, é necessário entrar pela versão mobile.


+ Notícias

Boticário lança primeiro perfume feito por inteligência artificial

O Boticário investe em nova fachada e incentiva a reciclagem






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS