Pesquisar
Close this search box.
/
/
Contact center na nuvem: os reflexos para a omnicanalidade, NPS e experiência do cliente

Contact center na nuvem: os reflexos para a omnicanalidade, NPS e experiência do cliente

No painel do Conarec 2021, executivo da Interatell reflete a respeito das mudanças no modo de trabalho, atendimento e serviços do contact center a partir da migração dos sistemas em nuvem

Em diversos setores, os reflexos deixados pela pandemia são considerados verdadeiros divisores de águas. Não poderia ser diferente com o contact center, que precisou de adaptação frente aos milhares de colaboradores presenciais que mantinham as operações. E uma das maiores disrupções para esse setor foi a migração de seus sistemas para a nuvem.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Quem afirma é Almir Caze, diretor geral da Interatell, no painel “Contact center na nuvem: os reflexos para a omnicanalidade, NPS e experiência do cliente”, do Conarec 2021.

“O contact center na nuvem veio para facilitar a usabilidade de todas as ferramentas que estão disponíveis no mercado. Os fabricantes, ao longo desse último ano, resolveram abrir muitas coisas que eram fechadas para a conectividade, então hoje você tem produtos se integrando com Whatsapp, Facebook, produtos novos se integrando com todos os CRMs de mercado…Então hoje você pode misturar a salada da forma que desejar”, destaca o executivo.

Para Almir Caze, o contact center hoje também pode funcionar de uma forma híbrida, porque há a possibilidade de ter uma operação rodando dentro de um data center – a famosa nuvem – mas não há necessidade de um agente dentro da empresa, em uma baia, trabalhando.

“Ele pode estar com um smartphone trabalhando remotamente e fazendo o uso das ferramentas sem nenhum problema, porque com a modernização a gente tem essa possibilidade.

E para o mundo de contact center, isso foi um grande ganho, porque antes eram necessárias máquinas para todos os usuários, com algumas especificações técnicas pela parte de segurança, tinha que ter controlado a parte de gravação, a parte de informações trocadas com os clientes, além de um nível de segurança bastante alto para que isso rodasse e atendesse as premissas de mercado.

Com a vinda do contact center na nuvem, tudo isso pode acontecer, mas de uma forma muito mais simples. Qualquer smartphone você consegue hoje ter todos os recursos que você tinha antes no seu desktop local dentro da empresa. Você consegue dar o mesmo nível de atendimento”, garante o diretor geral.

Desafios e investimentos para a migração na nuvem

Dos PAs (postos de atendimento) para o atendimento digital, inevitavelmente, foram necessários investimentos.
Para o diretor geral da Interatell, de fato, foi preciso investir em hardwares alocados em data centers, licenças e aplicações, além de treinamento de pessoal para conseguir dar conta de uma demanda bem crescente nestes últimos dois anos.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

“Quando a gente fez a virada para o data center em nuvem, ficou muito mais prático ter o conhecimento do que quando era no físico. E as ferramentas, hoje, elas nos proporcionam sair na frente do problema. Tudo aquilo que está acontecendo eu consigo enxergar em tempo real. Quando tem uma falha em um data center, o meu time de serviço recebe alertas que o próprio sistema emite. É claro que a gente ainda tem algumas demandas que são resolvidas pela velha ligação telefônica, mas 95% dos nossos atendimentos são feitos via remoto”, declara.

Personalização para um bom atendimento

Para garantir um atendimento de excelência, o diretor destaca que a empresa designa um gestor técnico para cada cliente. Isso porque, dependendo do nível de customização do cliente, é preciso que haja um conhecimento prévio de suas especificidades, o que vai gerar um atendimento mais rápido e certeiro.

“A gente tem os serviços personalizados, gestores técnicos de pós-implantação, que vão cuidar especificamente daquele cliente, porque ela conhece tudo o que foi feito lá, já que cada cliente tem a suas necessidades diferenciadas, cada um tem à sua maneira, a sua customização. Essa é uma maneira que encontramos, além do comercial, de manter uma pessoa técnica responsável por aquele cliente”, reflete.

Essa premissa reflete na experiência do cliente, já que, para uns, o atendimento ao seu cliente final precisa ser feito em determinada fração de segundo, enquanto que, para outro são as métricas. Para um terceiro, é não deixar nenhuma chamada abandonada, por exemplo.

“A gente tem uma área aqui que a gente faz o projeto, a implantação e o acompanhamento daquilo que foi instalado, se está dentro da expectativa do cliente. Para nós é essencial sentir que o cliente tem todas as suas necessidades atendidas. E é preciso sempre procurar inovar, porque o mercado muda muito, principalmente na área de tecnologia”, considera o diretor.

Perspectivas de mercado

Segundo o executivo, no mercado de contact center, não são mais necessários hardwares específicos, pois tudo vem sendo transformado em software, o que possibilita, por exemplo, que um call center pequeno tenha os mesmos recursos que antes eram possíveis apenas para grandes call centers.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

“Hoje eu vejo empresas menores conseguindo contratar serviços que eram o recurso de grandes empresas. Mesmo que uma empresa tenha 10 usuários, ela pode ter recursos de grandes contact centers sem ter que fazer um alto investimento, por conta do SaaS, que é o modelo de compra por serviço.

Você vai conseguir gravar, ter todos os status, agente, interromper ligação, fazer todo o processo de um a mil, não importa. Com ele na nuvem, você consegue compartilhar e usufruir mais do contact center.

Dessa forma, o que desenvolvemos está voltado para nuvem e é para que seja consumido por licença, e isso permite que o valor caia muito, tornando-se acessível a várias empresas”, enumera Almir Caze.

CEOs
Foto: Grupo Padrão / Conarec 2021

+ Notícias

A humanização da tecnologia passa pela diversidade

Employee experience e customer experience andam juntos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]