Pesquisar
Close this search box.
/
/
Comunicação emocional: é hora de rever o atendimento ao cliente

Comunicação emocional: é hora de rever o atendimento ao cliente

Está na hora de humanizar o atendimento, levar para a comunicação mais atenção. As empresas vendem emoção e os clientes compram no estado de ego criança.

No atendimento ao cliente, comunicação significa tudo.  E não importa em que canal a interação é feita. Quer o consumidor precise de ajuda com a compra de um produto ou esteja completamente frustrado, os agentes de atendimento precisam usar as habilidades certas para se conectarem de uma forma que os deixem mais calmos, satisfeitos e confiantes.

Assine a nossa newsletter e fique atualização sobre as principais tendências e atualizações do CX

Não é uma novidade dizer que as empresas são feitas de pessoas. E, mesmo representando uma marca, a comunicação é feita por humanos. Por que então, na maioria das organizações, os diálogos são sempre frios? Está na hora de humanizar o atendimento, levar para a comunicação mais atenção. As empresas vendem emoção e os clientes compram no estado de ego criança.

Não importa a plataforma que a troca é feita: e-mail, chat, redes sociais, Zoom ou Teams. O grande X da questão é que o primeiro atendimento precisa ser cordial e educado, cumprimentar quem está do outro lado. E importante: usar emoticons!

Foi-se o tempo que essas ‘carinhas’ eram coisa de adolescente e as pessoas tinham preconceito. Hoje todos usam e eles devem ser introduzidos na comunicação da empresa, já que existem para transmitir emoções. E inclusive simbolizam leveza e são capazes de abrir caminhos para uma comunicação mais fluida.

Mais um passo é perguntar como a pessoa está, demonstrando interesse sincero. Caso a interação permita um certo nível de intimidade, responda com sinceridade e inicie um diálogo mais aberto e carinhoso.

Assine a nossa newsletter e fique atualização sobre as principais tendências e atualizações do CX

Muitas vezes os atendimentos não são apenas passivos, mas sim o interesse é vender algo – e são nesses casos que os sentimentos, em conjunto com a educação e a simpatia, fazem toda a diferença. Usar palavras como gostaria, poderia, por gentileza, obrigada e por favor é fundamental! Quebre o gelo e a pessoa estará mais solícita para a mensagem que precisa ser passada.

O uso de áudios no atendimento ao cliente

E como os áudios são utilizados pela sua empresa? Esse tipo de mensagem, em plataformas como o WhatsApp, são muito bem-vindos. Ouvir a comunicação da pessoa simplifica sentir a emoção de quem está do outro lado – coisa que as palavras às vezes deixam ambíguas.

Leia mais: Por que o Whatsapp está revolucionando o atendimento ao cliente?

Estimule o envio de áudios durante os atendimentos, chega de ficar preso apenas aos scripts frios de texto. Mas cuidado com a duração das mensagens, muitas vezes o cliente não tem tanta paciência para ouvir áudios longos. O ideal é fazer áudios com 1 ou 2 minutos no máximo.

Se o responsável tiver dificuldade de organizar as ideias durante a fala, o ideal é primeiro escrevê-las em tópicos para somente depois iniciar a gravação do áudio. Ser objetivo e conciso é fundamental – mas sem perder a simpatia e o objetivo de facilitar a compra ou resolver o problema.

Assine a nossa newsletter e fique atualização sobre as principais tendências e atualizações do CX

Theka Moraes é especialista em comunicação relacional

Os áudios, inclusive, serão uma porta de entrada para marcar uma conversa pessoal ou mesmo uma ligação, facilitando o processo de venda, caso esse seja o caso, claro. E, ao encerrar a conversa, caso haja abertura, deixe sempre uma call to action, propondo alguma ação que dará continuidade à conversa e estreitará o vínculo.

A McKinsey relata que 70% da jornada de um cliente é ditada por como ele se sente. Se você os conhecer, estará a meio caminho da excelência na comunicação. Lembre-se de que eles procuram sua empresa porque precisam de ajuda. Tenha paciência e tente antecipar problemas ou necessidades futuras que possam ter.

Reconheça que somos todos únicos e que os clientes podem reagir de formas distintas. Quando você participa de uma interação transparente, constrói relacionamentos sólidos e duradouros, oferece ajuda efetiva e continua a cultivar confiança e a credibilidade!

*Theka Moraes é especialista em comunicação relacional, faz parte da equipe do Roberto Shinyashiki no Instituto Gente, fundadora e idealizadora do The Women Oficial, formada em gestão comercial pela Anhembi Morumbi e é uma das premiadas do Prêmio ELLA de liderança feminina internacional.


+ Notícias

Quais são os atributos que simbolizam respeito ao cliente, segundo os consumidores

Como a pandemia mudou a relação dos brasileiros com a própria casa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]