Uma flor no asfalto digital: os passos do Razões para Acreditar

Transformar a vida das pessoas a partir de histórias tornou-se a missão de Vicente Carvalho, fundador do portal Razões para Acreditar e da plataforma de financiamento coletivo VOAA

Foto: Pexels

Muitas vezes, não encontramos conteúdos positivos no mar de informações digitais. Diante das adversidades da vida, afinal, para que investir nosso tempo com histórias negativas? O empreendedor Vicente de Carvalho, fundador do Razões para Acreditar e da plataforma de financiamento coletivo Voaa, já se fez esse mesmo questionamento. O incômodo o levou a criar um ambiente em que apenas o positivo tem espaço. Conheça sua visão:

Consumidor Moderno – O que te inspirou a criar o Razões para Acreditar?

VICENTE CARVALHO – Em 2012, eu estava bastante incomodado com o que as pessoas publicavam, principalmente no Facebook, sempre brigando, discutindo, nada muito efetivo para mudar alguma coisa. Foi quando uma amiga publicou uma reflexão muito legal e eu comentei “existem razões para acreditar”. Basicamente daí veio a ideia de criar o Razões, um espaço para contar histórias boas, divulgar o positivo e transformar num impulso para inspirar as pessoas a partir de pequenos gestos.

Assine já a newsletter da Consumidor Moderno!

CM – A Voaa já estava em sua mente no início do Razões? O que te levou a criar a iniciativa?

VC – A VOAA não estava prevista, mas em 2019, quando contamos a história de um guardador de carros do Rio de Janeiro, o caso nos inspirou a criar uma vaquinha própria. Na época, nós fizemos uma movimentação para comprar uma casa para ele em uma outra plataforma e isso viralizou, muita gente quis ajudar. A partir daí, vimos uma nova missão. Entendemos que não é só contar histórias inspiradoras, mas também ajudar a transformar a vida das pessoas por meio do financiamento coletivo.

CM – Para você, qual É A importância de manter um portal de temática positiva no momento atual?

VC – Acredito que é importante diminuir a sensação de que só coisas ruins acontecem. Temos uma grande mídia em que o que é selecionado para ser publicado tem sempre um viés negativo, o que traz essa sensação. E não é verdade. As coisas boas, mesmo que simples, acontecem o tempo todo em nosso cotidiano, mas não viram notícia. No momento atual, mais do que nunca se faz necessário esse contato, até pela saúde mental das pessoas.


+ Notícias

Como diria Cartola, o mundo é um moinho

Analytics para aprimorar a experiência




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS