Experiências inesperadas: duas surpresas do Consumidor Moderno Experience Summit

Evento em Foz do Iguaçu estimula participantes a pensarem a experiência do cliente de formas diferentes. Confira dois exemplos

Experiências inesperadas: duas surpresas do Consumidor Moderno Experience Summit

Acostumado a percorrer a cultura de cidades históricas da Europa, como Barcelona, Porto, Berlim, Praga, por exemplo, o Consumidor Moderno Experience Summit aportou em Foz do Iguaçu este ano. A ideia central era combinar o resgate do networking entre lideranças executivas de empresas dos mais variados segmentos, em um ambiente dominado pela paisagem majestosa das Cataratas do Iguaçu.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

A delegação do Summit teve o privilégio de ficar hospedada no Hotel Belmond Cataratas, situado exatamente no interior do parque ecológico. Como fio condutor, um intenso workshop de dois dias voltado para repensar o Customer Experience dentro de uma ótica orientada à centralidade do cliente, a partir da interpretação do comportamento. O objetivo central: criar experiências memoráveis e ambiciosas, dentro da metodologia de Moonshot.

Se a imersão nos workshops mostrou novas perspectivas para repensar a experiência do cliente, desmistificando a ideia de que esse conceito compreende apenas a interação do cliente com eventuais canais de atendimento e transação, o ambiente do Parque Nacional das Cataratas fez com que os participantes do Summit percebessem o quanto a natureza, em sua inconcebível e incompreendida diversidade, é capaz de proporcionar experiências únicas.

Todos os participantes percorreram as trilhas que levam aos diferentes pontos das Cataratas diversas vezes. Eles puderam sentir o impacto das múltiplas quedas d’água em sequência, o espetáculo absoluto do ciclo dessas águas, a evaporação, a sucessão de arco-íris, as cores e tons do pôr do sol, a vegetação do entorno, os animais silvestres, uma composição de luz e cores sempre inédita, que enriquece os sentidos de forma inigualável. E tudo isso pronto, dia após dia, encantando pessoas há milhares de anos.

O espetáculo absoluto das Cataratas: uma inspiração para experiências únicas

Claro, não se pede que empresas consigam sequer algo próximo do espetáculo natural, mas a concepção de que a natureza é imbatível nas experiências que oferece, é uma lição constante para os gestores. E mais, manter essa experiência e, de certa forma ajudar a preservá-la pode ajudar empresas e marcas a criarem seus próprios modelos de CX, com apelos genuínos de sustentabilidade.

Outro exemplo incrível de como a experiência pode ser enriquecedora, a partir do trabalho humano mais artesanal e dedicado, foi o jantar da delegação no restaurante Casa do Chef. Idealizado pelo chef, músico, estudioso de gastronomia e cultura brasileira, Fabio Del Antonio, a Casa do Chef oferece um menu degustação que remonta à autêntica e ancestral culinária brasileira, tanto de origem indígena quanto da incorporação de elementos das culturas africana e portuguesa.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

Goste-se ou não das iguarias, é impressionante ver como o Chef narra histórias que se combinam com momentos históricos e culturais, como a historia da feijoada, um prato que tem origens em meados do século XIX, a partir de estalagens, restaurantes modestos que ofereciam um prato baseado em feijão e farinha durante a semana e que aos sábados “engordavam” a receita com partes menos nobres da carne do porco. Foi somente no início do século XX que um português assimilou a receita conhecida hoje e que contou com esforço do governo federal para “exportar” uma ideia de culinária típica nacional.

Mas a Casa do Chef impressiona mais ainda quando sabemos que o próprio Fábio Del Antonio construiu as mesas onde o público é servido, bem como as louças onde os pratos são montados e degustados e até a arquitetura inteira da casa. Para finalizar, é uma supresa ver o Chef dando uma canja de saxofone e flauta para clássicos da música brasileira.

Estão aí os princípios que norteiam experiências notáveis e envolventes para consumidores de qualquer empresa: autenticidade, impressões sensoriais, interpretação do comportamento e desejos do consumidor, narrativa sedutora, momentos de pico e desfechos quase mágicos.

Dessa forma, o Consumidor Moderno Experience Summit conseguiu criar por si uma experiência de conteúdo, storytelling e networking incrivelmente surpreendente. Que esses momentos e aprendizados possam se traduzir em ideias marcantes para os consumidores de muitas empresas.

Saiba mais sobre o #CMSummit2021

O Consumidor Moderno Experience Summit 2021 trouxe o tema: “Moonshot: o poder do CX para a criação de estratégias vencedoras de futuro”, com um conteúdo inédito e exclusivo, desenvolvido especialmente pela Hyper Island, a escola de inovação mais influente do mundo, com a curadoria da área de Conhecimento da Consumidor Moderno.

Summit

#CMSummit2021 traz o tema: “Moonshot: o poder do CX para a criação de estratégias vencedoras de futuro” | Foto: Jacques Meir

A palavra moonshot, em tradução literal, significa “voo à lua”. O nome originou-se do projeto Apolo 11, responsável por levar o homem à lua pela primeira vez na história. Para que o marco fosse possível, a NASA precisou utilizar inovações precursoras ao longo de toda a missão, já que na época não existiam tecnologias à disposição para alcançar tal objetivo.

Esse é o conceito por trás do Moonshot Thinking: a resolução de problemas através da utilização de soluções e tecnologias disruptivas para tal. A metodologia utilizada nesta edição tem como principal objetivo fazer com que as empresas participantes alcancem resultados 10 vezes maiores, e não apenas 10% melhores. Esta consciência inovadora é a grande responsável pelo desenvolvimento de tecnologias revolucionárias, como a inteligência artificial, por exemplo.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

Ao participar dessa poderosa imersão, você estará pronto para o seu papel no futuro, independentemente do que você quer criar para a sua empresa. Para saber mais, acesse o portal oficial do evento e acompanhe a cobertura especial a partir do Portal Consumidor Moderno.


+ Notícias

Qual é a mais ambiciosa e surpreendente experiência que você quer criar para o seu cliente?

CM Summit 2021: A experiência do cliente no ecossistema de tendências

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS