Pesquisar
Close this search box.
/
/
Diversidade ganha espaço nas empresas brasileiras e traz benefícios para o mundo corporativo

Diversidade ganha espaço nas empresas brasileiras e traz benefícios para o mundo corporativo

Além de promover a criação de um ambiente mais saudável, a diversidade aumenta a lucratividade e reduz a rotatividade de funcionários

Você sabia que a mulher negra recebe menos da metade do salário de um homem branco? E que ela fez parte de menos de 7% das contratações em São Paulo no ano de 2020? A pesquisa, realizada pela Box1824, em conjunto com o Indique uma Preta, coloca em evidência um dos grandes problemas no mundo dos negócios: a falta de diversidade.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

E esse é justamente o tema de uma das rodas de conversa do Conarec 2021, que trouxe à tona a seguinte questão: “por que a diversidade faz bem para os negócios?”. Para discorrer sobre o assunto, contamos com a presença da fundadora da Confraria Mulheres Inspiradoras, Geovana Quadros, da líder de comitê de inclusão e diversidade KPMG no Brasil, Patrícia Molino, do diretor corporativo de crescimento compartilhado da AMBEV, Carlos Pignatari, do presidente do Icom libras, Cid Torquato e da head de cultura, diversidade, equidade e inclusão recursos humanos da General Motors, Adriana Quintas.

Ausência de representatividade é evidente no país

Imagine uma grande empresa que conhece ou trabalha! Agora tente contar quantas pessoas com deficiência trabalham neste local! Repita o mesmo processo e contabilize o número de negros, LGBTQIA+ e mulheres, por exemplo. Provavelmente deve ter percebido que estes grupos são a minoria ou nem fazem parte das grandes corporações, não é mesmo?

Tal situação foi vivenciada de perto por Cid Torquato, que antes de estar à frente da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (PCD) de São Paulo, percebeu que, dos 70 funcionários do órgão, somente 5 eram realmente pessoas com algum tipo de deficiência. A situação, entretanto, foi alterada após a adoção de ações inclusivas e, ao final da gestão do palestrante, houve um aumento de quase 40% do número de PCD.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

“Embora existam muitas leis com relação a esses grupos, muito pouco é colocado em prática. Precisamos ver essas pessoas como cidadãos. A deficiência deve ser incluída no discurso da diversidade humana”, explica o presidente do Icom libras.

De acordo com um estudo realizado em 2018 pelo RAIS e divulgado pelo Ministério da Economia, entre os 46,6 milhões de empregos formais no Brasil, menos de 420 mil eram ocupados por pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa um aumento de 3,79% se comparado aos dados acumulados desde 2015.

A diversidade na prática e a introdução de ações afirmativas no ambiente de trabalho

Essencial para promoção de um ambiente de trabalho saudável e para o incentivo das trocas de experiência entre diferentes perfis profissionais, a diversidade nas empresas faz parte da Agenda ESG e pode ser considerada como uma importante estratégia de negócio.

Segundo um estudo realizado pela McKinsey & Company, as empresas com diversidade étnica e de gênero possuem, respectivamente, 33% e 21% de chance de serem mais lucrativas, já que contratam profissionais que geram identificação durante o atendimento ao cliente.

Além disso, as ações inclusivas geram um sentimento de pertencimento nos funcionários, o que contribui para a melhora do clima organizacional, gera mais flexibilidade entre as equipes e diminui a rotatividade de funcionários. Com mais espaço e liberdade de fala, os colaboradores passam a vestir a camisa da empresa e, consequentemente, melhoram suas produções e impactam, de forma positiva, no crescimento da organização e na melhora da experiência do cliente.

Muitas grandes corporações vêm adotando ações inclusivas para ampliar a diversidade empresarial, como é o caso da cervejaria AMBEV, que encabeçou uma série de projetos voltados para o incentivo à pluralidade de pessoas na composição da equipe.

Através de parcerias com a ONU e com várias empresas voltadas para os direitos LGBTs, a cervejaria passou a criar vários grupos internos para incentivar a autenticidade no ambiente e evitar que os colaboradores sofram qualquer tipo de preconceito.

“A AMBEV só vai crescer se o Brasil também crescer. Então quais são os tipos de ações para que isso ocorra de forma diversa? Por meio deste raciocínio, passamos a elaborar estratégias que ampliam o ecossistema de pessoas negras, não só internamente, mas com relação aos fornecedores, por exemplo”, afirma o diretor corporativo de crescimento compartilhado da AMBEV, Carlos Pignatari.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Na mesma linha de raciocínio está a KPMG, que deu vida ao projeto “Impulse”, um programa de capacitação para jovens negros que desejam estudar inglês e informática. Além disso, a organização desenvolve outras ações afirmativas voltadas para a inclusão dos grupos de LGBTQIA+, mulheres negras e de pessoas deficientes no ambiente organizacional.

“Pensando no processo de diversidade, acho que é bem importante falarmos na questão da equidade e de como é possível incluir as pessoas a partir das suas histórias. É nessa direção que podemos trabalhar o conceito de ação afirmativa, que é uma das maneiras que temos para transformarmos o espaço das diferenças com relação à oportunidade e reconhecimento entre os diversos grupos e indivíduos”, explica Patrícia Molino, líder do comitê de inclusão e diversidade KPMG no Brasil.

Geovana Quadros, fundadora da Confraria Mulheres Inspiradoras, também expõe as visões e projetos desde grupo com relação ao tema diversidade. “Muitas empresas globais fazem propagandas voltadas para este assunto, mas a questão é: ‘de que maneira conseguimos incluir as ações dentro de uma estrutura já montada?’
Falando em equidade, no Mulheres Inspiradoras fizemos um projeto para incentivar as garotas de 18 a 25 anos a conquistarem seus espaços na alta liderança de uma empresa”, aponta a palestrante.

Ainda com relação aos projetos voltados para a ocupação de cargos de liderança por mulheres, a General Motors elabora ações destinadas a este fim e, desde 2021, garante que os processos seletivos para contratação sejam compostos por 50% de mulheres. Os resultados têm sido positivos, já que somente no primeiro semestre de 2021 foram observados que de todas as contratações, 53% foram do sexo feminino.

“Estamos em pró de uma sociedade justa, inclusiva e sustentável. Para isso, a GM deseja se tornar a empresa mais inclusiva do mundo e abrir portas para diversas áreas de atuação, desde a operação até a liderança”, finaliza a head de cultura, diversidade, equidade e inclusão de recursos humanos da General Motors, Adriana Quintas.


+ Notícias

Crise hídrica precisa integrar a pauta ESG, destaca diretor da EDP

O futuro do consumo: confira as principais tendências para a próxima década

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]