Ação da Vivo amplia pontos de coleta de lixo eletrônico pelo Brasil

Iniciativa contribui para o Dia Internacional do Lixo Eletrônico e conta com parceria da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos

Foto: Shutterstock

O consumo sustentável cresce todos os dias entre os indivíduos de todo o planeta – e no Brasil não é diferente. Cada vez mais, os consumidores prestam atenção das ações das marcas que impactam o meio ambiente e esperam atitudes mais conscientes. Segundo um estudo da Bain & Company, 73% dos consumidores globais estariam dispostos a mudar os seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental. No mundo tecnológico atual, uma das principais preocupações é o descarte de lixo eletrônico.

Há alguns anos, a instituição sem fins lucrativos europeia WEEE Forum organizanou o Dia Internacional do Lixo Eletrônico, fixado em 14 de outubro. Desde então, diversas empresas têm feito ações especiais para contribuir com a pauta. Uma das marcas brasileiras que aderiu ao movimento é a Vivo.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de temas relevantes da experiência do cliente

O programa Recicle com a Vivo se juntou às ações da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos (ABREE) para aumentar a capacidade e pontos de recebimento de produtos eletroeletrônicos no país. A parceria vai permitir expandir o número de pontos de coleta em lojas, atualmente 1,7 mil, chegando a mais de 3 mil pontos, além de aumentar sua capacidade de coleta.

Eles são destinados a pequenos eletroeletrônicos, como tablets, carregadores, fones de ouvido e celulares. Agora, também será possível descartar eletrodomésticos de médio porte. No ano passado, a Vivo recolheu 7,6 toneladas de lixo eletrônico pelo país.

A iniciativa garante que todos os produtos recebidos retornem aos ciclos produtivos como matéria prima, colaborando com o meio ambiente e com a economia circular.

Preocupação mundial

A conscientização da população é um dos principais pontos da criação da data. Estima-se que mundialmente são produzidos 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico anualmente. Essa taxa cresce de 3% a 4% ao ano e apenas 20% disso é reciclado ou recebe uma destinação ambientalmente sustentável. Além dos eletroeletrônicos, também é recomendado que os consumidores procurem em suas casas pilhas e baterias portáteis para descarte em local adequado.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de temas relevantes da experiência do cliente

Para impulsionar a data, a Vivo fará uma ação em algumas lojas entre os dias 14 e 19 outubro. As vitrines contarão com uma ambientação especial e vão trazer conteúdos sobre o descarte correto dos materiais, além de reforçar o convite para que as pessoas usem os pontos de coleta. Carregadores e cabos antigos também poderão ser descartados.


+ Notícias

Finanças e saúde também ocupam a mente das novas gerações

O impacto da emissão de CO2 pode transformar o consumo de bebidas alcóolicas?






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS