Pesquisar
Close this search box.
/
/
Claro, Vivo e Tim arrematam os principais lotes do 5G. Brasil terá nova operadora de telecom

Claro, Vivo e Tim arrematam os principais lotes do 5G. Brasil terá nova operadora de telecom

Vivo, Tim e Claro arremataram as faixas de 3,5GHZ, considerada a mais importante para a oferta de 5G. Uma boa notícia para o consumidor é que o País terá, de novo, uma quarta operadora móvel de telecomunicações. Conheça

Nesta quinta-feira (4), as operadoras Claro, Vivo e TIM arremataram três lotes na faixa de 3,5 GHz (gigahertz), considerada a principal do leilão do 5G realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O leilão com as demais frequências deve terminar nesta sexta-feira (5).

De acordo com informações da Anatel,  dentro da leilão da faixa de 3,5 GHz, os lances vencedores foram:

Lote B1 – vencedora Claro – R$ 338 milhões – ágio de 5,18%

Lote B2 – vencedora Vivo – R$ 420 milhões – ágio de 30,69%

Lote B3 – vencedora TIM – R$ 351 milhões – ágio de 9,22%

O edital ainda previa um quarto lote na faixa de 3,5 GHz, com abrangência nacional. No entanto, não houve empresa interessada.

Por que a faixa de 3,5GHZ é importante?

Especialistas em telecomunicações já apontavam o forte interesse das maiores empresas de telecomunicações no País pela faixa de 3,5GHZ. Mas você sabe o motivo?

O principal motivo é que a faixa é exclusiva para o 5G, com capacidade de transmissão de altíssima velocidade.

Além disso, a frequência é a mais usada no mundo para o 5G, segundo dados da Global Suppliers Association (GSA), entidade que reúne fornecedores de equipamentos para redes móveis. O  espectro de Banda C ou que vai dos 3,3 GHz a 4,2 GHz (o que inclui os 3,5GHZ) é o mais licenciado no mundo para uso em redes 5G. O levantamento mostra que existem ao menos 172 operadoras, distribuídos em 72 países.

O espectro também é apontado como ideal ideal para atender áreas urbanas.

Mercado de smartphones

Para o consumidor, a expectativa agora é o início da operação comercial de pacotes 5G. De acordo com o edital, a venda começa em julho de 2022, porém especialistas ouvidos pela Consumidor Moderno apontam que dificilmente isso deverá ocorrer antes de setembro do próximo ano.

Outra ponto que o consumidor deverá ficar atento é pesquisar a aquisição de um novo aparelho de smartphone.


Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


O mesmo levantamento da GSA aponta que existem no mundo 117 smartphones compatíveis com tal espectro. E esse número não deve parar de crescer.

Outro estudo, desta vez feito pela Juniper Research, uma companhia do Reino Unido especializada em pesquisa e tendências do mercado de tecnologia, aponta que, até 2025, as vendas de smartphones 5G representarão 50% da receita de aparelhos.

De acordo com os dados fornecidos pela Juniper, o esperado é que, em 2021, a receita da venda de celulares 5G chegue a US$ 108 bilhões, com esse valor mais do que triplicando até 2025 e chegando, por fim, a US$ 337 bilhões.

No Brasil, já existem aparelhos à venda com a tecnologia, porém os valores andam bem salgados: eles não saem por menos de R$ 1,9 mil e pode chegar a pouco mais de R$ 13 mil em um modelo mais caro do iPhone 13.

Lembrando que a compra desse aparelho é fundamental para os consumidores que desejam contratar pacotes de 5G no próximo ano.

Aumento da concorrência

Uma boa notícia que surgiu nesse primeiro dia do leilão da Anatel é que o Brasil terá novamente uma quarta operadora de telecomunicações de abrangência nacional. Trata-se da a Winity II Telecom Ltda ou apenas Winity Telecom, ligado ao Fundo Pátria.

A empresa arrematou a frequência de 700 MHz por pouco mais de R$ 1,4 bi – R$ 1 a mais que o segundo colocado do certame. Das 15 empresas que disputam o leilão, apenas três ofereceram lance para o lote.

Outra nova operadora no país é a Brisanet, que levou o lote C4 do Nordeste de 3,5 GHz pelo valor de R$ 1,25 bilhão e ágio de 13.741,71% e o lote C5 por R$ 105 milhões.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]