Pesquisar
Close this search box.
/
/
ROX: a métrica que avalia a experiência do cliente e dos colaboradores (e como isso impulsiona o negócio)

ROX: a métrica que avalia a experiência do cliente e dos colaboradores (e como isso impulsiona o negócio)

Com o ROX, é possível medir e maximizar a experiência dos consumidores, direcionando o futuro da organização centrada no cliente

Você pagaria até um terço a mais do valor médio de um produto ou serviço, em troca da garantia de que a compra será realizada de forma positiva, agradável e sem dificuldades? Para 21 mil entrevistados em uma pesquisa conduzida pela PwC, empresa de consultoria e auditoria, a resposta foi sim. E foi nesse contexto que surgiu o conceito de ROX, ou retorno sobre a experiência.

Assine a newsletter da Consumidor Moderno

Segundo David Morrell, sócio da PwC Brasil, o retorno sobre a experiência é uma abordagem holística para entender e aumentar o valor capturado decorrente dos investimentos em experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX) e experiência de liderança (LX). “É uma forma inovadora para medir e maximizar o impacto nas experiências desses diferentes interlocutores, sendo uma maneira eficaz e escalável de direcionar o futuro da organização centrada no cliente e preocupada com suas pessoas”, esclarece.

Dessa forma, o ROX é uma métrica capaz de avaliar o sucesso das apostas de uma empresa na experiência do consumidor e de seus colaboradores.

Mas, o que a experiência significa para o brasileiro?

David Morrell acredita que o brasileiro é muito sensível a suas experiências com as marcas. “Em nossa pesquisa ‘Experiência é Tudo’, conversamos com 15 mil pessoas em 12 países diferentes, e o brasileiro foi o que colocou a experiência com maior relevância na definição de com que marca o consumidor deseja relacionar-se – 89% dos brasileiros confirmam que a experiência como um fator crítico em suas decisões de compra”, argumenta.

Na mesma pesquisa, a PwC identificou que 80% dos brasileiros ficariam satisfeitos com suas experiências se a considerassem conveniente, eficiente e com bom atendimento.

“Interessante perceber que, apesar da profusão de tecnologias na transformação que o mundo vem passando, o que importa para as pessoas é simples e direto. Com a pandemia, somamos a essas prioridades a segurança (em todos sentidos da palavra, no mundo físico e digital) e a facilidade de acesso aos serviços e produtos escolhidos”, esclarece o sócio da PwC Brasil.

ROI x ROX: qual a diferença?

Já que a questão central é a experiência, para obter um excelente ROX, é preciso considerar a jornada do cliente de ponta a ponta.

O conhecimento da jornada, de cada um de seus passos, compreendendo as expectativas e as prioridades de cada um deles, permite que as organizações criem projetos e planos de ações que aumentem o retorno sobre a experiência.

“É importante reconhecer que a jornada do cliente muitas vezes passa por diferentes canais. O ROX traz uma visão holística sobre as prioridades – ele enxerga o relacionamento da pessoa com a marca de maneira completa. Nesses casos, ele pode se contrapor ao ROI (retorno sobre o investimento)”, explica David Morrell. 

Assine a newsletter da Consumidor Moderno

“Por exemplo: ao criar um novo canal de e-commerce (como tantas empresas fizeram nesses 18 meses de contexto pandêmico), a organização pode ficar inclinada a calcular seu retorno considerando vendas no novo canal versus investimento tecnológico no mesmo (ROI).

Quando, na verdade, ela poderia medir de maneira abrangente o benefício que esse canal trouxe à jornada do cliente (ROX), reconhecendo que há retornos no próprio canal e outros na loja física, e que alguns são quantitativos (como novas vendas) e outros são qualitativos (como aumento do nível de fidelidade à marca). Todos esses retornos compõem o ROX”, complementa.

ROX na prática

Para implementar essa métrica, o primeiro passo é entender quem é o cliente: quais são os diferentes perfis (personas), suas dores e prioridades na interação com a marca.

As organizações devem buscar uma clareza de direcionamento no relacionamento com seus clientes (CX) e também identificar quais são prioridades de seus colaboradores (EX). Quando os funcionários se sentem bem com o que fazem e têm autonomia, eles ganham motivação e orgulho e ajudam a impulsionar o movimento.

Logo, devem ser analisados os traços da liderança (LX) que devem ser revisados ou desenvolvidos. É vital que as organizações façam uma auto-análise passando por suas culturas, processos, governanças e incentivos, verificando se eles apontam para o encantamento dos clientes.

Assine a newsletter da Consumidor Moderno

Se houver uma desconexão entre a mensagem interna de foco no cliente e a cultura materializada no trabalho do funcionário no dia a dia, será difícil para os comportamentos centrados no cliente criarem raízes.

“Dada essa base, as organizações devem analisar as jornadas dos clientes, como elas se conectam às jornadas internas e como qualificar cada passo. A partir daí elas poderão entender os indicadores mais críticos em cada passo, assim como os processos e estruturas organizacionais por trás de cada um. Mesmo processos operacionais e administrativos devem ser considerados para entregar o que mais importa aos clientes e ao negócio”, enumera o sócio da PwC.

Em tudo isso, a tecnologia deve ser um acelerador para apoiar a experiências dos clientes e dos funcionários, fornecendo insights e impulsionando a transformação de processos.

Diferentes setores exigem diferentes aplicações

Ainda que o direcionamento do ROX seja o mesmo, sua aplicação é diversa em diferentes setores, ou mesmo em diferentes empresas no mesmo setor.

O ROX é, por definição, específico para cada negócio uma vez que se baseia nas jornadas dos clientes, nas experiências dos colaboradores e na liderança.

“Por exemplo, no varejo o ROX pode ser utilizado para acompanhar o relacionamento com o consumidor – antes, durante e depois da transação de venda. Ele deve medir as interações com a marca, conhecimento do produto etc., considerando cada canal que o consumidor acessar. Da mesma maneira, ele deve contemplar indicadores-chave sobre a venda em si e acompanhar o pós-venda: entrega em casa, satisfação nas experiências, possíveis reclamações, questões de fidelidade e interações com os colaboradores”, diz David Morrell.

Ele continua. “Enquanto isso, no setor da saúde ele pode ser utilizado para acompanhar a experiência do paciente (PX), desde o acompanhamento de suas consultas médicas, a maneira como se informa sobre sintomas e tratamentos, interações relacionadas aos remédios, exames etc. O direcionamento é o mesmo, mas a materialização por setor pode ser muito diferente”, argumenta.

Nesse contexto, para escolher os melhores indicadores, é preciso selecionar aqueles que se conectam diretamente à jornada e que podem produzir respostas práticas da organização.

Como geralmente não é possível tratar tudo ao mesmo tempo, a organização deve entender a prioridade de cada passo da jornada no relacionamento cliente-marca e, para os passos prioritários, determinar como qualificar a experiência e como direcionar as ações que tragam o encantamento do cliente.

experiência-do-cliente


+ Notícias

SXO: quando a experiência online encanta o cliente

Economia prateada: melhores estratégias de CX para potencializar o consumo dos baby boomers

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]