O crescimento do e-commerce nos últimos 20 meses foi um dos mais acelerados já vistos e, sem dúvidas, a pandemia esteve muito relacionada a esse salto. O que pouco se fala, no entanto, é o poder de seleção e de encanto que os algoritmos tiveram nessa trajetória: foram eles os que selecionaram, seja em ambientes abertos da internet ou mesmo em redes sociais, os consumidores à compra.
Nesse cenário, é compreensível que os varejistas tenham condicionado seus algoritmos para o máximo de vendas no fim do ano, especialmente para a Black Friday e o Natal, datas em que as concorrências se tornam mais competitivas. E, posto que 84% das empresas de e-commerce vendem por meio de marketplace, segundo pesquisa da GfK, é mais que imprescindível calibrar esse algoritmo para torná-lo, de fato, um impulsionador de vendas.
O uso dos algoritmos será o principal assunto debatido no Conarec 2021, evento do Grupo Padrão que ocorre nos dias 10 e 11 de novembro. Com mais de 50 painéis e palestrantes influentes do mundo corporativo, o Conarec debate a partir do tema “O consumidor hackeado: a reinvenção da liberdade de escolha”, que está mais do que pautada em como essa tecnologia afeta os clientes.
Para quem trabalha com o varejo eletrônico, já se sabe que os algoritmos são responsáveis por uma tremenda mudança nas vendas. É como dizia Steve Jobs: “as pessoas não sabem o que elas querem até você mostrar a elas”. E o algoritmo, convenientemente, tem o poder da vitrine.
Os algoritmos a favor do e-commerce
A questão é, em um período tão importante para o varejo quanto as festividades de fim de ano, como competir para tornar o algoritmo ainda mais eficiente e como garantir que ele, de fato, trará uma maior quantidade de vendas para o seu negócio? Afinal, esse jogo é apostado entre gente grande e funciona melhor no lado da balança que oferece o melhor investimento. E claro, dentro de um marketplace, configurar essa personalização pode ser mais difícil do que parece.
Para Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio, o marketplace hoje já representa um quarto das vendas das principais categorias de bens duráveis. Atraí-los com um algoritmo eficiente, portanto, é um caminho de pólvora que explode no sucesso. “Isso comprova o impacto positivo sobre a visibilidade e a credibilidade junto aos clientes, além disso, ele também é eficiente na fidelização dos consumidores, pois oferece todas as ferramentas para que o empreendedor crie ações que agregam valor à experiência do usuário com sua marca”, destaca o executivo.
A dificuldade na configuração, comenta Medeiros, também está bastante relacionada à forma como funciona o marketplace. Assim, para divulgar uma loja ou produto, é necessário pensar um pouco fora do habitual. “Em primeiro lugar, é essencial aprender o funcionamento do local escolhido, mas precisa ser estudado cada passo a ser tomado, desde a descrição dos produtos que chamam mais a atenção do usuário, até as fotos que podem despertar mais interesse. Lembre-se que a sua vitrine compete com a de vários outros”, explica o executivo.
Para além da escolha, é preciso reconhecer que, apesar da maior parte dos e-commerces trabalharem em marketplaces, há também outros canais de venda. E o algoritmo precisa trabalhar de forma unificada. “É essencial garantir a mesma consistência na qualidade do produto, atendimento e entrega em qualquer que seja o canal. Aqui é melhor apostar em uma gestão unificada em vez de segmentar o controle de cada um”, acrescenta Medeiros.
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Entenda como competir com a concorrência
Outro ponto importante para o bom uso dos algoritmos é estar preparado para sua demanda. Uma vez que os anúncios percorrem pelas pessoas certas, a loja e os produtos passam a ser mais visíveis, o que, por consequência, aumenta o número de pedidos.
“Muito provavelmente que após a inserção em um marketplace e entender seu algoritmo, suas vendas aumentem. Então, se você não souber atender os clientes de maneira ágil e organizada, isso te dará uma avaliação negativa, as quais são públicas e farão com que você perca um grande número de alcance”, completa o CEO.
Vale destacar também que o algoritmo, ainda que forneça um anúncio mais personalizado e de acordo com as preferências do consumidor, precisa trabalhar com a concorrência. Para Medeiros, é fundamental que cada anúncio esteja adequado com a realidade do mercado. “É imprescindível que você saiba o que os outros lojistas do mesmo marketplace oferecem aos usuários, afinal, eles serão seus concorrentes diretos. Diminuir o preço de seu produto, trazer uma variedade maior de opções e oferecer brindes por compra é um bom exemplo do que pode te colocar à frente”.
Todas essas etapas garantem ao consumidor uma confiança maior nos anúncios selecionados e, de quebra, ainda o fidelizam à marca. O conselho é excelente para garantir mais vendas na Black Friday, que já está por vir.
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