Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como o setor de turismo trabalha o valor do respeito ao cliente

Como o setor de turismo trabalha o valor do respeito ao cliente

Aprimorar a experiência antes, durante e depois da viagem é o desafio, mas a transformação e a mudança de cultura empresarial são os caminhos utilizados para isso

Mais do que oferecer uma boa experiência ao cliente, conquistar o respeito deles vem sendo o foco de muitas empresas. O Prêmio Respeito, do Grupo Padrão, busca enxergar quais empresas têm promovido ações que, na visão dos consumidores, mostrem respeito ao cliente, levando em consideração sua experiência e a maneira de ofertar os serviços.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

No caso do setor do turismo, o respeito ao consumidor precisa ser pensado desde o momento da compra das passagens até o desembarque do passageiro em seu destino. A empresa Azul Linhas Aéreas e LATAM Airlines  enxergam o investimento em transformação digital e customer experience como prioridade para respeitar seus clientes e, também, conquistarem respeito por parte deles.

O Customer Experience no setor de turismo

O processo de viajar pode ser estressante para muitos – mesmo quando o destino final são as tão esperadas férias. É preciso enfrentar o trânsito, chegar com antecedência, pegar filas… e, caso haja um problema no meio do caminho, o bom humor pode acabar indo embora. Por isso, tanto para Rafael Walker, diretor de Customer Care do Grupo LATAM Airlines, quanto para Jason Ward, VP de Clientes e Pessoas da Azul, simplificar processos e atender com empatia e respeito são alguns dos principais passos quando o assunto é oferecer uma experiência mais positiva para os clientes.

Segundo Rafael Walker, o propósito que norteia a tomada de decisões da LATAM é o “cuidar”. “Para isso, nós separamos esse propósito em quatro conceitos que temos como guia: ser justo, empático, transparente e simples. Isso é cuidar, na nossa visão”. Para ele, quando uma empresa busca cuidar de seus passageiros, também leva em consideração não apenas o atendimento, mas também a segurança e até a sustentabilidade. “Isso tem tudo a ver com respeito, pois permeia toda a vida desse cliente”, diz.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

No caso da Azul, Jason Ward explica que o CX é construído desde o início do contato do cliente com a marca e têm seu ápice durante o voo. “Temos áreas dedicadas especialmente em inovar processos e reimaginar a experiência do nosso Cliente. A magia da experiência com a Azul é transmitida por meio do atendimento diferenciado de nossos Tripulantes, da TV Ao Vivo, do Wi-Fi de alta velocidade e da distribuição gratuita de snacks, entre outros pontos. Tudo isso constrói um bom CX para nossos passageiros”, comenta.

Além disso, a empresa também implementou a prática “OPA: Observe, Perceba e Atenda” como maneira de intensificar e aprimorar cada vez mais o atendimento ao cliente. Segundo Jason, a medida revolucionou a relação entre cliente e marca. “A partir dessa ideia, a relação entre passageiro e tripulante se tornou ainda melhor, pois eles observam as necessidades e desejos do cliente e prestam atenção para realizar um atendimento pessoal, com empatia e objetividade”, explica.

Respeito ao cliente como destino

Respeitar o cliente e conquistar seu respeito. É isso que se consegue ao colocar o foco de suas ações diretamente no consumidor. No caso do setor de turismo, isso envolve diferentes processos. Como foi visto, a maneira como o passageiro é tratado desde o momento da compra até a chegada ao seu destino final fazem toda a diferença na visão dos porta-vozes.

Segundo o VP de Clientes e Pessoas da Azul, a construção de respeito entre empresa e cliente precisa passar principalmente pela empatia. De acordo com Jason, tratar o cliente com respeito é entender suas necessidades e atendê-las da melhor maneira possível em qualquer ponto da viagem.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Para Rafael Walker, pensar no cuidado com o passageiro é primordial durante toda a jornada do cliente, mas, principalmente, quando algo não sai como planejado. “É nesse momento que se coloca à prova a empatia, a simplicidade e a transparência”, afirma.

Outro ponto de atenção do mercado atual é a multicanalidade e, segundo o diretor de Customer Care da LATAM, o setor de turismo pede ainda mais dinamicidade por parte da empresa. Isso porque, em sua visão, viajar exige muitos pontos de contato entre passageiro e companhia aérea e, por isso, é preciso simplificar ao máximo esses processos.

“Para dar um exemplo prático, a partir de nossas pesquisas entendemos que o cliente prefere um aplicativo que já utiliza para entrar em contato, como é o caso do WhatsApp. Assim, criamos atendimento automatizado para a ferramenta, mas também trabalhamos com atendimento humano, para tornar tudo mais ágil. Sempre haverá situações em que falar com uma pessoa, em vez de um robô, será a melhor solução”, ilustra Rafael Walker.

Transformação digital como caminho

A maneira encontrada para aprimorar cada vez mais a experiência do cliente foi investir em transformação digital. Segundo os porta-vozes, a inovação já é imprescindível no setor de turismo, mas nos últimos anos ganhou ainda mais valor.

“No caso da LATAM, a melhoria da nossa relação com cliente vem sendo feita a parte de uma transformação cultural dentro da empresa, mas isso é alavancado pela transformação digital. Repensamos toda a jornada do cliente levando em consideração o cuidado com ele e utilizamos a tecnologia para tornar isso simples e ágil”, explica Rafael Walker. Segundo ele, os resultados já podem ser notados: processo de compra 40% mais rápido pela plataforma simples e intuitiva, 60% menos chance de o cliente ter que entrar em contato com a companhia e eliminação do processo de check in, tornando o embarque mais ágil.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Jason Ward explica que a transformação digital também é um dos grandes investimentos do momento na Azul. Entre os motivos, o profissional afirma que a pandemia impulsionou mudanças necessárias. “Durante toda a pandemia, com as pessoas buscando menos contato e tendo mais atenção sobre aspectos como os protocolos de limpeza, temos investido em transformação digital. Assim, criamos bancadas de autoatendimento para despacho de bagagem, novas ferramentas no aplicativo, entre outras medidas”.

CX e pandemia: as soluções encontradas

Um dos maiores desafios do setor de turismo nos últimos tempos foi a pandemia. Com fronteiras fechadas e destinos com restrições, o número de voos e de viajantes diminuiu em todo o país – e também pelo globo. Investir cada vez mais no CX foi uma das soluções encontradas para trazer clientes de volta conforme a situação pandêmica permitia.

Fazer isso, entretanto, exigiu mudanças por parte das empresas. De acordo com Jason, da Azul, e Rafael, da LATAM, a pandemia mostrou uma necessidade de reestruturação em vários pontos da empresa e, principalmente, no momento em que o passageiro chega ao aeroporto e entra no avião.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Um dos principais passos estava no cumprimento das medidas sanitárias e de segurança, que mudaram a forma de atender. Para Jason, além da implementação dos cuidados exigidos, era preciso também “transmitir os sentimentos de cuidado e empatia em um contexto de distanciamento social e uso de máscara. Isso foi feito a partir das medidas de segurança, com um embarque mais organizado e com uma higiene mais rigorosa de nossas aeronaves”.

Rafael viu a pandemia como momento de repensar o CX dentro da LATAM, levando em consideração tanto os protocolos de higiene quanto a promoção de uma experiência mais segura como um todo. “Foi um trabalho gigantesco para nós, mas isso também é uma maneira de respeitar o cliente, o passageiro e nossa comunidade da LATAM”, diz.

Na visão do diretor de Customer Care, oferecer a melhor experiência possível ao consumidor, seja nos momentos de restrição ou no pós-pandemia, exige cuidados em diferentes pontos da jornada, mas é algo fundamental não apenas para o cliente, mas também para a própria empresa. “Ser respeitado pelo cliente e ter sua confiança também é fundamental e você só conquista isso fazendo bem de maneira consistente. Quando atingimos esse nível, o consumidor passa a nos defender. É isso que queremos”, salienta Rafael Walker.


+ Notícias

Como o setor de moda trabalha o valor do respeito ao cliente?

E-commerce e experiência: como garantir respeito ao cliente no universo online?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]