Defesa do Consumidor

Monitoramento da Lei Geral de Proteção de Dados começa em janeiro de 2022

No último dia 28, o Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aprovou o Regulamento do Processo de Fiscalização e do Processo Administrativo Sancionador no âmbito da ANPD, um documento com as regras para a fiscalização da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Uma das novidades é a data de início do ciclo de monitoramento de empresas, governos e pessoas da norma: janeiro de 2022.

O regulamento tem por objetivo estabelecer os procedimentos no processo de fiscalização e as regras a serem observadas no âmbito do processo administrativo sancionador pela ANPD.


Assine a newsletter da CM e fique por dentro das principais novidades sobre experiência do cliente


De acordo com o comunicado da ANPD, a fiscalização compreende as atividades de monitoramento, orientação e atuação preventiva. A aplicação de sanção ocorrerá em conformidade com a regulamentação específica.

“O regulamento é um estímulo à promoção da cultura de proteção de dados pessoais, uma vez que prevê uma atuação responsiva, com a adoção de medidas proporcionais ao risco identificado e à postura dos agentes regulados”, afirma Miriam Wimmer, diretora da ANPD e relatora do regulamento.

A expectativa é que, com o regulamento, a ANPD possa planejar ações de fiscalização da norma para “analisar a conformidade dos agentes de tratamento no tocante à proteção de dados pessoais, considerar o risco regulatório em função do comportamento dos agentes de tratamento, de modo a alocar recursos e adotar ações compatíveis com o risco, prevenir práticas irregulares, fomentar a cultura de proteção de dados pessoais e atuar na busca da correção de práticas irregulares e da reparação ou minimização de eventuais danos.

Ivan Ventura

Postagens recentes

O que o setor de moda e beleza está preparando para o metaverso?

Iniciativas de grandes players do mercado já estão em estágio avançado

15 horas ago

Na Via, o varejo se transforma em ponto de experiências

Na Via, tecnologias, omnicanalidade e novos serviços impulsionam experiências e satisfação dos clientes; confira os…

16 horas ago

Tendências da Inteligência Artificial nos negócios e na sociedade

Vinte anos atrás a Inteligência Artificial (IA) era coisa de filme. Agora, ela não só…

16 horas ago

Sala Ágil: conheça uma das apostas do Bradesco para a solução de demandas com o consumidor

Durante A Era do Diálogo deste ano, Nairo Vidal, diretor e ouvidor do banco, falou…

17 horas ago

Milhares de sites olham os seus dados antes de você clicar em “enviar”

Um levantamento mostra que milhares de sites olham as informações dos usuários durante o preenchimento…

21 horas ago

Experiência do colaborador: dados aproximam gestores de liderados e aumentam produtividade

Olhar para a experiência do funcionário é essencial para entregar um produto ou serviço diferenciado…

1 dia ago

Esse website utiliza cookies.

Mais informação