Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quando se trata de finanças, CX eficiente é a que faz o consumidor se sentir seguro

Quando se trata de finanças, CX eficiente é a que faz o consumidor se sentir seguro

Para Beatriz Nóbrega, Superintendente de CX e Gente e Gestão da Digio, desafio do CX é unir agilidade, confiança e conexões positivas para o cliente

As mudanças que ocorrem nas relações de consumo estão cada vez mais rápidas. As empresas lidam, hoje, com consumidores mais sensíveis, com níveis de expectativa cada vez mais altos.  Ao mesmo tempo, há um leque de ofertas cada vez maior e a diferenciação que garante o engajamento do público ganha novos contornos desafiadores. Para Beatriz Nóbrega, superintendente de CX e Gente e Gestão da Digio, o desafio do CX é unir agilidade, confiança e conexões positivas para o cliente. O diferencial estratégico, em muitos casos, é o ponto do relacionamento e engajamento, uma experiência marcante que garante um laço saudável.

No setor financeiro, um dos mais transformados nos últimos anos com a onda digital, o cuidado com a jornada se tornou prioritário. Esse é um esforço da Digio, plataforma digital de serviços financeiros, que ensina para os times que “saber ouvir o cliente já é metade da solução”. Como explica Nóbrega, a cultura organizacional tem um impacto direto na sustentação de uma jornada mais fluida. “Para gerar conexões emocionais positivas, precisamos entregar uma experiência que gere sucesso aos nossos clientes com menor esforço possível”, diz.

Assine a newsletter da Consumidor Moderno

Na visão da executiva, a comunicação direta e objetiva para o público é fundamental para a experiência, mesmo se o assunto for mais delicado, como no caso de dívidas. Uma opção adotada pela empresa para diferenciar esse tipo de caso é permitir que a negociação seja pelo WhatsApp, sem ligações de cobrança.

Com a alta digitalização dos consumidores observada durante a pandemia, o autoatendimento ganhou destaque. Houve um preparo do time como um todo para lidar com o público entrante e garantir um atendimento mais assertivo. “Por sermos nativos digitais, entendemos que cada vez mais nossas soluções estarão em canais de autosserviço e que canais com atendimento humano estarão à disposição para questões mais complexas ou, por exemplo, para pessoas com dúvidas”, explica a executiva. “O cliente quer se sentir seguro em relação a experiência dele com a marca, ainda mais por se tratar do seu dinheiro”, complementa.

A agilidade que o ambiente digital proporciona, além de um perfil de clientes que cada vez mais busca marcas alinhadas ao que acredita são fatores essenciais para um relacionamento bem construído. A empresa também procura garantir variedade em seus produtos para garantir essa preferência.

Esforço pelo CX

Para a executiva, a manutenção da cultura com foco no cliente e o uso inteligente de dados são os principais desafios de uma área de Customer Experience. É um movimento que abrange diversas áreas e uma consciência real de cada profissional do time. A empresa recentemente estudou, por exemplo, como os clientes lidam com cada um dos produtos oferecidos para entender o nível da jornada. Foram levantados informações e indicadores sobre como são consumidos os serviços relacionados à aquisição, uso, pagamento e até cancelamento.

“Após esse estudo, concluímos que o cliente Digio gosta da pluralidade de canais de atendimento, bem como a facilidade em conseguir resolver pequenas tarefas, como gerar uma segunda via de fatura, sozinho, e que o telefone era um canal bastante procurado, apesar de eventualmente ter filas”, conta Nóbrega. Esse contato direto foi fundamental para pautar novos passos do atendimento e até mesmo a construção do fluxo de uma nova URA.

Para mais conteúdos sobre CX, assine a newsletter da Consumidor Moderno!

Outro ponto importante para a superintendente da Digio é a questão da identidade da marca, uma característica forte que precisa ser sentida em todos os produtos e serviços. “As áreas de Produtos, Marketing e UX precisam lançar e comunicar produtos que nossos clientes entendam e tenham facilidade no uso. É normal um período de acomodação nas novidades e a área de CX é fundamental para facilitar esse momento”, aponta.

Digital transformador

Para Nóbrega, o brasileiro hoje está observando a maior revolução tecnológica nos serviços financeiros dos últimos anos em um curto período. Os bancos estão cada vez mais tecnológicos, fintechs se consolidaram e também existem diversas inovações geradas pelo próprio Banco Central, como o PIX e o Open Banking. “Nossos clientes estão ficando mais exigentes e precisam ser acompanhados por serem eles os propulsores da inovação e até mesmo do sistema financeiro”, destaca.

Outro ponto importante que ganhou evidência é a educação financeira. Se antes a pauta era abordada de forma esporádica, hoje é algo diário, tanto na vida das marcas como entre os influencers e conteudistas digitais. Para a executiva, é uma oportunidade que as companhias sejam parceiras dos clientes nesse sentido, empoderando cada vez mais uma vida financeira saudável e consciente.


+ Notícias 

O que os dados têm a nos dizer sobre a experiência do cliente?

Tendências: as novas cartilhas do atendimento

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]