Experiência

Experiência phygital na prática: Americanas inaugura loja tecnológica

Que a pandemia propôs uma série de alternativas tecnológicas para evitar o contato humano, as empresas já sabem: as ações foram todas em prol do contato digital, o que fez crescer a inovação e as alternativas centradas na autonomia do consumidor, um importante avanço para o mundo corporativo, em especial para o varejo. E foi parar surfar essa onda dos novos comportamentos do consumidor que a Americanas S.A. lançou a unidade Ame Go, uma loja que respira e transfere tecnologia para o cliente.

Inaugurada na última terça-feira (23), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Riogaleão, a loja traz o máximo da tecnologia de ponta para revolucionar a experiência do cliente, uma bela mistura entre o digital explorado durante a pandemia e o físico desse novo momento — ou seja, o melhor da experiência phygital.

O nome faz alusão à Ame Digital, fintech que atua como unidade de pagamento da Americanas. Neste caso, a Ame Go se configura como a primeira loja autônoma de ambas as redes, sobretudo porque se baseia no conceito de “pegou, levou”, sem vendedores, fila ou check out.

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Americanas frente a frente com a inovação: uma loja 100% tecnológica

Conforme o anúncio da Americanas, a loja funciona por meio de inteligência artificial, câmeras, sensores e computer vision para que as compras possam ser efetuadas da melhor maneira. Para consumir, é necessário que o cliente baixe o aplicativo Ame Digital, que libera o acesso à loja por meio de QR Codes.

É função das câmeras reconhecer o cliente — posto que o aplicativo trabalha com reconhecimento do momento do corpo, como os braços, por exemplo —, e há sensores e balanças que reconhecem e identificam os produtos escolhidos e retirados da prateleira. Vale destacar que o faturamento é realizado pelo aplicativo e a loja conta com Wi-fi para efetuar a compra.

Ao todo, o espaço tem 35m² e uma grande variação de produtos. Vai desde alimentos e bebidas até vestuários, eletrônicos, itens de higiene, opções para presentes, entre muitos outros. E o mais interessante é que o espaço foi pensado para agilidade, o que indica que a Americanas levou a centralidade do cliente à sério: o layout do ambiente permite que o cliente realize uma compra em segundos, a mesma facilidade do digital, com a vantagem do olhar atento e palpável do físico.

A estratégia da Ame GO também vem ao encontro da era omnicanal, posto que a Americanas tem ampliado seus canais de venda e atendimento. Seja no físico ou no digital, a empresa tem expandido seus negócios para, de fato, atender o cliente onde ele deseja ser atendido.

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Luiza Vilela

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