Pesquisar
Close this search box.
/
/
Qual é o cenário da indústria de limpeza no Brasil no pós-pandemia?

Qual é o cenário da indústria de limpeza no Brasil no pós-pandemia?

A volatilidade das vendas no decorrer da pandemia prejudicou o setor - que costuma trabalhar com estratégias a longo prazo.

Há cerca de um ano e meio, notícias a respeito da falta de álcool em gel se espalharam por todo o Brasil. Não é para menos: nessa época, estávamos vivendo o início da pandemia, e a indústria da limpeza ainda não havia se adaptado à tamanha procura.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

E não foi só o álcool em gel a sumir das prateleiras. De acordo com dados da Nielsen, empresa de medição e análise de dados, em apenas uma semana, entre os dias 16 e 22 de março de 2020, os desinfetantes tiveram alta de 80,3% nas vendas em relação à semana anterior, atrás apenas do álcool de limpeza (96,6%).

Hoje, o cenário é otimista: com a produção ajustada para a demanda, a confiança da indústria de limpeza atinge seu maior nível no ano, crescendo 13 pontos no ICEI Setorial – Índice de Confiança do Empresário Industrial, entre março e julho de 2021, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA).

“É uma alta superior a 13 pontos, em apenas quatro meses, e pode indicar uma recuperação do setor neste segundo semestre do ano”, diz Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

Engler afirma que os fabricantes de produtos de limpeza têm convivido com grande volatilidade na demanda de seus produtos, desde o início da pandemia. Como o setor costuma basear suas estratégias de negócio em planejamentos de longo prazo, os períodos de alta na produção, seguidos de quedas repentinas, aliados a problemas pontuais de falta de insumos e à pressão de preços, acabaram diminuindo o otimismo dos empresários, especialmente, no primeiro trimestre.

“Começamos o ano com um nível bom de confiança (54,4), que teve alta em fevereiro (56), mas, em março (46,7), já houve uma queda grande no índice. A boa notícia é que, desde então, registramos quatro melhoras seguidas”, diz Paulo Engler.

O cenário da indústria de limpeza hoje

De acordo com o executivo, o setor atingiu o melhor nível de confiança no ano de 2021. Para ele, o dado é muito animador porque, desde o início da pandemia, em 2020, todos os setores econômicos viveram uma volatilidade muito grande, com quarentenas, liberações graduais, volta de restrições, vacinação e muitas dúvidas sobre como seria a reabertura dos negócios.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

“Digo isso apenas para explicar que, no ano passado, chegamos a figurar como um dos setores mais confiantes de toda a indústria. Hoje não estamos entre os mais otimistas, mas atingimos o melhor nível do ano. Por conta da crise sanitária que vivemos, que é uma das maiores da história, acredito que a sociedade tenha se conscientizado de que os produtos de limpeza são uma espécie de “primeira vacina” não só contra o coronavírus, mas contra diversos tipos de contaminações, e esse hábito deve se manter mesmo no período pós-pandemia”, ressalta Paulo Engler.

O diretor-executivo esclarece que o setor encerrou o ano de 2020 com um nível de produção praticamente estável em relação a 2019, mas os efeitos negativos da pandemia ainda são sensíveis para a indústria de limpeza.

“Neste ano, a produção cresceu 1,2% de janeiro a maio, com base na PIM – Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. Mas não passamos ilesos pela pandemia. O setor tem números sólidos, mas isso esconde um desafio muito grande que temos enfrentado, que é a alta volatilidade na demanda de nossos produtos. Vivemos uma montanha-russa desde o ano passado. Apenas para ilustrar, de janeiro a julho de 2020, o incremento de produção do setor foi de 5,9%. Nos meses seguintes, no entanto, houve forte queda de demanda, em um período que coincide com o fim do Auxílio Emergencial.

No último bimestre de 2020, notamos uma leve recuperação, que nos permitiu fechar o ano em níveis estáveis, em relação a 2019. Além da volatilidade, as empresas tiveram que alterar cronogramas de lançamento e lidar com aumentos súbitos de demanda em determinados produtos, como água sanitária e sabão em barra”, salienta.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

Sendo assim, lembrando como o setor costuma basear suas estratégias em planejamentos de longo prazo, Engler informa que foi um período de grandes desafios. Contudo, ele acredita que os associados foram assertivos em suas estratégias e conseguiram manter o abastecimento necessário para o combate à pandemia – lembrando que o setor abrange a limpeza profissional, que inclui ambientes hospitalares, por exemplo.

Inovações estão em pleno desenvolvimento

Para Paulo Engler, o segmento de desinfecção continua com boa demanda. Além disso, a ABIPLA observou uma conquista de espaço de produtos mais tecnológicos e sofisticados no setor de saneantes nos últimos anos, como bactericidas em spray, detergentes formulados com enzimas, itens multiuso, perfumados e produtos concentrados.

“Há também inovação constante em embalagens e produtos sustentáveis, com formulações com maior biodegradabilidade e frascos de reuso, por exemplo. É um setor caracterizado pela inovação e isso ajuda a explicar parte dos bons resultados nos últimos anos. Os fabricantes estão atentos e preparados para atender todos os perfis de consumidor, seja limpeza corporativa, doméstica ou hospitalar, e isso fica claro na variedade de produtos disponíveis”, pontua o executivo.

Transformação digital e tendências

Paulo Engler ressalta que, de maneira geral, o setor é composto de empresas bem organizadas em todos os seus departamentos e, por isso, estão maduras para atender o consumidor final. No entanto, algo que cresceu com a pandemia foi a implementação de canais de vendas diretas ao consumidor.

“Antes da covid-19, as vendas eram feitas essencialmente a distribuidores, supermercados e atacados, que, então, forneciam aos consumidores. Não havia uma relação comercial direta entre indústria e consumidor final. Com a pandemia e o consequente crescimento do e-commerce, indústria e consumidores perceberam que poderiam estabelecer uma relação comercial direta. Esta é uma tendência interessante que temos acompanhado”, salienta.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

O diretor da ABIPLA revela que a entidade mantém a projeção de crescimento do setor em 3% para o ano de 2021. A produção de saneantes cresceu 1,2% entre janeiro e maio de 2021, com base no índice de base fixa mensal da PIM – Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.

Entre os segmentos que devem mostrar bons resultados, no segundo semestre, estão os produtos voltados à limpeza profissional, já que, com o avanço da vacinação, estabelecimentos comerciais e públicos podem voltar a reabrir com menos restrições; os produtos para desinfecção – em alta desde o início da pandemia – e as vendas por meio do e-commerce.


+ Notícias

Comércio eletrônico: a nova fronteira das regras sobre os rótulos dos produtos

Você sabe quais são os hábitos de limpeza do consumidor ao redor do planeta?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]