Pesquisar
Close this search box.
/
/
A humanização da tecnologia passa pela diversidade

A humanização da tecnologia passa pela diversidade

Painel do Conarec 2021 discute a importância de um olhar mais humano, construído na diversidade, para atender melhor as expectativas dos clientes

Segundo David Mattin, fundador do New World Same Humans, há quatro tendências que irão ditar comportamentos e hábitos de consumo em 2022: e a tecnologia será cada vez mais requisitada para atender às necessidades humanas. O pesquisador de tecnologia, negócios e finanças abriu o segundo dia de painéis do Conarec, maior congresso de customer experience da América Latina, e, após indicar algumas predisposições de relações de consumo, participou do painel “O que um novo mundo pode esperar dos mesmos humanos de sempre?”.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A fim de ampliar o debate sobre como a tecnologia pode melhor atingir às novas demandas, Mattin se juntou a Ana Karina Bortoni Dias, CEO do Banco Bmg, Hugo Rodrigues, executive chairman da agência WMcCann, Andrea Napolitano, chef executive officer da Gomes da Costa, em um painel mediado por Jacques Meir, diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão.

Interpretando tendências em um cenário complexo

Se há algo que a pandemia deixou ainda mais evidente (além da força da digitalização) é sobre a imprevisibilidade do futuro. Isso não quer dizer, porém, que previsões e projeções não possam ser feitas. E foi a partir desse viés que o diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão iniciou o debate. Como é interpretar o comportamento do consumidor de um mundo que muda tanto, mas que as necessidades continuam as mesmas?

Para Ana Karina, CEO do Banco Bmg, o caminho é manter uma proximidade humana combinada com o avanço da tecnologia. “Temos que considerar que existe uma dicotomia, que tem um conjunto grande de tendências. No Brasil, por exemplo, há os que preferem o autosserviço, mas também os que preferem ser atendidos. E nem todo mundo vai conseguir usar a tecnologia”, explica a executiva.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Já na Gomes da Costa, o desafio é duplo. “Você trabalha em um segmento alimentar não tão popular. Então ao mesmo tempo que há a necessidade de educar o brasileiro a se alimentar melhor, você encara o desafio de incorporar o digital no seu negócio. Como realizam isso?”, questiona Meir.

“Esses são dois pontos que não estão desconectados”, garante Andrea Napolitano, chief executive officer da marca. “Quando falamos da humanização, a gente toca em um ponto importante: a sustentabilidade. E a categoria que trabalhamos está muito conectada com a preservação do planeta e sustentabilidade. Outro lado é a preocupação da saudabilidade e com uma alimentação e vida saudável que passa a ser uma das prioridades de qualquer ser humano e consumidor, independentemente do nível acesso. E o digital passa a ser um elemento fundamental, principalmente após a pandemia, porque o consumo foi acelerado pelo digital”.

Evolução tecnológica acessível para todos

Outro tópico importante discutido durante o painel foi sobre como a avanço da tecnologia é desigual, levando em consideração os abismos sociais do nosso país. Para Mattin, não há respostas fáceis. “Mas gostaria de contribuir com duas ideias”, disse o pesquisador. “A primeira é que a gente vive em um mundo incrível, que mesmo as pessoas em pobreza extrema têm acesso às informações e tem acesso a alguma tecnologia. Isso significa que as expectativas dos consumidores mais pobres podem ser muito semelhantes das pessoas afluentes”.

Apesar disso, garantiu David, não podemos ser ingênuos e assumir que ela siga a mesma velocidade de evolução. “Os consumidores não vão ligar para como os produtos que estão se adaptando às tendencias, porque quando você está lutando para sobreviver, a prioridade é outra. Mas sobre a segunda coisa que eu queria dizer, é que essas tendencias têm de ser adaptadas ao seu contexto local. Elas se baseiam em necessidades humanas que todos temos. E quando você aplica uma tendencia, você precisa primeiro avalia-la e depois pensar o contexto em que você está inserido, para adaptá-la”.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Complementando a discussão, Hugo Rodrigues, executive chairman da agência WMcCann, comentou ainda sobre a responsabilidade das pessoas privilegiadas em pensar nas consequências da digitalização. “É uma oportundaide para o mundo se desenvolver. Mas é também uma oportunidade para as fakes news. E você tem grupos com muito acesso à desinformação. E isso é um trabalho de busca de democratizar esses aprendizados para a grande massa que não tem acesso”.

Para Mattin, um dos aspectos fundamentais para se chegar a um cenário mais democrático é a forma como a tecnologia é usada. “É ver as tecnologias pela lente da necessidade humana. E, infelizmente, o que nós vimos na evolução da internet nos últimos anos, é uma falha em verdadeiramente ver as necessidades humanas. E isso nos levou ao desequilíbrio e trará ameaças ainda maiores. Não ficar obcecado com tecnologia é um dos caminhos e sempre ver a tecnologia pela lente da humanidade. É ver a tecnologia como um meio. Eu tenho esperança de que a descentralização em blockchain poderá trazer mudanças”, disse.

A inclusão passa pela diversidade

Outro ponto relevante em discussão foi como trazer a importância de construir pontes para dentro da cultura dos colaboradores. “Estamos construindo essa discussão com um olhar branco da Faria Lima. Temos que incluir as pessoas de outros contextos nessa discussão. Nós não conhecemos com profundidade as dificuldades desse segmento da população. É preciso estruturar o seu banco de dados e pensar neles através das lentes da diversidade, de gênero, raça e de contextos”, comenta Andrea.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Mattin concorda. “Eu acho que esse link que tem sido feito entre transparência e diversidade, isso está altamente conectado com um mundo mais generoso. Se você procurar por uma organização mais generosa, eu diria que a diversidade está no centro disso”, finaliza.

CEOs
Foto: Grupo Padrão / Conarec 2021

+ Notícias

A inteligência no uso do big data. E a burrice de quem não liga para o tema

Consumidor ligado no modo smart

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]