Pesquisar
Close this search box.
/
/
Erros que diminuem o debate sobre o direito do consumidor

Erros que diminuem o debate sobre o direito do consumidor

Não é de hoje que reportagens apontam que o direito do consumidor representa pouco mais de 4% do total de processos na Justiça brasileira. O percentual não apenas está equivocado, mas diminui a verdadeira importância do tema

Nas últimas semanas alguns jornais e até websites se aventuraram em traçar o total de ações que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Trata-se de uma conta que não possui uma resposta fácil e muito menos definitiva. No entanto, apesar das dificuldades, os números exibidos estão distantes da realidade e, de certa forma, diminuem o debate sobre o direito do consumidor.

A Consumidor Moderno listou alguns dos erros: há desde o uso incorreto dos dados e o fato de alguns processos não serem considerados nos levantamentos feitos por órgãos de imprensa.

Dados do ano passado

Um exemplo foi a recente reportagem de um conhecido jornal econômico que utilizou os dados do relatório “Justiça em Números 2020”, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). E aqui estaria o primeiro erro.

O tradicional relatório do CNJ utiliza dados do ano anterior, logo o Justiça em Números de 2020 utiliza dados dos processos judiciais em 2019. E o que aconteceu?

Embora a reportagem diga que os números sejam de 2019, na verdade ela publicou as informações de 2020.

“Segundo o relatório “Justiça em Números 2020”, do CNJ, o direito do consumidor figura entre os assuntos mais demandados em 2019, sobrecarregando o sistema. Nos tribunais de Justiça estaduais, ocupa o primeiro lugar, com 4,4% de 2,3 milhões de processos. Segundo o Conselho, o total de casos em 2020 chega a 5,6 milhões, pois ainda são considerados processos ajuizados em outros ramos da Justiça, como a federal e os tribunais superiores”, dizia a reportagem.


Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


De acordo com os dados do CNJ de 2019, o total de ações consumeristas foi de exatos 6.736.726. Em 2020, as ações caíram significativamente e chegaram a 5.585.938 de ações ou os quase 5,6 milhões citados pela reportagem. No entanto, o uso desses números também possui falhas importantes.

Casos novos

O relatório do Justiça em Números do CNJ é dividido em três grandes grupos de quantidade de processos: baixados (ou encerrados ou com trânsito julgado), além dos novos e pendentes.

Os casos novos são aqueles que os processos possuem menos de um ano em um determinado tribunal. Já os casos em andamento são aqueles que romperam a barreira dos 365 dias.

E por que entender isso é importante? Tudo indica que os dados utilizados pela reportagem se referem aos casos novos ou uma parte da verdadeira quantidade de processos em discussão no País.

A Consumidor Moderno pediu para a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), responsável por um dos mais amplos levantamentos de ações consumeristas do CNJ, mostra que as demandas de direito do consumidor corresponderam a 10,1% do total de casos de primeiro grau no ano em 2020 – ou mais precisamente 5.585.938 de ações. Em outras palavras, os tais 5,6 milhões é o total de processos com base no direito do consumidor que entraram em 2020 nas Justiças Estaduais, incluindo o Juizado Especial, Justiça Federal e instâncias superiores (STJ ou STF).

A reportagem não necessariamente errou nos 5,6 milhões, mas equivoca-se ao afirmar que os 2,3 milhões de processos ingressaram em 2020 nos TJs do País. Nos Tribunais de Justiça, o número seria de 5,4 milhões.

Direito do consumidor: justiça em números do CNJ
Crédito: reprodução/ Justiça em Números do CNJ

Além disso, o percentual de 4,4% alegado pela reportagem é outro equívoco.

Conforme disse a ABJ, o direito do consumidor representa 10,1% do total de casos novos que entraram nos tribunais brasileiros em 2020. No entanto, se considerarmos apenas os tribunais estaduais, o peso do CDC é ainda maior para os TJs.

E por isso acontece?

Os TJs dos Estados representam a maior porta de entrada de processos consumeristas no País e não apenas pela Justiça convencional. Os números incluem os Juizados Especiais, que somente no ano passado tinham pouco mais de 1.57 milhão de processos consumeristas. Não à toa, os Jecs, como são conhecidos, ganharam o apelido de tribunal do consumidor.

“Se considerarmos somente a Justiça Estadual, a proporção sobe para 16,1%”, afirma Julio Trecenti, secretário geral da entidade e um dos mais renomados especialistas em dados jurimétricos.

Abaixo, veja a distribuição de processos em direito do consumidor dentro dos tribunais e instâncias.

Abaixo, veja os motivos de processos com base no direito do consumidor:

Direito do consumidor em outros tribunais

Alguns especialistas ainda apontam que a quantidade de processos que citam o direito do consumidor poderia ser ainda maior. Para que isso ocorra seria necessário incluir os processos que citam o direito do consumidor, mesmo que de forma indireta.

Mais uma vez, é preciso olhar para o estudo do CNJ. Nele, o Direito Civil foi o maior assunto que mais demandou casos novos em 2020, com 12 milhões de processos.

Dentro do Direito Civil existem muitos processos que utilizem o CDC, porém o código do consumidor se torna um assunto quase secundário no processo. Infelizmente, o CNJ não consegue separar as ações que citam o Direito do Consumidor de maneira indireta, mas o fato é expressivo.

Dentro do Direito Civil, um dos temas mais comuns é a discussão na Justiça sobre a obrigação prevista em contrato entre credor e endividado. Dentro desse tema, há desde alienação fiduciária (quando o devedor, com o escopo de garantia, transfere ao credor a propriedade do bem submetida à condição resolutiva, com 574 mil processos), compra e venda de algo (217 mil casos) e até mesmo cartões de crédito (mais de 50 mil processos).

Sobre alienação fiduciária, o próprio CDC cita o tema no artigo 53. Nele, basicamente fica expresso que é proibido incluir em contrato que o consumidor perder prestações já pagas em caso de inadimplemento.

E os casos em andamento?

Há ainda os casos pendentes (ou estoque) no Judiciário,  que representa aproximadamente 70% dos processos na Justiça brasileira. No entanto, ao contrário do que ocorre com os casos novos, o Justiça em Números não exibe detalhes percentuais do estoque.

Especialistas, no entanto, estimam que o direito do consumidor aparece em 30% dos processos, mesmo que de forma indireta. Isso colocaria o CDC como uma das maiores fontes de judiciailização no País.

O percentual pode parecer exagerado, porém ajuda a demonstrar o verdadeiro impacto do direito do consumidor na vida do brasileiro. E a lei do superendividamento, incluída no CDC, vem aí.


+ Notícias

Monitoramento da Lei Geral de Proteção de Dados começa em janeiro de 2022

LGPD for kids: o tratamento de dados de crianças e adolescentes nos games

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]