Aplicativo do Santander vai contar com IA para facilitar a gestão financeira

Solução de inteligência artificial vai analisar transações e hábitos de consumo para gerar dicas personalizadas com foco na saúde financeira dos usuários

Foto: Shutterstock

Nos últimos anos, muitas ferramentas foram lançadas com o propósito de auxiliar os consumidores a compreenderem melhor sua gestão financeira. Muitas fintechs, inclusive, trazem essa premissa em sua proposta – facilitar a relação com o dinheiro. Uma nova ferramenta anunciada pelo Santander acompanha essa tendência.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

O aplicativo do banco passará a contar com uma solução baseada em inteligência artificial, que interage com o cliente de forma personalizada conforme conhece seus hábitos de consumo e transações financeiras. A análise leva em consideração o histórico de movimentações do cliente em sua conta corrente e cartões.

O consumidor pode estabelecer limites para seus gastos mensais e ser avisado quando essa meta ficar ameaçada, bem como poderá categorizar suas movimentações por tipo de despesa. Conforme os dados são analisados, mais dicas aparecem em forma de alerta. Se o usuário for assinante de dois streamings de música, por exemplo, a ferramenta sugere utilizar um só para equilíbrio do orçamento mensal.

Outras situações corriqueiras, como se uma conta de consumo tiver uma grande alteração de valor, foi paga em duplicidade ou está em atraso, também são notificadas pelo sistema. O cliente ainda pode receber avisos prévios de um cartão do banco quando estiver próximo de expirar, lançamento não habituais em sua conta, como créditos de restituição do imposto de renda e dividendos, entre outros.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

“A clareza das informações é uma das principais caraterísticas da solução que o Santander está trazendo para o Brasil. O objetivo é possibilitar a qualquer pessoa assumir o controle e gestão da sua vida financeira”, explica Flávio Morais, superintendente executivo de Estratégia Digital do Santander. Segundo a empresa, o Gent& On é uma aplicação inédita no Brasil.

“A solução foi desenvolvida para garantir ao cliente que informações importantes sobre sua vida financeira não passem despercebidas. Isso é feito por meio de dicas e sugestões personalizadas, conforme a inteligência artificial vai aprendendo mais sobre os hábitos do cliente”, explica. Um quiz no formato “adivinhe quanto você gastou na semana passada em determinado estabelecimento” também foi adicionado com o objetivo de ajudar os usuários a mapear como estão gastando os seus recursos.

Visão estratégica

Os dados coletados vão aprimorar a experiência do cliente e facilitar sua gestão financeira. Ao mesmo tempo, a empresa poderá criar ofertas mais personalizadas e estratégicas para a marca. O correntista é avisado, por exemplo, se as parcelas de um empréstimo que possui em outro banco têm condições melhores no Santander.

O recurso de IA já é utilizado pelo Santander desde o final do ano passado em algumas de suas operações na Europa, como o Reino Unido e Espanha. No Brasil, a nova solução entra no hall de funcionalidades da ferramenta Santander ON, que atualmente conecta o cliente a informações de sua vida financeira, como renda, limites, regularidade do seu CPF e eventuais restrições nos serviços de proteção ao crédito. Futuramente, ainda irá agregar informações de outros bancos, concedidas pelo cliente (por meio do open finance), para trazer uma visão unificada de sua vida financeira.


+ Notícias

Experiência do cliente: investimento em cibersegurança gera impactos positivos durante a jornada de compra

O respeito como princípio para criar uma boa experiência ao cliente




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS