Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a Kavak planeja revolucionar o mercado de carros usados no Brasil

Como a Kavak planeja revolucionar o mercado de carros usados no Brasil

A Kavak desembarcou no Brasil com a promessa de facilitar a compra e a venda de carros usados no país, usando a tecnologia como principal aliada

A Kavak, startup mexicana de compra e venda de carros usados, divulgou a sua chegada ao Brasil anunciando um investimento de R$ 2,5 bilhões no país, e projeta fazer daqui a maior operação da empresa no mundo.

Também, não é para menos: o Brasil é o terceiro maior mercado de seminovos e usados do mundo, com cerca de 10 milhões de transações por ano no setor. Entre elas, 60% são feitas entre pessoas físicas.

Para liderar a Kavak Brasil, Roger Laughlin, um dos fundadores da empresa, assume a posição de CEO da operação brasileira. “Hoje, a companhia já tem 300 mil m² em infraestrutura e nosso plano é expandir ainda mais no Brasil. Estamos investindo dez vezes mais no Brasil do que em qualquer outro país, devido ao tamanho do mercado e oferta local fragmentada. A Kavak Brasil será a nossa maior operação”, comenta o executivo.

O modelo de negócio no Brasil seguirá o mesmo do México: o proprietário de um carro com menos de 10 anos de fabricação e em boas condições pode vendê-lo para a Kavak, com orçamento feito pelo site. No momento de comprar o carro, a Kavak faz a vistoria de 240 itens e estudo documental do veículo, e formaliza a proposta final. O negócio pode ser fechado online, e o cliente recebe o pagamento, muitas vezes no mesmo dia.

Uma vez comprado, a Kavak recondiciona completamente o automóvel antes de colocá-lo à venda no site. Já os clientes interessados em comprar um carro podem buscar os modelos disponíveis na plataforma online e explorar os produtos de financiamento oferecidos pela Kavak, além de ter a documentação facilitada por um representante de cartório no próprio hub da empresa.

“Até hoje, comprar um carro usado era um processo complicado e desanimador. Oferecemos um serviço simples, transparente, confiável e amigo do cliente. A garantia de dois anos, período inédito nesse mercado, reforça nosso modelo de negócio. No caso do público brasileiro, estamos chegando para formalizar uma indústria cheia de incertezas em suas transações: a experiência de comprar um carro usado deve ser tão prazerosa e segura quanto a de comprar um carro zero quilômetro”, explica Laughlin.

Os diferenciais propagados pela Kavak

Ao desenvolver seu próprio algoritmo baseado em inteligência artificial, a Kavak promete oferecer uma solução personalizada para eliminar a insegurança e fraudes do ecossistema de compra e venda de seminovos e usados.

“Nós cuidamos da jornada do carro e do cliente, do início ao fim, e de uma forma escalável. Você pode até ser bem atendido em uma loja de usados pequena, mas a Kavak vai além e oferece uma experiência transparente e confiável, atendendo ainda um grande volume de consumidores com o mesmo padrão de qualidade”, enfatiza o CEO.

Segundo o executivo do unicórnio mexicano – a startup mexicana já vale mais de US$ 4 bilhões e é uma das cinco startups mais valiosas da América Latina – um dos diferenciais da marca é que nas transações de compra e venda, não existem intermediários, mas a própria Kavak.

“Os automóveis estão em nosso nome. E antes de colocarmos o carro à venda em nossa plataforma, nos responsabilizamos por fazer uma inspeção completa para garantir que todos os veículos estejam em perfeito estado, antes de disponibilizarmos ao cliente. Também permitimos a devolução em até 7 dias do veículo ou 300km, caso o automóvel não corresponda às expectativas do cliente. Essas facilidades não existiam na nossa indústria, até hoje”, pontua.

O modelo de negócio da startup mexicana contempla diferentes tipos de atendimento. Ele pode ser 100% digital, por meio do site da Kavak, ou híbrido (presencial e online), que possibilita a consulta do automóvel de interesse do cliente, que escolhe os modelos que deseja conhecer pela plataforma, e faz o agendamento a uma visita presencial em um dos hubs da empresa, para que veja o carro antes de fechar o negócio, caso tenha interesse.

Investimentos a todo vapor

Ainda dentro do pacote de investimentos para alavancar as operações no Brasil, a companhia anunciou neste mês a criação do Tech Hub, uma célula especial de tecnologia e inovação dedicada a buscar novas soluções e formatos para o negócio.

“O projeto é global e conta com três células, uma em cada país – México, Argentina e Brasil. Cada time terá foco em uma frente estratégica para nós. O México será focado em operações, a Argentina, em finanças, e o Brasil será dedicado a desenvolver soluções para melhorar cada vez mais a experiência do cliente. Globalmente estamos contratando mais de 500 profissionais de TI”, revela o CEO.

Segundo a companhia, o motivo do Brasil concentrar o polo de estudo do consumidor é porque o país conta com uma população que gosta de carros, e um consumidor exigente com sua experiência – uma referência na América Latina. “Além disso, sabemos que o brasileiro está muito presente na jornada de compra digital”, enfatiza Laughlin.

O Tech Hub do Brasil irá desenvolver e implementar soluções para a ponta, na experiência do consumidor – como aplicativo global da Kavak. Entre as funcionalidades, o app deve replicar todas as ferramentas já disponíveis no site, além de somar facilidades exclusivas para a modalidade.

Além disso, o time do Brasil será responsável por criar ferramentas internas, da porta para dentro, para otimizar a equipe.

Para viabilizar este projeto, a Kavak prevê a contratação de 300 profissionais brasileiros. Grande parte das vagas é destinada a engenheiros de software.

O processo de recrutamento e seleção para as vagas no Brasil começam a partir de setembro. Os profissionais interessados podem acompanhar as posições disponíveis no portal de carreira da empresa.


+ Notícias

A corrida dos serviços por assinatura: Mercado Livre aperta competição

Parcerias entre varejistas e empresas de logística favorecem e-commerce

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]