WhatsApp estuda transcrição para mensagens de voz para melhorar a experiência do usuário

O aplicativo funcionará inicialmente apenas para usuários de iOS e não utilizará servidores do WhatsApp ou do Facebook

WhatsApp estuda transcrição para mensagens de voz para melhorar a experiência do usuário

A comunicação por meio de voz em ambientes digitais foi e continua a ser uma “mão na roda”. Quando é necessário falar, a voz é uma maneira fácil de trocar mensagens no digital. E os áudios do WhatsApp ganharam um espaço interessante no Brasil, ainda que sejam mais práticos para se mandar do que para receber.

Alguns meses após a atualização que permite acelerar a velocidade dos áudios, no entanto, a maior plataforma de troca de mensagens do Brasil está estudando novas possibilidades por meio da inteligência artificial. De acordo com informações da WABetaInfo, a rede social trabalha em um recurso de transcrição de áudios para aqueles que preferem o conteúdo escrito.

Inicialmente, segundo informações do portal, o recurso estaria restrito ao iOS, da Apple, e entraria como função nativa do smartphone. Ainda não há informações sobre a disponibilidade do recurso no sistema operacional Android.

Como funciona?

Em linhas gerais, o WhatsApp disponibilizará uma ferramenta que capaz de transcrever os áudios recebidos em poucos segundos. De início, o aplicativo solicitará o acesso do próprio sistema de reconhecimento de voz da Apple para transcrever o conteúdo. O curioso é que essa ferramenta fará a análise e transcrição dos áudios sem que seja necessário ouvi-los.

O recurso, para além do uso cotidiano, é interessante também para a troca de mensagens corporativas ou de viés profissional e pode auxiliar a comunicação entre líderes e colaboradores, bem como auxiliar o processo do varejo para quem utiliza o WhatsApp como canal de comunicação com o cliente.

Segundo a WABetaInfo, além de transcrever o conteúdo dos áudios, a ferramenta também separará os diálogos com marcação de tempo e vale destacar que os profissionais do aplicativo também já estudam, em conjunto, maneiras para tornar essa ferramenta segura. Dessa forma, todo o processamento das mensagens será feito no smartphone do usuário que receber o áudio e, portanto, não enviará dados para o servidor do aplicativo ou do Facebook. Os dados ficarão armazenados de forma local para que não haja a necessidade de processá-los uma segunda vez.

De acordo com a WABetaInfo, a ferramenta ainda está em fase de estudo e deve demorar um bom período para ser lançada. O recurso é mais um passo para melhorar a experiência do usuário, algo que vem sendo trabalhado pelo Facebook em todas as suas redes sociais. Seguindo nessa linha, o portal anunciou também que o WhatsApp lançará em breve o recurso de criptografia de ponta a ponta nos backups de mensagens, que ficam salvos em nuvem.

O WhatsApp informou, ainda, que o recurso de reconhecimento de voz não conseguirá identificar usuários, apenas transcreverá o conteúdo. Se o desenvolvimento da ferramenta de transcrição for bem-sucedido, sem dúvidas será transportado aos chats do Facebook e Instagram, além de abrir alas a novas usos da inteligência artificial no apoio da experiência por voz.

experiência-do-cliente


+ Notícias

Assistentes de voz: uma ferramenta fundamental para melhorar experiência do cliente

Chatbots são ferramentas importantes para reduzir custo e aumentar retenção de clientes






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS