Pesquisar
Close this search box.
/
/
Busca por profissionais para posição de C-level cresce 20% em 2021

Busca por profissionais para posição de C-level cresce 20% em 2021

Segundo estudo da Future Talent, a procura por líderes C-level aumentou até mesmo para posições antes ocupadas pelos fundadores das organizações

A liderança de uma empresa é fundamental para a sustentabilidade e inovação do negócio ao longo do tempo. Principalmente em tempos de adversidade como o que vivemos em decorrência da pandemia, os líderes são aqueles que mantém o time coeso, inspiram ações significativas na rotina da equipe e garantem o andamento da organização de forma fluida. Não à toa, a busca pelos chamados executivos C-level cresceu em 2021.

Segundo um levantamento da Future Talent, empresa especializada no recrutamento de profissionais para média e alta gestão, desde o início do ano houve um aumento de 20% na demanda de empresas por executivos para cargos de alta gestão.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O C-Level faz parte do topo da hierarquia organizacional. Sua atuação, dependendo de cada setor ou área, vai desde o controle do orçamento, passando por resultados financeiros e operacionais, até a manutenção e disseminação da cultura organizacional. Fora isso, são profissionais com papel fundamental na gestão das equipes. “É uma pessoa que tem que ser planejadora e estrategista ao mesmo tempo em que é facilitadora para que as coisas aconteçam”, destaca Marcos Vietri, sócio da Future Talent.

O executivo explica que esse ano tem sido bastante positivo no quesito de recrutamento e seleção, especialmente no aumento na demanda por C-Level. “As empresas estão trazendo executivos de mercado para liderar determinadas áreas do negócio que antes eram tocadas por pessoas mais juniores ou mesmo pelo dono da empresa. Além disso temos visto muitas posições para novos negócios, empresas diversificando os segmentos de atuação”, detalha.

Tendência

A alta complexidade e a competitividade do mercado atual fazem com que esses líderes sejam cada vez mais necessário. Um estudo da Universidade de Harvard aponta que as equipes de primeiro escalão das grandes companhias quase dobraram de tamanho desde os anos 80. A necessidade de líderes com conhecimentos específicos puxa esse movimento, que substitui cada vez mais a presença de gestores generalistas.

Segundo a Future Talent, esse é um movimento que tem sido percebido nas empresas nacionais, principalmente em incorporadoras com forte atuação em projetos horizontais e empresa de tecnologia. Se antes o C-level costumava ser o fundador da organização, hoje o espaço envolve profissionais com capacitação específica. Algumas empresas também costumam selecionar profissionais internos para ocupar essas posições estratégicas, de acordo com a conexão com a atuação.

Papel fundamental

A capacidade dos líderes foi colocada à prova de muitas maneiras no cenário da pandemia. De acordo com uma pesquisa do PageGroup feita em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, a agilidade tornou-se uma necessidade fundamental. Dos 230 líderes entrevistados pelo estudo, 40% relataram que estão tomando decisões com maior rapidez. Essas ações envolvem tanto decisões do negócio, operações e até gestão de pessoas.

A adaptação do período, seja em trabalho remoto ou em modelo híbrido, exigiu maior resiliência dos líderes, além do desenvolvimento de empatia e capacidade de unir os times de uma companhia.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Neste período, a atenção para habilidades estratégicas foi o foco da maioria dos entrevistados, apontada por 29%. A gestão de pessoas e competências interpessoais (as chamadas soft skills) é o foco de 22% dos líderes enquanto 14% priorizaram habilidades financeiras.

*Com informações da Forbes


+ Notícias

Como os líderes podem se adaptar para a era pós-covid-19

A credibilidade das foodtechs: revolução ou atraso na alimentação?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]