Experiência

A jornada da experiência: a importância de envolver o consumidor

Provavelmente, você tenha que explicar a seus familiares, ou amigos de um ciclo diferente do seu, de forma mais lúdica ou didática o que algumas pessoas da sua equipe ou até mesmo a sua empresa faz. Nunca se tornou tão veloz a introdução massiva do termo “X”, originado de “Experience” (ou experiência) em nosso universo corporativo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre os principais debates do universo do CX

Customer experience (CX), User experience (UX), Brand experience (BX) e já emergente em outros continentes o People experience (PX).

O consumidor continua sendo o centro de tudo (clientecentrismo), e não existem mais fronteiras ou barreiras que distinguem esse consumidor do público interno ou externo das corporações. Ou seja, ao falarmos de experiência cada vez mais vamos provocar uma mudança de pensamento que permeia colaboradores e clientes. A intersecção desses conceitos permeia um novo conceito de pensar e realizar.

Jornada da experiência

É fato que a evolução da nossa sociedade do consumo, deve sua base na criação e desenvolvimento de produto (advinda do processo de manufatura), que posteriormente migrou para a entrega de serviços. E hoje segue um caminho (nesta geração) para a entrega constante de experiências (vide “x” acima).

Tudo isto não é novo, para nós.


Mas, o que devemos observar ao cruzarmos a evolução que ocorreu nessa linha do tempo, com os conceitos de compressão do tempo (cada vez mais, em intervalos menores, revoluções no formato que a sociedade se comporta, consome e relaciona, vão acontecer) é que se você não se preocupa em gerar uma experiência, atrelada ao seu produto ou serviço, em breve seu espaço no mercado será aos poucos tomados por alguém que faz isso e não necessariamente seja essa entidade ou um concorrente direto ou próximo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre os principais debates do universo do CX

Vender, entregar ou encontrar o avatar que nos consome já não é o desafi: isso o data mining atrelado ao learning machine resolve. A área de vendas como era conhecida, hoje vai morrer. E passaremos (como muitas empresas já fazem – vide Tesla), a ter a obrigatoriedade de proporcionar em cada ponto de contato, uma experiência ressonante na vida daqueles que estão sendo impactados por determinada atividade.

Entregar experiência como serviço e solução como produto é o caminho e a trilha que percorremos juntos.

*Natanael Sena é membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), filiado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a International Brain Research Organization (IBRO), Natanael Sena é Sócio da Brand & Stories e Fundador da InSenna Storytteling. 


+ Notícias

Customer centric movimenta as inovações em mobile banking

Cashback ou pontos: qual é a estratégia de fidelização correta?

Natanael Sena

Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), filiado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a International Brain Research Organization (IBRO), Natanael Sena é Sócio da Brand & Stories e Fundador da InSenna Storytteling. Formado em Comunicação pela USP, Marketing pelo IBMEC, Marketing Intelligence na Universidade de Lisboa, Digital Age pela disruptiva Hyper Island, Storytelling na Pixar e Neurociências & Psicologia Aplicada pelo Mackenzie – SP. Chegou a posições executivas em multinacionais antes de se dedicar ao empreendedorismo e gestão das suas empresas. Escreve sobre Brand Experience, Marketing e Comportamento.

Postagens recentes

NFTs: entenda o perfil dos compradores de tokens não fungíveis

Colecionadores de NFT variam entre pessoas famosas, organizações autônomas e empresários milionários

20 horas ago

Metaverso no universo jurídico: de ações na Justiça a preocupações com pirataria virtual

Em entrevista a Consumidor Moderno, Patrícia Martins, sócia da Tozzini Freire, falou sobre o impacto…

21 horas ago

Educação para o consumo: muito se fala e pouco se faz

Para o advogado e professor Bruno Miragem, educação para o consumo deveria estar atrelada aos…

22 horas ago

Gêmeo Digital e mapeamento tridimensional é tendência tecnológica para 2022

Criado para simular projetos, equipamentos ou peças em um ambiente virtual, o gêmeo digital desponta…

22 horas ago

Quem são as 18 pessoas mais importantes no setor de tecnologia no Brasil em 2021

Executivos de diversos ramos são destaque

23 horas ago

Experiência do cliente: Vivo investe em espaços de pets para seus clientes

A empresa instalou espaços pet em mais de 180 lojas físicas do País, com água,…

1 dia ago

Esse website utiliza cookies.

Mais informação