Pesquisar
Close this search box.
/
/
Geração Z e prioridades de consumo: confira as tendências

Geração Z e prioridades de consumo: confira as tendências

Especialista da WGSN revela tendências comerciais com base nas preferências dessa classe de consumidores

A geração Z corresponde aos adolescentes e jovens adultos de 13 a 25 anos de idade – cerca de dois bilhões no mundo todo – cujos hábitos de consumo e interesses de compra estão totalmente relacionados com o seu estilo de vida e modo de encarar as relações sociais e comerciais. Por isso, analisar como o comportamento desses indivíduos é capaz de afetar os negócios torna-se relevante.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Para Luiza Loyola, account manager da WGSN, o grupo se mostra mais propenso a compartilhar as mesmas experiências, buscando conexões espontâneas e verdadeiras – e espera o mesmo de suas marcas favoritas. “Os varejistas precisam conquistar a fidelidade desse grupo demográfico que tem pouca tolerância à desconfiança e que deseja autenticidade”, afirma.

Diante desse cenário, a especialista que participa do Conarec 2021, discute as diversas nuances do assunto, como as prioridades de consumo dos zoomers no planejamento das empresas em termos de estratégias de experiência do cliente.

Luiza Loyola
Luiza Loyola, account manager da WGSN, debate as prioridades de consumo da geração Z

Tendências da geração Z

Para a geração Z, os valores da empresa são mais importantes do que o nome. Unindo a isso estão algumas tendências inerentes aos ideais que esse público acredita e toma como base para a decisão de compra. Portanto, a account manager da WGSN lista diversas práticas já observadas no exterior e que podem encontrar aderência no Brasil.

Verdadeira obsessão por temas

Ética, sustentabilidade e inclusão são assuntos imperativos para a geração Z, que exige que as marcas reflitam sobre isso e ajam de forma genuína – e não apenas para agradar seu público-alvo.

Da fidelização à conexão

O consumo da geração Z é guiado por três atributos: preço, qualidade e significado do produto. Os jovens são mais propensos a usar itens de diversas marcas para construir a própria identidade. Logo, conquistar a fidelização é um dos principais desafios.

Evolução do e-commerce

Flertando com a estética nostálgica e atentas ao desejo que eles têm por conexão e sustentabilidade, as plataformas estão redefinindo o comércio on-line, principalmente pela alta recente no número de vendas devido ao isolamento social. Em pleno 2021, não é viável não ter os canais digitais da organização estruturados.

Novos programas de fidelidade

Em vez dos antigos cartões de fidelidade, as marcas precisam encontrar um jeito divertido de manter a geração Z fiel aos seus produtos e serviços. Gamificação, sistemas de pontos e descontos progressivos ajudam a reter o interesse do público, uma vez que podem operar como moeda de troca das interações diárias.

Compras on-line em grupo

Navegando nos canais digitais em grupo, a geração Z consegue pedir a opinião dos amigos sobre um determinado produto antes de comprar para compreender a experiência intrínseca ao elemento em questão, o que pode estimular as vendas.

Comunicação transparente

As marcas devem ser verdadeiras quanto aos seus compromissos. O importante é não ficar em cima do muro. Escolha um lado, mas lembre-se de se manter fiel ao seu DNA. Isso também vale para o propósito da companhia, que deve ser tratado como um valor, e não como ferramenta de marketing.

Estética autêntica

As imagens superproduzidas são coisas do passado – a hora é de mostrar a verdadeira identidade da marca. Além disso, a geração Z se interessa por mensagens realistas e um ambiente de compra acolhedor: campanhas regadas à muita edição não são mais tão atrativas.

Revolução sexual 2.0

Com as restrições de convívio social provocadas pela pandemia de Covid-19, a geração Z busca por momentos de socialização e conexão. Atentas a isso, as marcas estão enxergando a inclusão, a diversidade e o sexo sob novas lentes, apostando na promoção da autoaceitação dos corpos e rompendo com os tradicionais estereótipos.

Pontos de atenção para as empresas

Com tantas transformações de conceitos, perfis e comportamentos ocorrendo simultaneamente, os gestores podem se perder na reformulação dos processos de atendimento ao cliente e geração de experiência de compra. Logo, Luiza Loyola elenca alguns pontos de atenção imprescindíveis para as marcas que desejam se manter relevantes:

• Defenda as causas do público de modo autêntico;
• Estimule o engajamento de um jeito divertido;
• Entenda que há várias formas de ser sexy;
• Preze a descontração ao invés da perfeição.

“Embora as companhias devam compartilhar suas histórias publicamente, é preciso analisar de que forma a mensagem será transmitida, porque o cliente irá perder o interesse rapidamente se não houver nada que o vincule com a marca. Ou seja, crie experiências novas e faça com que os consumidores se sintam motivados a cada interação, e não só a cada compra”, pontua a especialista.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

E isso tudo se potencializa, pois, para o jovem da geração Z, não há nada pior do que ser associado a uma ideia sem, ao menos, ser visto como um indivíduo. É importante lembrar que ele não quer ser o público-alvo que todo mundo consegue agradar.

Estratégia, estratégia e estratégia

Para encantar a geração Z, está claro que as indústrias devem mapear o comportamento desses indivíduos e estudar como isso pode se aplicar aos negócios, já que, em breve, essa será a maior classe de consumidores do mundo.

Essa nova realidade requer adaptação, flexibilidade, resiliência e criatividade, uma vez que mesmo se amparando por aparatos tecnológicos, criar conexões humanas e emocionais com o consumidor é o que realmente irá provocar a diferenciação perante a concorrência.

Dessa forma, não é preciso ser uma grande multinacional para ser ouvida pela clientela, basta ser ativo e dizer para o que veio.


+ Notícias

O consumo na geração Z

Relações com clientes na era phygital: o que encanta e o que desencanta?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]